O papel dos QR Code Padrão GS1 na segurança e autenticidade dos produtos
Se adaptar às novas tecnologias que surgem no mercado faz parte da rotina de qualquer empresa, independente do seu segmento. Os códigos bidimensionais, também chamados de QR Code Padrão GS1 (CÓDIGO 2D), rapidamente se tornaram um recurso bastante popular, hoje já estando integrados nos mais diversos produtos e serviços.
A evolução dos códigos de barras possui inúmeras finalidades que beneficiam não somente os varejistas, mas também o consumidor. Através desse padrão, as pessoas ganham acesso a um mar de informações inéditas, todas disponibilizadas diretamente pela própria marca. Por serem escaneáveis em qualquer smartphone com câmera, o conteúdo se torna acessível a um vasto público.
Contudo, o QR Code Padrão GS1 também desempenha um papel fundamental na segurança e autenticidade de produtos. Assim como os códigos de barras, eles também funcionam como uma garantia adicional de que aquela mercadoria é legítima e atende aos parâmetros de qualidade propostos pelo fabricante.
Validando informações
Você provavelmente já deve ter notado que os QR Codes – o tipo mais popular de QR Code Padrão GS1 – são utilizados das mais diversas formas no nosso dia a dia. Eles podem nos redirecionar para links diversos, aparecer como método de pagamento ou até mesmo como documento, como já é possível notar na carteira de identidade e de habilitação.
A partir disso, já podemos notar como o padrão bidimensional é realmente seguro e eficaz em portar informações de extrema importância. No caso do varejo, eles podem reforçar a autenticidade de qualquer produto tanto para os varejistas quanto para o público geral, democratizando um tipo de dado que, geralmente, é mais direcionado para os bastidores do processo logístico.
Atualmente, podemos ter a certeza de que um produto é autêntico através do número do EAN/GTIN, um padrão exclusivo da GS1 que está presente em cada código de barras gerado em nossos sistemas. Cada mercadoria possui sua própria “identidade”, tornando essa sequência numérica um atestado incontestável de sua procedência.
Para facilitar o processo de pesquisa a respeito da autenticidade do produto, o QR Code Padrão GS1 pode servir como um caminho mais rápido para as informações contidas em seu código de barras, possibilitando ao consumidor ter a certeza de que está investindo em uma mercadoria original e de qualidade. O selo “Verified by GS1” atesta todos os itens cadastrados em nosso banco de dados, sempre usando seu EAN/GTIN como base.
Transações mais seguras no mercado
Todos podem ser beneficiados com essa camada de segurança extra proporcionada pelos QR Code Padrão GS1. O padrão permite armazenar uma quantidade de dados muito maior que um código de barras, então cabe exclusivamente aos donos de marca decidirem como podem explorar este recurso para promover uma experiência mais satisfatória aos seus clientes.
O padrão não chega a substituir o código de barras tradicional, que permanece firme e forte no mercado e ainda segue sendo relevante em termos de segurança e autenticidade. Contudo, ele pode potencializar ainda mais aquilo que seu antecessor já oferece, inclusive em assuntos logísticos mais complexos, como é o caso da rastreabilidade – outro fator que também está diretamente relacionado com transações seguras e confiáveis.
Assim como o código de barras tradicional, a alternativa bidimensional tem um objetivo bem definido: agilizar processos logísticos e garantir um setor varejista mais seguro e satisfatório para todos! Para começar a implementar os QR Code Padrão GS1 nas suas embalagens, acesse nosso site e torne-se um filiado.