GPC: o que é e como ele pode ajudar na sua loja?

GPC (Classificação Global de Produtos) é um sistema que fornece uma linguagem comum de classificação de produtos para todos os parceiros comerciais, permitindo agrupar produtos da mesma maneira. A comunicação fica mais precisa e eficiente entre todos da cadeia de suprimentos.

É o GPC que garante a classificação correta e uniforme de produtos em todo o mundo. E como produto, entenda-se produtos físicos, mas também serviços, pois o GPC está se expandindo nos negócios.

O objetivo principal é estabelecer um formato flexível de classificação de produtos, com base em um conjunto de regras, que transcendem barreiras multiculturais e diferentes práticas de negócios.

O GPC fornece uma hierarquia de quatro camadas, ou níveis, para a classificação de um item comercial: segmento, família, classe e subclasse. Ele atende as necessidades B2B no que se refere a busca, visualização, publicação ou sincronização de dados, através desses grupos de produtos.

Entenda o que significa cada nível de classificação do GPC:

1-     Segmento

É o nível mais alto da classificação. O segmento é definido como um setor específico, como por exemplo o segmento de alimentos, bebidas e tabaco; higiene e limpeza; calçados etc. No caso do arroz, por exemplo, estará no segmento Alimentos, Bebidas e Tabaco.

2-     Família

O nível seguinte é a família, que é uma divisão do segmento. Novamente, o arroz seguiria no segmento de Alimentos, Bebidas e Tabaco, na família Cereais e Grãos. Portanto, a família representa áreas mais específicas, ainda que sejam amplas.

3-     Classe

No nível de classe encontramos uma divisão das famílias, com grupos mais específicos nas variações do mercado. Seguindo o exemplo do arroz, ficaria na classe de Grãos / Farinha de trigo. Porém, dentro da mesma família ainda tem as classes de Cereais Processados; Pacotes de variedades etc.

4-     Subclasse ou Brick

A subclasse é ainda mais específica e detalha uma categoria de produtos similares. No exemplo do arroz, sua sub classe é Grãos e Cereais Não Prontos para Consumo, ou Não Perecíveis.

Benefícios do GPC:

  •       Melhora a precisão da informação sobre o produto;
  •       Ajuda na automatização;
  •       Contribui para que a decisão sobre o negócio e seus processos seja mais rápida e assertiva;
  •       Melhora a integridade dos dados;
  •       Colabora com a rastreabilidade e ajuda em processos de recalls quando necessário.

Como o GPC pode ajudar a sua loja?

Como vimos, o GPC oferece um conjunto universal de padrões para tudo, desde um carro até um pacote de arroz, de equipamentos para a casa a calçados, de eletrodomésticos a brinquedos. Mas, enfim, como ele pode ajudar sua loja?

1-     Facilitando a logística

Com a classificação global de produtos sua logística e distribuição de mercadorias se beneficia, acelerando os processos.  Com o GPC a capacidade de resposta à cadeia é otimizada e mais precisa. Então, a gestão de estoque melhora, os erros diminuem, melhora a organização dos produtos e do transporte.

2-     Eliminando tarefas desnecessárias

Como o GPC otimiza e agiliza os processos, algumas tarefas desnecessárias e custosas dentro da empresa são eliminadas.    

3-     Reduzindo gastos

Com uma gestão mais eficiente e padronizada, os gastos diminuem. Gerir um sistema de fluxo de mercadores sem o GPC fica muito mais trabalhoso, resultando em mais erros e mais custos.

 Em resumo, a implementação do GPC beneficia diferentes segmentos da cadeia de suprimentos, pois facilita os processos de gestão e logística, melhorando o desempenho das empresas como um todo!

Saiba mais sobre o GPC e como encontrar o ideal para o seu produto aqui.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.