Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Fazer a gestão de um negócio se mostra uma atividade desafiadora, ainda mais no atual cenário econômico. Porém, isso não é motivo para desanimar. Os empreendedores que conseguem superar esses obstáculos garantem um grande salto competitivo no mercado. E, para alcançar esse objetivo, existem algumas estratégias que se mostram muito úteis.

\r\n

A gestão estratégica é um meio de mudança, que permite o desenvolvimento de uma empresa. Ela se torna possível por meio da utilização de ferramentas estratégicas. Para descobrir quais as melhores para um negócio, é preciso avaliar suas necessidades e metas. O sucesso também depende do alinhamento estratégico entre as ações dos gestores e dos colaboradores.

\r\n

Neste artigo, reunimos 7 ferramentas estratégicas para te ajudar na gestão de empresas. Confira!

\r\n

1. Análise 360º da oportunidade de negócio

\r\n

As pessoas podem ser bem criativas e ter várias ideias, que nem sempre se tornariam negócios lucrativos. Elaborada por Marcelo Kakagawa, professor no Insper, a análise 360º da oportunidade de negócio é uma ferramenta estratégica que permite ao empreendedor a avaliação de suas ideias utilizando parâmetros do mercado.

\r\n

Essa ferramenta, além de ajudar a verificar se a ideia é viável ou não, proporciona maior reflexão sobre outros pontos importantes, como o tamanho do mercado, os benefícios oferecidos ao cliente e a clareza na percepção deles. É indicada para gestores que querem avaliar, dentre várias ideias, qual delas pode apresentar maior potencial de rentabilidade e lucratividade. Sua função é guiar na análise dos aspectos internos e externos de uma empresa.

\r\n

2. Business Model Canvas

\r\n

O Business Model Canvas, em português Quadro de Modelo de Negócios, é uma ferramenta de gestão de empresas que tem a função de proporcionar o planejamento e a visualização das principais funções de um negócio, bem como suas relações.

\r\n

O Quadro é composto por quatro etapas básicas: o que (proposta de valor), para quem (segmentos de clientes, canais e relacionamento com o cliente), quanto (estrutura de custos e fluxos de receitas) e como (atividades principais, recursos chave e rede de parceiros).

\r\n

A análise do modelo de negócios permite a elaboração de um plano de negócios com maior potencial de sucesso. Sua aplicação pode ser por meio de um quadro impresso e exposto para que várias pessoas pertencentes à organização possam discutir e opinar. Essa ferramenta permite uma visão holística do negócio, ajudando os empreendedores no que diz respeito à inovação.

\r\n

3. Mapas mentais para empreendedores

\r\n

O mapa mental é a definição de uma questão central e, a partir dela, o estabelecimento de questões secundárias, terciárias, etc. Em geral, são utilizados recursos como palavras, quadros, linhas ou figuras. Na área do empreendimento, pode ser utilizado em vários contextos para mapear, organizar e interligar pensamentos.

\r\n

Essa ferramenta se mostra útil por possibilitar a organização, apresentação e discussão de ideias relacionadas a assuntos da empresa. Ela pode ser aplicada em situações como planejamento do negócio, de marketing, rotina diária e identificação de oportunidades.

\r\n

4. Definição de metas para pequenas e médias empresas

\r\n

Fundamental para o planejamento do ano, a definição de metas para pequenas e médias empresas é uma das principais ferramentas de gestão de empresas. Para crescer no mercado, é importante ter objetivos bem definidos e assumir compromisso em cumpri-los.

\r\n

Estabelecer metas requer firmeza por parte do empreendedor em relação aos colaboradores, fornecedores e parceiros em geral. Essa ferramenta é indicada para empresas de pequeno porte, e é preciso ter consciência de que devem ser adotados modelos de gestão estratégicas mais complexos conforme o negócio vai crescendo.

\r\n

5. Softwares para automação de processos internos

\r\n

A tecnologia é, cada vez mais, uma grande aliada do mundo dos negócios. Atualmente, os softwares para gestão de processos internos estão presentes em diversas empresas, independentemente de seu porte. Obter softwares para automação de processos internos é uma boa ferramenta de gestão de empresas, pois permite que se desfrute de diversos benefícios.

\r\n

Os principais deles são a garantia de melhorias na produtividade, a redução de gargalos nos produtos, a redução de custos do negócio, o monitoramento efetivo da organização e a integração da comunicação interna. Em um mercado cada vez mais competitivo, os gestores que investem na automação dos processos internos consegue garantir um bom diferencial.

\r\n

6. Análise SWOT

\r\n

A análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT, é uma ferramenta essencial para o diagnóstico de um negócio. Ela proporciona um conhecimento mais profundo sobre a empresa, analisando e alinhando o contexto interno com o externo. No ambiente interno, ela avalia as forças e fraquezas que a organização possui. Já sobre os fatores externos, são analisadas as oportunidades e ameaças.

\r\n

Essa ferramenta é muito ampla e permite que você trace um plano de ação que reduza os possíveis riscos e aumente o potencial de sucesso da sua empresa. A análise SWOT proporciona uma visão clara e precisa sobre um negócio e o mercado de atuação.

\r\n

7. Cinco forças de Porter

\r\n

A ferramenta Cinco Forças de Porter possibilita uma visão abrangente da concorrência e o melhor aproveitamento do mercado. As forças analisadas são: rivalidade entre concorrentes, barreiras à entrada de concorrentes, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores e ameaça de produtos substitutos.

\r\n

Indicada para todos os tipos de empresa, essa ferramenta de gestão de empresas permite a análise do cenário competitivo onde a organização se encontra e também a determinação da melhor colocação do negócio perante a concorrência.

\r\n

A gestão de empresas deve estar em constante aperfeiçoamento, e isso se torna possível com a utilização das técnicas, métodos e ferramentas de forma estratégica. Algumas ferramentas de estratégia podem auxiliar no momento da avaliação da situação atual de seu negócio, proporcionando uma visão mais aprofundada. A partir disso, você pode traçar os planos de ação mais adequados para causar melhorias em sua gestão e desenvolvimento de sua empresa.

\r\n

Agora que você conhece as ferramentas de estratégia que podem te ajudar na gestão de empresas, aproveite para conhecer também as 9 técnicas de negociação infalíveis para utilizar em sua empresa!

\r\n

 banner1_negociacao
Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert