Preparando-se para o sucesso no último trimestre

Estamos nos aproximando da conclusão de mais um ano e, com a chegada do último trimestre, toda empresa que atua no comércio e varejo precisa adaptar seu modelo de negócios para não desperdiçar nenhuma oportunidade. Adentramos um período repleto de festividades e promoções generalizadas, o que exige estratégias bastante direcionadas das marcas e comerciantes que desejam maximizar seus lucros.

Diante desse cenário, separamos algumas dicas essenciais para negócios de pequeno e médio portes, buscando auxiliá-los no desenvolvimento de suas próprias estratégias nesta reta final de 2023. Confira quais são os principais pontos a serem considerados:

Prepare-se para as datas mais oportunas

O último trimestre é marcado por diversos feriados e datas comemorativas. Contudo, existem três que são os pilares para o setor do comércio: Dia das Crianças (outubro), Black Friday (novembro) e Natal (dezembro). O primeiro passo é estudar como os produtos oferecidos pela loja podem proporcionar uma boa campanha durante essas festividades.

Dessas três datas principais, apenas o Dia das Crianças acaba sendo mais nichado, então caso a empresa não trabalhe com brinquedos e outros produtos direcionados ao público infantil, o foco deve ficar na Black Friday e no Natal, que já envolve um consumo mais generalizado. Caso o Dia das Crianças não seja interessante para o seu negócio, o mês de outubro deve ser utilizado para planejar as campanhas de novembro e dezembro.

Antecipe ofertas

De acordo com um levantamento realizado pelo instituto norte-americano CPC Strategy, aproximadamente 35% dos consumidores começam a fazer suas compras de fim de ano antes das datas comemorativas. Seja para aproveitar uma promoção isolada ou para adiantar alguns dos vários presentes que serão comprados neste período, uma boa parcela do público sempre prefere adiantar o processo.

A pesquisa tem foco no mercado dos Estados Unidos, mas também pode ser aplicada aos consumidores brasileiros. Durante a Black Friday ou o Natal, já é esperado que praticamente todas as lojas ofereçam preços promocionais, o que aumenta a concorrência e, em alguns casos, dificulta as vendas. Antecipar ofertas é uma excelente forma de sair na frente e conquistar clientes antes do grande dia.

Além disso, se destacar algumas semanas ou até mesmo dias antes do esperado pode ajudar a fidelizar clientes com mais facilidade. Quem comprar na sua loja de forma antecipada certamente lembrará dela e voltará para checar as promoções do aguardado dia.

Invista na sua operação virtual

O e-commerce já vem sendo dominante de uma forma geral e, no último trimestre, sempre tende a alavancar seus números. A praticidade de encontrar o que quiser na internet e receber o produto em casa dentro de alguns dias é sempre muito vantajosa para o cliente, então investir em uma boa logística virtual é imprescindível para qualquer negócio.

Expandir a operação da sua loja para diversas plataformas de marketplace é uma boa forma de aumentar a visibilidade dos seus produtos e vender mais. Contudo, atente-se às regras de cada marketplace, especialmente se tratando do uso do EAN/GTIN, um padrão exclusivo dos códigos de barras da GS1 Brasil que é obrigatório dentro dessas plataformas de vendas on-line.

Se tornar um filiado da GS1 Brasil é uma das formas de garantir máximo aproveitamento das vendas no e-commerce ao longo do último trimestre. Além disso, não deixe de investir em softwares de gestão, como os ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais), que auxiliam a administrar os anúncios de todas as plataformas que estiver atuando, garantindo um serviço mais satisfatório ao seu público.

Clique aqui e saiba mais sobre como solicitar o seu código de barras GS1.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.