Qual o papel da inteligência artificial na gestão de dados de produtos?

As inteligências artificiais não são uma tecnologia totalmente nova, tendo seus primeiros passos registrados há muitas décadas. Contudo, somente agora estamos tendo a oportunidade de explorar seu verdadeiro potencial, já que os recursos tecnológicos evoluíram e continuam evoluindo em um nível sem precedentes.

Esse tipo de tecnologia vem se mostrando determinante para a indústria atual, especialmente se tratando da gestão de produtos. As IAs são capazes de analisar dados profundamente e aprender com eles, um recurso que chamamos de machine learning (aprendizado de máquinas). A partir disso, elas conseguem se encarregar das mais diversas atividades, proporcionando informações valiosas para toda a operação de uma empresa.

Neste artigo, vamos entender melhor qual é o papel das inteligências artificiais dentro da cadeia de suprimentos.

Gestão através de dados

Quanto maior a operação de uma empresa, mais complicado fica acompanhar as diferentes etapas da cadeia de produção. São muitos departamentos, pessoas e atividades envolvidos, o que por sua vez resulta em uma quantidade praticamente infinita de dados. Para um ser humano, é impossível conseguir analisar tantas informações em tão pouco tempo, mas para uma máquina não é.

É aqui que entra o protagonismo das inteligências artificiais na gestão de produtos. Através da sua capacidade analítica incomparável, esses sistemas conseguem filtrar uma quantidade absurda de informações, mantendo somente o que for de maior relevância para os diversos processos administrativos da empresa. Além de permitir que os gestores acompanhem diversos fatores dessa rotina em tempo real, também auxilia na tomada de decisões, colaborando com a redução de erros.

Além da análise de dados, as IAs também vêm incrementando a gestão com outro recurso fundamental nos dias de hoje: a automação de processos. Muitos desses sistemas são capazes de assumir tarefas básicas e rotineiras, que não exigem tanta atenção humana. Dessa forma, os gestores e colaboradores conseguem concentrar suas energias em responsabilidades maiores, eliminando os riscos de falhas que podem ser facilmente evitadas.

Experiência personalizável

Através da análise de dados e da automação de atividades, grande parte dos processos internos relacionados à gestão de produtos são otimizados. Esses recursos certamente são decisivos para melhorar a organização e a produtividade corporativa, mas ainda existe outra função amplamente utilizada: a personalização de produtos, anúncios e mensagens.

A capacidade de aprendizado das inteligências artificiais permite oferecer anúncios e recomendações personalizados aos consumidores. No comércio moderno, isso é de extrema importância, principalmente dentro do e-commerce, onde o público é mais generalizado. Essa tecnologia permitiu que as empresas entendessem melhor os desejos e as necessidades do seu público, podendo adaptar seus produtos para atender às suas principais expectativas.

A previsibilidade em demandas futuras também é uma virtude exclusiva das IAs. Com todos esses dados relacionados aos clientes e seus padrões de compras, tornou-se possível prever quando será necessário atender a uma demanda maior. Assim, as empresas conseguem se preparar melhor para esses períodos e gerir seus estoques de uma forma mais estratégica. 

Esses são apenas alguns exemplos de como as inteligências artificiais vêm desempenhando um papel crucial na gestão de produtos. Os padrões da GS1 Brasil estão sempre buscando acompanhar essas tecnologias, para que assim consigam oferecer um serviço ainda mais completo aos nossos filiados. Graças a essa combinação de recursos, hoje a indústria pode usufruir de códigos de barras que auxiliam na automação de processos, rastreabilidade e diversas outras funções.

Para saber mais sobre os padrões GS1 e como se tornar um associado, acesse nosso site e tire suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.