Como a evolução das tecnologias pode potencializar o processo logístico nos próximos anos?

A tecnologia veio para trazer facilidade e otimização em nosso dia a dia. Ao longo dos anos, ela veio se incorporando em diferentes setores, até que chegará o momento em que todas as empresas serão empresas de tecnologia. Inclusive o setor logístico, que conta com diversos desafios nesse sentido, vai fazer parte desse novo cenário.

Muito impulsionado como o aquecimento do consumo e das vendas on-line, os processos logísticos precisam se adequar para atender às principais exigências atuais do mercado, alinhando a entrega no menor tempo possível de forma qualificada e que seja lucrativa para o operador. A Amazon, por exemplo, já realiza testes para que uma compra on-line seja entregue em até 30 minutos. É um grande desafio para o setor!

Em nosso país, de extensão e consumo continental, muita informação e tecnologias são essenciais para diminuir a complexidade logística. O investimento em inovações, rastreabilidade de produtos e em toda gestão é fundamental para potencializar toda a cadeia.

No Brasil, o que agrava ainda mais os desafios do setor são os sérios problemas de infraestrutura, nas rodovias, nas ferrovias, nos portos e nos aeroportos. Esses modais logísticos impactam na eficiência da gestão e também influenciam diretamente nos custos operacionais. 

Umas das formas de resolver esse gargalo é através da sistematização, controlando toda a operação de forma automatizada. Em pouco tempo, se prevê que será impossível desassociar a tecnologia da logística, elas funcionarão de forma unificada.

O impacto da logística

Poucos sabem a importância da logística para a economia, mas ela representa e impulsiona todo o desenvolvimento produtivo de um país, inclusive com impacto global. A realização das atividades de forma eficiente contribui para uma melhor qualidade de vida e financeira de toda a população.

Por isso é tão importante pensar em soluções e investir pesado no setor. As transformações apontam para uma logística altamente eficiente, autônoma e com prazos de entregas extremamente curtos.

Logística 4.0

Um termo que vem ganhando cada vez mais popularidade é a Logística 4.0, influenciado pelas transformações das indústrias 4.0, que traz a aplicação de novas tecnologias nos processos. A logística acompanha esses avanços, implementando essas soluções também nas suas práticas.

A logística 4.0 será a logística inteligente, contando com centros de distribuições, supply chain, processos automatizados e robotizados. Essa será a nova realidade, com a presença constante de inovações garantindo o aumento da produtividade, eficiência e redução de custos.

A transparência e os acessos das informações de todo o ecossistema serão um grande passo nessa transformação, onde todos terão a visibilidade do processo logístico de forma integrada, impactando na realização de tarefas de forma otimizada.

A tendência ainda é a incorporação da inteligência artificial nas tomadas de decisões. E o futuro aponta algo ainda mais inovador: as cargas poderão se organizar de forma autônoma e inteligente em todo o processo logístico.

Incorporar todas essas tendências no setor é apenas questão de tempo e de investimentos. Muitos empreendedores ainda resistem à sistematização da sua operação, mas fazem isso por não compreenderem os benefícios e não conhecerem as inovações que já podem ser implementadas, gerando resultado de impacto nos seus negócios.

Aproveite para conhecer também as principais inovações e tendências no setor da rastreabilidade, visitando o Centro de Inovações e Tecnologia da GS1. Saiba mais, clicando aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.