Monitoramento de Carga: 7 dicas para um transporte mais seguro
Operações logísticas não são simples e, com bastante frequência, precisam do apoio de um gerenciamento de riscos adequado — que ajuda a identificar os possíveis problemas que podem ocorrer em um processo e as ações que podem eliminá-los, ou pelo menos, minimizar seus impactos.
No que diz respeito ao transporte, esse cuidado pode ser tomado por meio do monitoramento de cargas. Confira, a seguir, alguns riscos inerentes ao processo de entregas, a importância de monitorar os veículos e como isso pode ser feito!
Quais são os principais problemas que podem ocorrer no transporte de carga?
Existem algumas falhas internas — como atrasos, avarias e extravios, por exemplo — que podem ocorrer em decorrência de alguns gargalos nos processos, mas que afetam os resultados da área de logística e podem impactar na satisfação dos clientes e na relação que eles têm com a empresa.
Porém, existem fatores externos que são mais graves, tanto no que diz respeito à ocorrência, quanto em relação aos prejuízos que eles podem causar. Dentre eles, podemos citar os roubos, furtos, sequestros de veículos e acidentes de trânsito, por exemplo. Estima-se que apenas as ocorrências de roubo causaram um prejuízo de R$ 1,12 bilhão em 2015 — um aumento de 10% com relação ao ano de 2014.
Nem sempre é possível prever quando esses problemas vão acontecer, ou mesmo fazer a prevenção deles. Mas o monitoramento de cargas ajuda, e muito, a contornar algumas situações e evitar que as consequências sejam ainda piores.
Qual é a importância do monitoramento de cargas?
Além de ajudar a analisar se o planejamento de rotas é cumprido pelos motoristas, essa atividade ajuda a acompanhar, em tempo real, o status de cada transporte. Isso permite que o gestor tenha conhecimento a respeito de qualquer ocorrência que possa afetar os resultados previstos e ainda oferecer suporte para que os clientes tenham ciência da situação de suas cargas.
O monitoramento também auxilia na prevenção e redução de roubos, furtos e sequestros de veículos que podem ocorrer nas estradas. Mesmo que não seja uma ação de prevenção, existem soluções que podem ser implantadas e ajudam na localização dos veículos — o que contribui para ajudar nas investigações policiais.
Como é possível realizar o monitoramento e o transporte de forma mais eficaz?
Para que o monitoramento e o transporte de carga sejam realizados da melhor forma possível, aumentando a segurança, é necessário adotar ações que começam antes mesmo de o processo de entrega iniciar e contemplam controles mesmo depois de finalizado. Confira algumas delas:
1. Contratação de um seguro da carga
Mesmo que não seja uma medida de realizar o monitoramento de cargas, ou inibir alguma ação, a contratação de um seguro ajuda a minimizar os danos e perdas decorrentes de um sinistro. Dessa forma, sempre que houver uma ocorrência, o seguro pode ser acionado e a empresa pode ser indenizada de acordo com o valor apontado nas notas fiscais das mercadorias.
2. Treinamento dos motoristas
Essa também é uma ação que visa à prevenção de perdas. O treinamento dos motoristas envolve orientações a respeito da direção segura, tempo de descanso necessário, alimentação adequada, dicas de segurança, o limite de peso de carga, a importância de seguir o planejamento de rotas e de reportar qualquer ocorrência imediatamente, por exemplo.
Enquanto a questão das rotas facilita o monitoramento, as demais ajudam a prevenir acidentes com o motoristas, terceiros, ou com a carga.
3. Check list nos veículos
Por mais que a empresa adote uma política de manutenções periódicas, vale a pena realizar check lists nos veículos antes de cada viagem. Isso inclui a conferência do limite de peso, de excesso de cargas, a calibragem dos pneus e se todos os documentos estão em ordem, por exemplo.
Além de evitar possíveis problemas mecânicos que podem ocorrer, essas medidas ajudam a evitar acidentes — como tombamentos, por exemplo — ou mesmo atrasos e multas ocasionados por documentação errada ou incompleta.
4. Planejamento de rotas
O planejamento de rotas, já citado anteriormente, é uma das atividades mais importantes no transporte de cargas. Além de contribuir para a redução de custos, ele otimiza o roteiro de entregas e, ainda, facilita o monitoramento de cada veículo que está em trânsito. Assim, caso alguma haja alguma ocorrência, é possível saber, com maior precisão, onde ela aconteceu.
5. Rastreamento dos veículos
Equipar os veículos com GPS e realizar o rastreamento dos transportes em tempo real é uma das formas mais eficazes do monitoramento de cargas. Por meio dessa ação, você consegue saber qual é a localização de cada veículo com a maior precisão possível, o que permite acompanhar o status de cada entrega, além de ajudar a identificar o local das ocorrências.
Essa rastreabilidade também pode ser alcançada por meio de câmeras, que são instaladas no veículo e ajudam a identificar ocorrências e os responsáveis, ou mesmo o comportamento dos colaboradores, por exemplo.
6. Monitoramento de ocorrências
Atualmente, é possível contar com a tecnologia para manter contato com os motoristas. Sendo assim, cada vez que há uma ocorrência, o funcionário pode entrar em contato com a empresa e relatar o acontecimento e sua localização.
No caso de uma quebra, por exemplo, para que o motorista não passe muito tempo sozinho na beira da estrada, você — sabendo da informação em tempo real — pode enviar outro veículo para realizar o transbordo e seguir o transporte, no menor tempo possível, minimizando os riscos.
7. Contato com o cliente
Outra forma de realizar o monitoramento de cargas e garantir que a entrega foi realmente feita ao cliente é solicitando um aceite formal. Além de ser feito por meio da assinatura dos documentos, pode ser solicitado que o consumidor entre em contato com a central, relatando que o pedido foi entregue, sem avarias ou extravios, por exemplo.
Como podemos ver, o monitoramento de cargas é muito importante para que os gestores consigam planejar melhor suas ações e minimizem a possibilidade de os riscos se concretizarem. Porém, para que o transporte seja feito com a maior segurança possível, é preciso ir além de adotar soluções que ajudem no rastreamento dos veículos. Nesses casos, o planejamento, assim como ações de prevenção, são fundamentais.
O que achou do post de hoje? Suas dúvidas a respeito do monitoramento de cargas foram esclarecidas? Utilize os comentários para compartilhar suas experiências, opiniões, ou deixar alguma questão. Participe!