O papel dos códigos de barras na rastreabilidade e segurança do produto
O surgimento de novas tecnologias é sempre muito bem-vindo, já que elas conseguem auxiliar nossas vidas como um todo de várias formas. No caso da indústria do comércio e varejo, é simplesmente impossível imaginar qual seria sua situação atual sem alguns recursos cruciais que contamos hoje, como a rastreabilidade e a validação de mercadorias.
Imagine como seria difícil fazer uma compra na internet sem a possibilidade de acompanhar o trajeto do produto até sua residência, ou sequer de verificar se aquele item é original através de meios confiáveis. Isso certamente abalaria muito a confiança do consumidor com o comércio virtual, prejudicando milhões de empreendimentos que têm a internet como principal forma de sustento.
Você sabe como os códigos de barras atuam em prol da segurança e rastreabilidade de mercadorias? Continue a leitura para entender melhor o seu papel.
Rastreabilidade ilimitada
Hoje, contamos com sistemas de rastreamento bem sofisticados, com diversas transportadoras proporcionando atualizações constantes a respeito de onde se encontra um pacote e quais foram suas últimas movimentações. Esse é um recurso muito útil que certamente não seria possível de forma prática sem a ajuda dos códigos de barras.
O padrão se destaca por ser facilmente escaneável e integrável com diversos sistemas de automação. Essas transportadoras conseguem atualizar os dados disponibilizados na rede automaticamente, bastando escanear os códigos de barras presentes em cada caixa e embalagem. Sem essa ferramenta, seria praticamente impossível fazer tudo isso de maneira rápida, prejudicando todo o fluxo operacional.
A princípio, a rastreabilidade de produtos foi muito útil em segmentos específicos, como no de saúde e de alimentos. Atualmente, ela já se estende por todas as indústrias possíveis, garantindo transações seguras e eficientes tanto para os consumidores quanto para os comerciantes.
Transações mais seguras
A principal função de um código de barras é identificar um produto. Da mesma forma que ele consegue auxiliar com sua rastreabilidade, ele também garante a autenticidade de qualquer mercadoria com a mesma eficiência!
Infelizmente, muitas pessoas ainda são alvos de enganação na internet, recebendo produtos falsificados sem se dar conta. Contudo, uma simples pesquisa na internet já consegue confirmar se um item é ou não pirata. Todos os códigos gerados no sistema da GS1 Brasil acompanham uma sequência numérica chamada EAN/GTIN, que funciona como um “documento de identidade” para aquela mercadoria.
Através da ferramenta GEPIR, disponibilizada gratuitamente pela GS1 Brasil para empresas e consumidores, é possível conferir se um determinado código é válido através do seu EAN/GTIN. Todos os produtos cadastrados em nosso sistema serão representados com o selo ‘Verified by GS1’, que atesta sua autenticidade. Quando a pesquisa não gera resultados, já é possível ter a certeza de que o item é falso.
Dessa forma, colaboramos com um mercado mais justo e seguro, tanto no comércio físico quanto no virtual. É por isso que a GS1 é referência global no setor varejista, pois estamos sempre garantindo padrões mais completos e seguros, que sejam benéficos tanto para empresas quanto para o consumidor final.