A relevância do código de barras para o desempenho comercial da empresa
Desde o final da década de 1980, o código de barras vem causando uma verdadeira revolução no desempenho comercial das empresas brasileiras.
Isso foi possível graças à constante evolução da tecnologia, que permitiu a automação dos processos que antes eram feitos manualmente — desde o controle do estoque e os relatórios financeiros até a venda do produto ao consumidor. Era difícil ser produtivo e extremamente eficiente naquela época.
Portanto, se você ainda não implantou o código de barras em sua empresa, hoje vamos te mostrar quais as vantagens que esse sistema proporciona ao seu negócio. Acompanhe!
Como funciona o código de barras?
O código de barras nada mais é do que um sistema composto por um conjunto numérico e gráfico que identifica cada produto. É como se fosse a carteira de identidade dele. Para que funcione corretamente, é preciso que haja um bom processo de gestão desse sistema. Mas, na prática, ele é bem simples de se operar.
Após adquirir o seu código junto à autoridade competente, é necessária a obtenção de um sistema, que fará a geração dos códigos em cada produto. Em seguida, ele deve ser impresso corretamente em equipamentos adequados (softwares e impressoras). Uma vez gerado, o código não pode ser alterado, garantindo maior segurança ao consumidor, uma vez que não há chance de adulteração, por exemplo.
Quais as vantagens da utilização do código de barras para o desempenho comercial da empresa?
Agora que você já sabe como funciona o sistema de código de barras, entenda a seguir todos os benefícios que ele traz para o seu empreendimento:
Torna a equipe de trabalho mais produtiva e eficiente
A sua equipe de colaboradores vai agradecer pela implantação do sistema de código de barras. Afinal de contas, as tarefas serão realizadas mais rapidamente e de maneira mais fácil.
Isso porque é muito simples cadastrar os produtos no sistema. E uma vez que isso foi feito, informações como quantidade de produtos no estoque, de itens vendidos e o consequente faturamento são facilmente acessados.
Na hora da venda ao consumidor, a agilidade também é uma vantagem, principalmente se o seu negócio envolve a produção e/ou comercialização de uma grande quantidade de produtos, como um mercado, por exemplo.
Pesquisas indicam que os funcionários que utilizam o leitor de código de barras são 35% mais ágeis que os que não utilizam o equipamento. E o de 12 dígitos é lido mais rapidamente pelo leitor em comparação com a digitação de duas teclas num teclado pelo funcionário.
Com uma equipe mais produtiva e eficiente, você, como gestor, pode focar seus esforços na resolução de outras demandas importantes para o crescimento do negócio.
Os relatórios financeiros e a manutenção do estoque ficam mais seguros e exatos
A gestão da logística de produção e estoque dos produtos é um dos grandes problemas enfrentados pelos empresários, que se veem em volta de planilhas e mais planilhas na tentativa de manter um controle correto de sua produção e vendas.
Com a implantação do código de barras — e a consequente automação desse processo — tudo se torna mais fácil de ser controlado; clássicos erros de cálculo e dados errados tornam-se praticamente inexistentes. Além disso, fica mais fácil atualizar as informações sobre qualquer um dos itens do estoque, em tempo real.
Isso significa que os relatórios financeiros serão mais realistas e seguros, pois todos os processos estarão corretos: desde o cadastro, passando pela venda, pelo inventário (contagem para o controle do estoque) e demais procedimentos.
Reduz os custos operacionais e aumenta o faturamento da empresa
Outra excelente vantagem ao aderir o código de barras é o custo-benefício, não somente em relação à produtividade dos colaboradores e processos, como também dos resultados financeiros.
O sistema é intuitivo e não requer despesas com treinamento e capacitação de funcionários para a utilização. A produção não é paralisada para tal e, mais que isso, com a automação dos processos e o consequente aumento da produtividade, o faturamento será maior, pois você conseguirá ampliar a capacidade de atendimento sem prejudicar os processos operacionais.
Aumenta a competitividade e o valor de mercado do seu negócio
A qualidade e eficiência de todos os processos da empresa são excelentes fatores que fazem com que ela se torne competitiva e até ultrapasse a concorrência. E isso pode ser garantido com o uso da tecnologia, por meio da implantação do código de barras.
Em pesquisa inédita no Brasil feita em 2015, a GS1 Brasil identificou que o uso do código de barras é cada vez maior entre as empresas — 80,6% dos produtos que circulam no mercado adotam o sistema.
Isso faz com que os empreendedores brasileiros, incluindo os micro e pequenos, tenham a chance de expandir a venda de seus produtos nos grandes mercados consumidores, valorizando-se cada vez mais.
Os seus clientes ficarão mais satisfeitos
A mesma pesquisa feita pela GS1 Brasil relatada acima mostrou que o uso de código de barras influencia na decisão de compra por parte do consumidor. Afinal, a padronização dos processos, eliminando etiquetas e o improviso, torna a venda do seu produto mais profissional.
A pesquisa apontou que 89% dos consumidores já têm a percepção de uso do código de barras nas compras de supermercado e 92% utilizam o sistema para consulta de preços. Além disso, os entrevistados também afirmaram (86%) que têm interesse em informações adicionais do produto ao se consultar o código de barras —como já acontece na venda de vinhos, por exemplo. É uma porta aberta para valorizar ainda mais os seus clientes.
Além da padronização e acesso às informações, a agilidade nas vendas se torna um fator ainda mais essencial para fidelizar os seus clientes e torná-los fãs da sua marca.
Viu como a implantação do código de barras em sua empresa traz muitas vantagens em relação ao desempenho comercial? Se ainda não o implantou em seu negócio, comece agora mesmo o planejamento e prepare-se para as grandes transformações em seu empreendimento!
Mas antes de dar esse passo, saiba como o código de barras pode ser uma vantagem competitiva!