A operação de transporte de produtos é um ponto de bastante atenção em uma fábrica, independentemente de qual for seu tamanho. O volume de itens pode chegar a números impressionantes, o que dificulta o controle e a gestão logística. Nesse sentido, o DUN-14 é o código de barras que agiliza e simplifica boa parte do processo.

Vamos falar, neste artigo, sobre esse tipo de código, suas características e como ele pode ser usado nas empresas. Além disso, mostraremos as principais vantagens que ele proporciona. Confira!

O que é o DUN-14?

O DUN-14, também conhecido como ITF-14, é um tipo de código de barras criado exclusivamente para ser impresso em caixas de papelão. O principal intuito dele é identificar os produtos em grupos. Assim, cada caixa carrega em seu código as informações dos itens que estão em seu interior, sem que haja a necessidade de abri-las.

A numeração do código é formada pela seguinte sequência:

  • identificação da unidade logística;

  • código de barras EAN 13 dos produtos sem o dígito verificador;

  • dígito verificador do código DUN-14.

Qual é a diferença entre o DUN-14 e o EAN-13?

Para quem já conhece o EAN-13, a primeira pergunta que surge é: qual é a diferença entre os dois códigos? Bom, a primeira resposta é que um tem 13 dígitos, enquanto o outro tem 14. O segundo ponto é que o objetivo do EAN-13 é identificar itens individuais. Assim, cada unidade é independente para ser armazenada, vendida ou para qualquer outro fim.

Por outro lado, o DUN-14 foi criado para identificar pacotes de itens. Imagine se, ao longo do dia, os funcionários de um armazém precisassem abrir todas as caixas para verificar o que há nelas, quantidades e outras informações, só para lançar no sistema de controle? Seria inviável. Essa é a grande diferença entre eles, o DUN-14 é um código logístico.

Como ele pode ser utilizado?

Esse tipo de código pode ser utilizado em caixas de papelão e em outros materiais que não tem a capacidade de garantir muita nitidez na impressão direta. Entre as principais atividades nas quais ele mais aparece, vamos destacar algumas que são muito relevantes. Confira abaixo.

Estoque

Quando falamos de gestão de estoque em pequenas empresas, a contagem é feita em unidades. Contudo, quando estamos nos referindo a distribuidoras, depósitos e armazéns, as quantidades são bem mais volumosas. Além disso, a rotatividade costuma ser bem maior. Com isso, a complexidade de gestão exige que elementos facilitadores sejam utilizados. Por meio do DUN-14, a identificação se torna mais fácil, rápida e eficaz.

Logística

A gestão logística dos pacotes é mais um desafio. Afinal, é preciso manter a rastreabilidade desde o início da produção até a venda para o usuário final. Se um item se perde no meio desse caminho, muitos problemas podem acabar surgindo.

Dessa forma, utilizando o ITF-14, fica mais fácil acompanhar todos o trajeto realizado pelos itens de forma mais ampla e segura. A gestão de um lote inteiro pode ser feita em conjunto até que a caixa seja aberta e desmembrada, geralmente já no último estabelecimento comercial do processo.

Processos

Por falar em processos, o código DUN-14 ajuda principalmente na automação deles. Por ser um sequência numérica com representação gráfica, ele pode ser interpretado facilmente por leitoras de infravermelho. Assim, dispensa a etapa de digitação na hora de entrar ou sair com os pacotes no sistema, reduzindo também a taxa de erros.

Quais as vantagens que ele proporciona?

O uso do ITF-14 proporciona uma série de vantagens para as empresas, principalmente para as transportadoras e gerenciadoras de galpões e armazéns de estocagem. Vamos conhecer as principais delas, a seguir.

Melhor organização dos produtos

A identificação correta das caixas permite que elas sejam mais bem organizadas, tanto no momento do transporte quanto durante o período de armazenamento. A impressão direta no papelão indica a originalidade da informação, sem que haja dúvida a respeito da sobreposição de dados ou até mesmo alterações indevidas.

Além disso, fica muito mais fácil encontrar os pacotes em meio a tantos outros, com o uso de um sistema de gerenciamento de estoque. Se a empresa utilizar um sistema automatizado, o código é indispensável.

Atendimento às necessidades do mercado

O mercado está cada vez mais exigente em relação aos padrões logísticos, a começar pelas normas de exportação que exigem uma série de detalhes para garantir a integridade dos produtos. Até mesmo dentro do território nacional existem diversas regulamentações conforme o setor ao qual pertencem os itens.

Por outro lado, também existe a pressão dos consumidores com relação, principalmente, aos prazos de entrega. Para garantir tanta agilidade sem perder o controle de tudo, o uso dos códigos de barras é fundamental.

Aumento nas vendas dos produtos

O código DUN-14 ajuda a conferir mais qualidade e autoridade aos produtos. Sua utilização demonstra um certo nível de preocupação da indústria com a organização e o cumprimento de padrões internacionais. Isso contribui para a melhoria da imagem da empresa no mercado e, consequentemente, aumenta o volume de vendas.

Ademais, mediante a padronização dos códigos e processos logísticos, ocorre uma diferença considerável nos resultados operacionais. Isso aumenta a capacidade de vazão da produção.

Agilidade nos processos

O código ITF-14 é um item fundamental para a automação dos processos logísticos. Afinal, é por meio dele que cada pacote será identificado dentro dos softwares que controlam toda essa ação. Com isso, à medida que as caixas chegam ao armazém, elas já podem ser direcionadas para seus locais de destino no depósito. Bem como no momento da saída, são facilmente localizadas e despachadas.

Como vimos o código de barras DUN-14 é capaz de garantir diversos benefícios para as organizações. Assim como o EAN-13 é essencial para o varejo, ele é primordial para os setores da indústria e logística. Portanto, se você se enquadra em um desses casos, esse código pode fazer muita diferença em seu dia a dia. Para implementá-lo da maneira correta, não se esqueça de contar com uma empresa de qualidade, especialista no assunto.

Gostou deste artigo? Então, que tal receber conteúdos esclarecedores como este em seu e-mail? Não perca tempo, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do nosso blog!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert