Saiba como o código de barras ajuda a aumentar as vendas
Você sabe como era o sistema de varejo na década de 70, antes da implantação do código de barras? Nos supermercados, o funcionário do caixa tinha que procurar a etiqueta do preço em cada embalagem para digitar o valor na máquina registradora.
Nesse tempo, era comum a empresa fechar as portas durante dias para fazer o inventário, pois fazer o controle de estoque manual exigia uma demanda enorme de trabalho. Hoje, graças à tecnologia, é possível identificar e localizar os produtos de forma rápida e eficiente.
Por mais que seja imperceptível aos olhos do consumidor, para a organização o código de barras ajuda a impulsionar as vendas e favorece a expansão dos negócios em nível nacional ou internacional.
Confira outras vantagens de automatizar a sua empresa com a impressão do código de barras nas embalagens dos seus produtos:
Como o código de barras ajuda a automatizar as vendas?
Otimiza o atendimento no caixa
Que cliente gosta de ficar esperando na fila do caixa? Por meio do leitor de código de barras impresso em cada produto, o sistema imediatamente identifica não só o objeto, mas a marca, o lote e o preço. O funcionário não precisa somar os valores, apenas aproximar cada produto no leitor digital: o total da compra aparece no monitor.
Apresenta o controle do estoque em tempo real
Aquela época em que era preciso fechar a empresa por vários dias para fazer o inventário de estoque faz parte do passado. O uso do código de barras propicia ao empreendedor o conhecimento real da quantidade de mercadorias em estoque.
Todas as informações são atualizadas à medida que novos produtos são lançados no sistema e outros chegam ao consumidor final. Você tem acesso ao volume de mercadorias que entram e saem da sua empresa.
Reduz a margem de erros
Cada produto possui um código de barras único e exclusivo, como uma espécie de impressão digital. Isso faz com que a probabilidade de haver equívocos na consulta de disponibilidade no estoque seja menor. Sem utilizar os recursos da tecnologia, os funcionários ficam mais sujeitos a cometer erros de digitação — esse tipo de problema ficou no passado.
Ajuda a evitar desperdícios, como produtos vencidos
De que outra maneira seria possível monitorar a validade dos produtos com tanta precisão? O código de barras permite consultar exatamente a localização do produto no estoque, consultar a validade e devolver o lote que está com a data ultrapassada. Menos desperdício para você e mais segurança para o seu público.
Facilita a organização das promoções
Sabe quando você quer se desfazer rápido de um determinado produto para renovar o estoque? É o momento certo de fazer uma promoção. Com uma consulta por meio do código do produto que você deseja promover, dá para identificar rapidamente a quantidade exata disponível no estoque. Isso é muito útil para planejar a estratégia da sua campanha com antecedência.
Favorece a expansão do seu negócio
O código de barras impulsiona o seu negócio, pois essa tecnologia ajuda a atingir novos mercados e até mesmo a exportar produtos, pois é uma exigência das leis de exportação. Dessa forma, a inserção do seu produto em outros territórios é facilitada e você consegue atingir um público muito maior. O resultado é animador: as vendas aumentam.
Todas essas vantagens apresentadas contribuem para alavancar as vendas de forma significativa. Ao otimizar o atendimento, os funcionários se tornam muito mais produtivos, pois trabalham de forma mais ágil e melhor.
O fato de ter o controle de estoque em tempo real permite uma autonomia maior para saber o que, como e quando comprar. Nesse caso, os recursos financeiros são sempre bem aplicados, pois o risco de você deixar um produto faltar ou exagerar na quantidade do pedido é zero.
Como implantar o código de barras?
Há duas maneiras de implantar o sistema de código de barras na sua empresa. Uma delas é criar um código próprio, a outra é implantar o código padrão GS1. Na primeira opção, o sistema só pode ser lido no interior da sua empresa. Já a tecnologia inovadora do código padrão GS1 permite a leitura das informações em qualquer instituição, tanto no Brasil como no exterior.
Listamos um passo a passo de como adotar o código de barras GS1. Veja como é simples:
Faça um cadastro no site da GS1 Brasil
Primeiro é preciso fazer a filiação da sua empresa no site da GS1 Brasil. Esse processo vai fornecer o prefixo da organização. Organize todas as informações sobre os produtos, a área de atuação do seu negócio, o motivo da filiação, a quantidade média de produtos e outras.
2. Identifique os itens comerciais
Com o prefixo em mãos, a quantidade de itens e o número de referência dos produtos, você deve fazer a identificação dos itens comerciais. Essa ação é fundamental para garantir a assertividade de todo o processo.
3. Escolha o código certo
Agora, o próximo passo é escolher entre os diferentes tipos de códigos de barras, de acordo com a aplicação. O mais comum é o EAN-13, preferencialmente nas cores preta e branca. Os códigos GS1 DataBar possuem um tamanho bem pequeno e são ideais para produtos menores, como verduras e legumes.
Você será orientado a acessar o Cadastro Nacional de Produtos — CNP a partir do login e senha fornecidos por e-mail depois de encerrar o processo de filiação. Após inserir as informações técnicas necessárias e outras referentes à qualidade do produto, o sistema inicia a criação dos códigos.
4. Mantenha a parceria com a GS1 Brasil
Depois que você se associar e concluir a implantação do código de barras na sua empresa, é preciso adquirir um software, por meio de compra ou aluguel. Também é necessário comprar uma impressora de boa qualidade e um leitor de códigos.
Não se esqueça de que o código de identificação do produto não pode sofrer alterações depois que for gerado. A numeração é como se fosse a identidade de cada produto: ela é única no mundo.
Em caso de dúvidas, busque os cursos de capacitação, consultoria e certificação do código de barras para os afiliados.
Quer saber mais sobre essa tecnologia fascinante? Leia também: Entenda como funciona o código de barras.