O avanço da tecnologia permite que as empresas tenham opções cada vez mais seguras e práticas de controlar suas mercadorias. Nesse sentido, os códigos de barra 2D  surgem como alternativas mais modernas, seguras e confiáveis para armazenar as informações acerca dos produtos e seus lotes de fabricação.

Por isso, vamos explicar o que é este tipo de código de barras. Em seguida, falaremos sobre as principais vantagens que apresentam em relação ao código de barras 1D.

Então, se você está em busca de melhorias para seu controle logístico, confira o conteúdo a seguir!

O que é um código de barras 2D?

O código de barras 2D (ou bidimensional) existem algumas variáveis, é o mais conhecido no mercado como QR Code ou Código QR. Diferentemente das versões EAN e UPC, que são sequências de listras em apenas um eixo, esse tipo de código é formado por um agrupamento de pequenos quadrados, que formam um quadrado maior. .

Como é feita a leitura desses tipos de códigos de barras?

Como vimos, os tipos de códigos 2D têm algumas diferenças importantes em suas concepções — por isso, a forma de leitura se distingue. Vamos entender melhor cada um deles nos tópicos a seguir?

Código de barras 2D

De maneira semelhante ao que ocorre com um código de barras comum, o QR Code é lido por meio da emissão de luz e da definição do seu contraste com o fundo da embalagem. A diferença é que, para os códigos em 2D, é necessário que o leitor emita os fachos de luz em diversas direções para coletar os dados em duas dimensões. Esse tipo de equipamento tem a vantagem de ler ambos os tipos de códigos.

Quais são as vantagens desses modelos?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os códigos de barra 2D  que tal entender quais são as vantagens que eles oferecem em relação ao EAN e aos demais códigos lineares?

Armazenamento de uma maior quantidade de informações

O código de barras EAN, que é o mais utilizado atualmente no mercado, envolve a representação gráfica de uma numeração composta por 13 algarismos (usualmente). Isso significa que todas as informações referentes ao produto devem ser transformadas em tais números. 

Nos códigos 2D a quantidade de quadrados é muito maior. Com isso, torna-se possível armazenar mais informações, além de ter uma acessibilidade maior de leitura. Afinal, já existem diversos aplicativos para smartphones capazes de realizar a leitura desses códigos por meio da câmera fotográfica.

Muitas empresas aproveitam para direcionar a leitura do código a sites específicos, nos quais elas descrevem melhor o produto e acrescentam informações que sejam relevantes para o consumidor. Essa é uma excelente ferramenta de marketing, inclusive.

Melhor controle sobre os lotes de produtos

Com o aumento da capacidade de armazenar os dados, o monitoramento dos lotes fabricados pode ser munido de muito mais informações. 

Do ponto de vista das empresas que estão adquirindo os produtos para revenda, esse modelo permite que boa parte das informações a respeito deles já venham prontas e possam ser automaticamente inseridas no sistema de gestão. Assim, os profissionais dessas companhias também percebem muitas vantagens em relação à produtividade.

Menos problemas com códigos parcialmente destruídos

Por fim, um dos principais problemas enfrentados pelo código de barras 1D é a deterioração causada por ações externas. Muitas vezes, a embalagem fica exposta ou entra em atrito com outras próximas, prejudicando a nitidez da impressão do código. Nos modelos 2D este problema diminui.

Eles são dotados de um sistema de redundância que permite à leitura parcial fornecer todas as informações necessárias. Dessa forma, mesmo que parte do código esteja danificada, ainda é possível fazer a leitura e obter os dados necessários. Assim, evita-se aquela situação chata em que é preciso inserir a combinação numérica manualmente, atrasando o processo.

Enfim, os códigos de barras 2D  são bastante vantajosos em relação às opções 1D. Tais modalidades permitem o armazenamento de mais informações a respeito de um lote ou do produto, são de fácil leitura e podem ser utilizadas pela equipe de marketing da empresa, para trabalhar na promoção mais efetiva da marca.

Diante de todos esses benefícios, a pergunta que fica é: o que você está esperando para utilizar os códigos de barras 2D em sua empresa?  

Caso tenha gostado deste conteúdo e queira aprofundar seus conhecimentos sobre os códigos de barras, temos um material especial para oferecer. Não perca tempo: baixe nosso e-book “Tudo sobre códigos de barras” e entenda cada detalhe sobre todos os tipos de código existentes!

Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert