Inovação na cadeia de suprimentos: a GS1 Brasil na vanguarda da tecnologia

Um dos maiores desafios do meio corporativo moderno é se adaptar e implementar novas tecnologias em sua operação. A todo momento, ferramentas são aprimoradas e inovações são lançadas no mercado, forçando as empresas a aprender mais sobre essas novidades e buscar novas formas de explorar tais recursos dentro da sua rotina operacional.

Quando o assunto é inovação e tecnologia na cadeia de suprimentos, a GS1 Brasil se destaca como uma das precursoras dessas tendências! Antes mesmo de muitas dessas ferramentas se popularizarem, a GS1 já possuía padrões e serviços que viriam a se tornar cruciais para o desenvolvimento dessas tecnologias dentro do setor de comércio e varejo.

A seguir, confira algumas das principais tecnologias do momento e como a GS1 Brasil colaborou com sua popularização dentro da cadeia de suprimentos.

Blockchain

A tecnologia blockchain é um dos pilares do mundo empresarial nos dias de hoje. Através dela, as empresas conseguem armazenar dados em blocos, todos eles interligados em uma cadeia de informações. A união de todos esses blocos cria uma sequência de dados imutável, que pode ser compartilhada de forma transparente e generalizada dentro de uma corporação.

No setor de comércio e varejo, essa tecnologia é utilizada para acompanhar pedidos, pagamentos e transações diversas, algo que é muito comum dentro do e-commerce. O blockchain precisa trabalhar com padrões para ser capaz de aplicar suas funcionalidades e, através dos códigos de barras e diversos outros serviços da GS1 Brasil, torna-se capaz de elevar a eficiência corporativa a um novo patamar.

A GS1 Brasil colabora com os sistemas que o utilizam através do fornecimento de informações confiáveis e de grande importância sobre a cadeia de suprimentos.

Internet das Coisas (IoT)

A evolução da internet e do meio digital criaram o fenômeno conhecido como Internet das Coisas (ou Internet of Things), que combina o mundo físico com o virtual para tornar nosso dia a dia mais prático. Através da automação de processos, a tecnologia é capaz de assumir funções básicas em diversos campos para garantir que nossa rotina se torne cada vez mais fácil.

Os padrões GS1 são um dos responsáveis por unir o mundo físico com o digital no comércio e varejo. Ferramentas como os códigos de barras e os códigos 2D são capazes de escanear diversas informações cruciais sobre a cadeia de suprimentos em segundos, transmitindo tudo presente na etiqueta para um sistema 100% digitalizado. Recursos como esse são fundamentais para a evolução da IoT.

Inteligência Artificial (IA)

As inteligências artificiais são as protagonistas desse período que chamamos de Indústria 4.0, a quarta revolução industrial. Quase todas as principais tecnologias citadas neste texto e diversas outras dependem do uso de IAs para realizar suas principais funções, como é o caso da Internet das Coisas, cuja automação fica a cargo de algoritmos capazes de aprender e assumir funções através do machine learning (aprendizagem de máquina).

Da mesma forma, essas IAs também dependem de padrões eficazes para conseguir retirar dados e trabalhar com eles. A combinação dos padrões GS1 com as inteligências artificiais criou um comércio varejista ainda mais eficaz e preciso, trabalhando com uma quantidade muito maior de dados e automatizando tarefas simples. Tudo isso colabora imensamente com a logística interna das empresas.

Big Data

O termo big data é utilizado para designar a apuração e a análise de uma quantidade muito grande de dados, em uma escala praticamente impossível de ser acompanhada pela mente humana. Novamente, as inteligências artificiais assumem o papel de avaliar todo esse mar de informações em busca de elementos úteis para as vindouras estratégias da corporação. 

Mais uma vez, podemos ver como o uso de dados e informações é crucial dentro do meio empresarial. Há décadas, a GS1 Brasil vem oferecendo padrões que trabalham diretamente com esses fatores e garantem alguns dos pilares básicos para o sucesso dessas tecnologias, como segurança, transparência e eficiência. Com os códigos de barras da GS1, o acesso a dados de extrema importância se torna ainda mais prático e acessível em uma escala global. 

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela GS1 Brasil ou como se tornar um associado, acesse nosso site!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.