O código de barras é um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso do seu e-commerce
Nos últimos meses, temos acompanhado uma intensa migração de processos de compra e venda para o ambiente on-line. Existem muitos benefícios de ter um e-commerce, como o alcance maior, mais exposição de produtos e possibilidades de vendas, além dos custos mais baixos.
Porém, é preciso se atentar também às exigências e às tendências no mercado. Para um e-commerce funcionar, por exemplo, é necessário utilizar códigos de barras nos produtos. Afinal, com o código, os processos são mais simples e dinâmicos, facilitando o gerenciamento do estoque, a logística e muito mais.
O código de barras garante mais segurança e precisão em toda a cadeia comercial.
As vantagens do código de barras nos marketplaces e nos e-commerces próprios
Principalmente para as empresas que utilizam os marketplaces para a venda de seus produtos, o código de barras é indispensável. Com ele, as plataformas conseguem acessar os dados dos produtos com mais rapidez e facilidade, o que também ajuda que seus produtos sejam aceitos mais rapidamente.
Além disso, no ambiente virtual, o código de barras se torna uma importante ferramenta de marketing, pois é através dele que os marketplaces conseguem reunir produtos similares para sugerir aos usuários.
Ainda que você tenha um e-commerce próprio, o código de barras também melhora o alcance dos seus produtos e os índices de conversão da sua loja.
Como toda compra on-line exige segurança e rastreabilidade, o código de barras é um item que também evidencia empresas sérias e comprometidas com a experiência do cliente.
O código de barras contribui para o sucesso do seu e-commerce, garantindo:
1- Agilidade na leitura de dados e controle de estoque
O processo de subir produtos, gerenciar o estoque, garantindo que o cliente terá o produto que escolheu, bem como o acompanhamento do registro de entrega fica mais rápido e claro para todos os envolvidos.
2- Redução de custos operacionais
Quando seu e-commerce cresce, precisa mudar alguns processos manuais para automatizar, porque isso evita falhas, diminui o tempo das operações e os custos.
3- Rapidez na execução das tarefas
Basta um “bipe” no código de barras e você tem acesso a todas as informações sobre o seu produto. Com essa rapidez, você executa as tarefas em menos tempo e pode focar seu tempo e sua energia em fazer o seu negócio crescer ainda mais.
Como emitir um código de barras?
Como o código de barras é um diferencial competitivo para o seu e-commerce, veja abaixo como fazer para gerar um código de barras para os seus produtos.
Primeiro, você precisa se filiar à GS1 Brasil. Então, você fará o envio de todas as informações sobre seus produtos, a área de atuação da sua empresa, o tipo e a quantidade de itens a serem codificados etc.
Depois disso, para cadastrar e ler os códigos de barras, você vai precisar de equipamentos, como impressoras e leitores especiais.
Pronto! Você já pode usufruir de todas as vantagens citadas aqui, que vão te ajudar a alcançar o sucesso no seu e-commerce.