A importância da profissionalização para a expansão de mercado

O modelo tradicional de trabalho se tornou obsoleto para muitas pessoas que não gostam de estar atadas a um cargo fixo ou que têm ideias novas para um excelente modelo de negócio. Dentro desse contexto, empreender é o sonho comum, mas é preciso saber como fazer isso para não fechar as portas no início dessa jornada. A profissionalização, portanto, surge como um auxílio fundamental para pavimentar esse caminho.

Esse tipo de preocupação deve estar na mente dos empreendedores, pois gestores e funcionários mais bem preparados e que estejam em consonância com as melhores práticas do setor serão essenciais para a continuidade da empresa, para o próprio desempenho e também para estimular o crescimento do negócio como um todo.

Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse valioso tema:

A dificuldade em se manter no mercado

Manter-se no mercado não é uma tarefa simples. As estatísticas mostram que boa parte das empresas, independentemente do seu segmento de atuação, fecham as portas antes mesmo de completar um ano de funcionamento. Diante dessa realidade, é importante entender que a sobrevivência depende, entre outros fatores, de uma profissionalização planejada.

Superar uma estatística negativa já seria motivo de comemoração, mas para se desenvolver com competência é preciso estar alinhado com as melhores práticas. Por menor que seja o empreendimento, é primordial pensar grande e estabelecer metas e prioridades para escalonar o desenvolvimento gradativo, em curto, médio e longo prazos.

O fato é que o empreendedor brasileiro, em linhas gerais, carece de formação técnica adequada para administrar as suas diversas equipes e, muitas vezes, os próprios colaboradores são mais intuitivos do que habilitados. Nesse cenário competitivo e burocrático, profissionalizar é quase uma questão de bom senso.

Aspectos essenciais para a profissionalização

A profissionalização de um negócio envolve diversos níveis. No entanto, em linhas gerais, podemos nos resumir a três pilares básicos: capital, estratégia e sucessão. Não é raro vermos empresas com excelente potencial, mas que se perdem no amadorismo ao falhar, mesmo que apenas em um desses três itens essenciais.

Profissionalizar o capital, por exemplo, envolve ter capital de giro disponível para manter a empresa viável por períodos de seca, que são muito comuns em empreendimentos iniciantes. É importante que seja calculado e disponibilizado da forma certa, pois um dimensionamento incorreto pode colocar tudo em risco. Ainda nesse tema, ter recursos disponíveis para investir, bem como criar um plano de investimento também são ações fundamentais.

Já a estratégia diz respeito ao modelo de negócio e à forma como a organização quer se inserir no nicho. Ela envolve especialmente os objetivos, o planejamento e o acompanhamento, mas também a missão, os valores e o conceito da empresa. O treinamento constante dos funcionários também entra nesse contexto e deve ser encarado como uma aquisição e não um custo.

Por fim, não podemos deixar de falar da sucessão. Esse é um ponto de falha extremamente corriqueiro, notadamente em empresas familiares ou em sociedades entre amigos. É indispensável prever cenários futuros e definir planos estratégicos de como se dará a sequência na administração.

Dicas para conseguir a profissionalização

Invista em treinamento

O primeiro passo para atingir a profissionalização é, logicamente, investir na capacitação dos gestores e funcionários. Você, como empreendedor, deve se aprimorar em diversos aspectos, como gestão de pessoal, administração de recursos, matemática financeira e até mesmo psicologia humana.

Dessa maneira, fica muito mais fácil administrar o negócio e lidar com os diferentes tipos de profissionais. Já os colaboradores podem realizar treinamentos, cursos e palestras em suas áreas específicas, melhorando as suas habilidades como um todo e trazendo um ganho em eficiência para os processos internos. 

Acompanhe os líderes de mercado 

Observar os líderes de mercado é uma atitude fundamental para quem quer profissionalizar o seu empreendimento. A questão aqui não é copiar os seus adversários, mas sim compreender e aplicar os procedimentos que levaram essas organizações a ocupar as posições de destaque no setor no qual seu negócio está inserido.

Analise a forma como essas empresas atuam nas questões internas e externas e depois compare com os seus próprios processos. Assim, você verifica o que está em consonância com o que há de melhor e também pode realinhar as ações que não estão sendo tão efetivas quando deveriam.

Alinhe os departamentos

Alinhar os departamentos também é um passo primordial para a profissionalização. Dentro de uma empresa competente, nenhuma equipe deve funcionar de maneira avulsa e isolada do resto da organização. Todos os funcionários e setores precisam estar alinhados com os propósitos e objetivos propostos, dando sua contribuição para o sucesso.

Em um negócio profissional, por exemplo, vendas e estoque não podem ter nenhum ruído na comunicação, pois isso garantirá um abastecimento adequado do acervo e minimizará as chances de prejuízos e retrabalho. O mesmo vale para o marketing, que vai permitir uma conversão maior de clientes para os vendedores.

Use a tecnologia a favor da empresa

A tecnologia também ajuda a profissionalizar. Você pode utilizá-la, dente outras funções, para melhorar o gerenciamento como um todo. Um sistema de gestão permite que você tenha todos os dados acessíveis e centralizados em um só lugar, facilitando a consulta e fazendo com que você tenha as informações necessárias sempre que desejar.

O uso desse tipo de plataforma também contribui para que tudo fique mais organizado, já que elimina a utilização de planilhas e arquivos manuais. Ao mesmo tempo, essa solução traz muito mais precisão e acelera o processo de tomada de decisão como um todo.

Estimule a comunicação interna

Por fim, estimular a comunicação interna contribui para que todas essas dicas sejam colocadas em prática com mais eficiência e facilidade. Empresas pouco profissionais geralmente tem falhas nesse sentido e não se valem de uma estrutura correta, que favoreça o diálogo entre gestores, funcionários e equipes.

Então, se a sua intenção é a profissionalização, ofereças as ferramentas adequadas e democratize o acesso às informações. Estabeleça reuniões esporádicas, ouça e valorize a opinião de todos e mantenha um canal aberto com seus colaboradores, se mostrando sempre apto a ouvi-los.

Entendeu a importância da profissionalização para a expansão de mercado? Gostou do conteúdo? Então confira também outro artigo que mostra como profissionalizar a sua empresa em 8 passos!

Postagens relacionadas
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
Aprenda a utilizar a jornada do consumidor para aumentar as vendas
5 estratégias para expandir seu e-commerce e aumentar as vendas
Negócios em expansão: saiba como fazer um estudo de viabilidade
Fidelização do cliente: entenda a importância e saiba aplicar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web