Entenda em 3 passos como um Hub de Integração pode melhorar as suas vendas
Os marketplaces não são mais apenas uma mera tendência, eles se tornaram o presente e o futuro do varejo digital.
Segundo pesquisa realizada pela ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o e-commerce teve uma inserção de 11,5% no varejo total de em 2021, superando as expectativas traçadas pela Neotrust e BGT, que tinham previsto um número bem mais abaixo, por volta de 8,1%.
Hoje em dia os marketplaces representam cerca de 80% desse volume total de transações no varejo digital, que são representadas por grandes empresas como Mercado Livre, Amazon, Magalu, Americanas, Shoppe e muitas outras.
Esses canais de venda acabaram se apresentando como uma alternativa viável para lojistas de todos os tamanhos que estavam buscando dar continuidade ou até mesmo um start no seu empreendimento.
Vamos relembrar: o que é um hub de integração?
De modo geral, ele é um software criado justamente para auxiliar e ser um verdadeiro parceiro dos vendedores que anunciam o seu catálogo de produtos via marketplaces.
Essa ferramenta consegue sincronizar e centralizar todas as informações da sua loja em cada canal de venda, assim você consegue gerenciar absolutamente tudo por apenas um painel, sem precisar abrir outras abas.
Além disso, ele vai automatizar todas as práticas que antes eram feitas manualmente. A ideia é facilitar e otimizar toda a execução do seu negócio, deste jeito o vendedor ganha mais tempo para pensar em estratégias de venda, novas parcerias ou até mesmo tirar um tempo para descansar.
De que formas ele vai aumentar as suas vendas?
1. Possibilidade de anunciar em vários marketplaces
Aqui fica a primeira prova de que, quase de forma imediata, a utilização de um hub de integração vai impactar positivamente o lojista, pois essa plataforma proporciona que você venda em quantos marketplaces quiser ao mesmo tempo.
É muito simples: quanto mais lugares você conseguir anunciar seus produtos, melhor!
Se a ideia principal de vender nos marketplaces é aproveitar o alto volume de tráfego, então potencialize isso aproveitando a oportunidade de estar presente nos mais acessados.
Com todos os dados de cada canal de venda sincronizados, a probabilidade de ocorrer algum erro, como um furo de estoque é praticamente nula.
Dica: procure por um hub que tenha integração com diversos marketplaces, que te ofereça um catálogo amplo e robusto de oportunidades e possíveis parceiros.
2. Agrega valor nos anúncios através de funcionalidades
Com todo seu estoque sincronizado, fica muito mais fácil o lojista utilizar técnicas de vendas mais assertivas para melhorar o seu faturamento.
A mais eficaz é a criação de Kit de produtos, que consiste em um processo simples (se for automatizado pelo hub) de agrupar diversos produtos em único anúncio. Além disso, é possível criar um código EAN para cada kit produzido, existem alguns marketplaces que requerem isso.
É importante enfatizar que eles precisam conversar entre si, seguindo uma lógica estratégica.
Pense em itens que se complementam, como por exemplo, colocar em um único kit um par de chuteiras, meiões, caneleiras e uma bola.
A ideia é agregar valor à oferta, assim o consumidor gasta mais em uma única compra e isso acaba aumentando o valor do ticket médio do seu negócio.
Sem contar que acaba gerando uma rotatividade maior naquele estoque que se encontra encalhado.
3. Disponibiliza dados sobre as vendas
Centralizar as informações mais importantes do seu negócio como fluxo de vendas por canais pode ser trabalhoso e cheio de falhas quando todas as suas vitrines não possuem integração entre si.
Hubs de integração com o foco em performance possuem um dashboard com relatórios e dados para facilitar na tomada de decisões e garantir a assertividade durante suas tomadas de decisão .
Que tipo de dados um hub de integração focado em performance possui?
- Inteligência artificial que apresenta uma média de dias para o fim do seu estoque;
- Volume de vendas por marketplace
- Ranking de produtos mais vendidos e ticket médio
- Informações de como vão as vendas semanais, mensais e totais em cada marketplace
Tudo isso atrelado a uma visualização sem complicações dessas informações permite que todo vendedor seja um verdadeiro estrategista.
Plugg.To., hub de integração para Marketplaces