Por que a gestão de estoque é decisiva para o sucesso de uma empresa?

Uma das maiores dificuldades logísticas de empresas do comércio e varejo é o controle de estoques, um dos processos mais exigentes e desafiadores da gestão corporativa. Quando esse fator apresenta problemas recorrentes, o prejuízo a médio ou longo prazo é praticamente inevitável, o que pode inclusive encerrar as atividades de uma empresa. Investir em uma administração apropriada evita perdas, desperdício de trabalho, reduz o excesso ou falta de mercadorias e ainda garante produtos com mais qualidade.

O estoque funciona como um organismo vivo que está em constante mudança e, sem os cuidados adequados, acaba apresentando falhas contínuas. Quando uma parte do nosso corpo não vai bem, ela acaba afetando outros processos, afinal tudo no nosso organismo está interligado. Acaba ocorrendo uma situação semelhante se tratando de estoques, já que todos os setores da empresa são afetados quando não existe uma gestão adequada.

Sendo assim, como é possível organizar um estoque e ter total controle sobre cada movimentação? A seguir, vamos esclarecer esta dúvida!

Criando um inventário de estoque

A melhor estratégia para garantir o controle do estoque é estabelecer um inventário, ou seja, uma lista de tudo que se tem disponível ali. Na teoria, é um processo simples, já que exige apenas um software ou planilha para anotar os números exatos; porém, é algo que também exige atualizações constantes e em tempo real, sempre que mais produtos entrarem ou saírem.

O processo de gestão de estoques é uma atividade dinâmica que quase não tem pausas, afinal sempre tem alguma coisa chegando ou saindo. Além de uma contagem diária para garantir que os números registrados não estejam incorretos, também é preciso atualizar as quantidades exatas a cada movimentação, pois é aqui que os erros costumam acontecer com mais frequência.

Pode parecer uma tarefa difícil e, de fato, é! Contudo, contar com soluções tecnológicas para reduzir ao máximo qualquer tipo de erro acaba sendo a melhor alternativa. Algumas das ferramentas da GS1 Brasil, como os códigos de barras 1D e 2D, são essenciais nesse processo, pois permitem obter informações relacionadas ao estoque com muito mais praticidade e eficácia. Sem esse tipo de tecnologia em mãos, fica bem mais fácil cometer erros que passam despercebidos e só são identificados quando o prejuízo aparece.

Como o código de barras auxilia na gestão de estoques?

Independentemente do método utilizado para organizar e categorizar as mercadorias estocadas, é indispensável contar com um sistema padronizado para garantir que tudo seja feito corretamente. No caso da GS1 Brasil, nossos códigos registram cada item dentro do Cadastro Nacional de Produtos, um banco de dados que armazena tudo que a empresa precisa para manter o controle. 

Adotar uma solução como essa ajuda a evitar duplicidades, falta de informações e dados incorretos. No caso dos códigos bidimensionais, é possível incluir ainda mais informações a respeito do lote, além de facilitar o escaneamento, que pode ser feito com uma câmera de celular. Ambos os tipos de códigos também permitem que as mercadorias sejam rastreadas, garantindo que tudo chegue corretamente ao destinatário; em caso de lote defeituoso, é possível saber exatamente quais devem ser recolhidos e substituídos, o que ajuda a manter o padrão de qualidade da empresa.

Estes são apenas alguns exemplos de como um simples código de barras pode ajudar a organizar um estoque, reduzir desperdícios e maximizar os lucros. Confira mais detalhes sobre os códigos da GS1 Brasil e outras soluções relacionadas

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.