O que é o Cadastro Nacional de Produtos e qual sua importância na identificação e na rastreabilidade de mercadorias?

Você já se perguntou onde ficam armazenadas todas as informações sobre os milhões de códigos de barras que circulam no mercado? Se tratando dos padrões GS1, a resposta é simples: no Cadastro Nacional de Produtos

Esse é o nome do banco de dados da GS1 Brasil, responsável por armazenar todas as informações a respeito de cada produto comercializado pelos nossos parceiros. O Cadastro Nacional de Produtos é uma ferramenta que pode ser usada para diversos propósitos, desempenhando um papel fundamental dentro dos serviços prestados pela nossa organização.

Entenda melhor qual é a função do Cadastro Nacional de Produtos e como ele é importante para os nossos filiados – especialmente ao colaborar com recursos-chave, como identificação e rastreabilidade.

Para que serve o Cadastro Nacional de Produtos?

Quando uma empresa se torna uma afiliada da GS1 Brasil, ela ganha acesso ao Cadastro Nacional de Produtos, onde deverá registrar diversos dados importantes sobre cada uma das mercadorias que colocará em circulação no mercado. Não menos importante, também é lá que será emitido cada um dos códigos de barras referentes a esses itens.

A parte de cadastramento é encarregada ao próprio dono da marca, que deve disponibilizar alguns dados essenciais referentes aos seus produtos. Tudo que for registrado ali será diretamente compartilhado através dos códigos de barras, então é indispensável preencher cada campo corretamente para garantir os melhores resultados no mercado – além de assegurar que aquele é um produto original.

Com o código em mãos, toda empresa que tem acesso ao Cadastro Nacional de Produtos conseguirá consultar seu EAN/GTIN, o número de identificação daquele item. Esse padrão é único e intransferível, então através dele é possível garantir que uma determinada mercadoria é original e está registrada nos bancos de dados da GS1 Brasil.

Mais controle sobre mercadorias

O padrão EAN/GTIN é absoluto em termos de identificação de itens, mas sua eficiência depende totalmente do Cadastro Nacional de Produtos. Além de ser o sistema responsável por gerar esses códigos, ele também é o único capaz de providenciar todas as informações solicitadas pelos parceiros a qualquer momento. Graças a isso, conseguimos combater produtos falsificados com uma eficácia sem precedentes.

Além disso, nossos códigos de barras também desempenham um papel fundamental na rastreabilidade da cadeia de produção, outro recurso potencializado pelo Cadastro Nacional de Produtos. Dentro do sistema, existem informações bem detalhadas sobre tudo relacionado a um determinado item, incluindo até mesmo a matéria-prima utilizada na fabricação. A partir disso, torna-se possível identificar um produto por quaisquer meios – incluindo até seus componentes!

Todos esses dados ficam disponíveis para serem consultados a qualquer momento, com facilidade e o melhor: tudo centralizado em um lugar só! O Cadastro Nacional de Produtos facilita a vida dos varejistas e donos de marcas de muitas formas, tanto no comércio físico quanto no e-commerce. Podemos usar como exemplo as plataformas de marketplace que, através do código EAN/GTIN dos produtos, conseguem atualizar seu próprio banco de dados utilizando as informações disponibilizadas pelo Cadastro Nacional de Produtos

O Cadastro Nacional de Produtos foi e continua sendo uma verdadeira revolução para o setor de comércio e varejo brasileiro, mas essa é apenas uma das vantagens de se tornar associado da GS1 Brasil. Acesse nosso site e saiba como solicitar o seu código de barras!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.