Marketplaces e soluções GS1: entenda a transformação digital nos setores de moda, cosméticos e eletroeletrônicos
A intervenção digital transformou por completo os hábitos de consumo. Hoje, os varejistas e lojistas precisam lidar com os desafios impostos pelo mercado omnichannel, que envolve o uso de diferentes ferramentas digitais e uma certa integração com o comércio físico.
A instantaneidade da internet criou consumidores cada vez mais impacientes e sedentos por informações, sempre desejando obter dados precisos e confiáveis de imediato. O modelo de negócios visa proporcionar aos clientes o produto certo, no momento certo e no lugar certo – uma combinação indispensável para se alcançar o sucesso nas vendas online.
Diante desse cenário que molda o “novo normal” do varejo, podemos destacar alguns setores que foram amplamente transformados pela popularização dos marketplaces e também pelas soluções disponibilizadas pela GS1 Brasil. Confira exemplos de sucesso que continuam a se beneficiar no setor varejista:
Moda
Segundo levantamento da Visa Consulting & Analytics, o setor de moda e vestuário apresentou um crescimento no e-commerce de 16% em 2022; no Natal de 2023, liderou as vendas de todo o comércio virtual brasileiro, com vantagem de 2,4% em relação às demais categorias. De todos os produtos pesquisados durante o período, 60% deles foram relacionados a roupas.
Esses números apenas comprovam como o setor de moda foi beneficiado pelos marketplaces e os padrões GS1. Muito disso parte da ascensão dos pequenos empreendedores, que têm a oportunidade de anunciar seus produtos em escala nacional e popularizar seu negócio através da exposição proporcionada pelos marketplaces.
Além dos já tradicionais códigos de barras com EAN/GTIN, a GS1 Brasil também colabora com o setor através do padrão EPC/RFID, que aumenta o nível de precisão em relação a disponibilidade de produtos e controle de estoques das lojas.
Cosméticos
O setor de beleza e cosméticos foi igualmente beneficiado pela ascensão dos marketplaces. O crescimento anual em 2022 foi de 64%, enquanto em 2023 alcançou a marca de 73%, de acordo com dados da Rakuten Advertising. O público feminino domina este mercado, muito por causa da popularidade das redes sociais e das influenciadoras digitais, que acabam servindo como embaixadoras de algumas marcas.
Novamente, os marketplaces serviram de ponte entre uma variedade praticamente infinita de produtos e o consumidor, que pode escolher algo que lhe agrade com muito mais facilidade. Graças ao padrão EAN/GTIN dos códigos de barras da GS1 Brasil, é possível até mesmo encontrar produtos de acordo com sua composição e características bem específicas, um recurso que só é possível com nossa ferramenta de identificação única de mercadorias.
Eletroeletrônicos
Em relação à venda de eletroeletrônicos no geral, os marketplaces também predominam, com números que já se mostram dominantes há alguns anos. Segundo levantamento da empresa alemã GfK, em 2021 o setor apresentou um aumento de 211% nas vendas online, seguido de 10,5% em 2022 e 1,4% somente no primeiro bimestre de 2023.
Esses dados reforçam uma tendência de mercado que chegou para ficar, indicando que os consumidores não têm mais receio de adquirir eletroeletrônicos pela internet – independente do valor. A praticidade de acessar um marketplace e encontrar uma vasta variedade de modelos daquilo que se procura, além de comprar com apenas alguns cliques, reforça o papel dessas plataformas em meio a tamanho sucesso.
Da mesma forma, o EAN/GTIN da GS1 Brasil também contribui com o setor, desempenhando um papel crucial em todo o processo logístico. Qualquer tipo de problema relacionado a defeitos ou insatisfação do cliente podem ser facilmente resolvidos através da logística reversa, permitindo identificar o item problemático rapidamente e, se necessário, o tirando de circulação após a devolução.
Esses são apenas alguns exemplos de como os padrões GS1, ao lado dos marketplaces, vêm transformando o setor de comércio e varejo.