Entenda como os códigos de barras funcionam

Sabia que o código de barras é considerado como um “RG do seu produto”? Ele é único no mundo todo e é fundamental para vendas em todo tipo de varejo, seja física ou on-line. Por isso, entender como os códigos de barras funcionam é muito importante para garantir que o seu negócio esteja organizado e atuando de acordo com as normas do comércio.

Quer saber exatamente como os códigos funcionam e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então, leia este artigo até o fim!

O que é um código de barras?

O código de barras é algo simples e que já transforma o mercado há mais de 50 anos. Está presente em todos os produtos do varejo e é utilizado para identificação dos mesmos. 

A ausência de códigos de barras em qualquer negócio pode ocasionar imprecisão nas informações sobre produtos, problemas nos controles, muitos erros na gestão de estoques e até mesmo lentidão no atendimento ao cliente. E ninguém quer isso para a sua empresa, não é mesmo?

Confira como ele é importante para qualquer transação e seus principais benefícios:

  • Melhora no relacionamento com outras empresas;
  • Agilidade na leitura de dados;
  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização do estoque;
  • Aumento da rastreabilidade e da visibilidade;
  • Mais segurança nas informações;
  • Controle no transporte e na logística.

Existem vários tipos de códigos, sendo o mais comum aquele que é usado nos produtos vendidos no varejo, que são chamados de códigos EAN-13. Ele é formado por duas partes:

  • Número do código: chamado de GTIN (Número Global de Item Comercial), trata-se de uma numeração padronizada globalmente pela GS1. Ela garante que o código do seu produto seja exclusivo em qualquer lugar do mundo.
  • Barras: são a representação gráfica dos números, ou seja, do GTIN, e contêm todas as informações necessárias sobre o produto.

Fique ligado: a maioria dos grandes varejos e marketplaces usam códigos de barras da GS1, por exemplo: Pão de Açúcar, Carrefour, Amazon, B2W, Magazine Luiza, Mercado Livre, Hirota, Mambo etc.

Como os códigos de barras funcionam?

Chegou a hora de entender qual é o mecanismo desses códigos e como eles funcionam. Por mais que pareçam simples, contam com um sistema muito organizado criado a partir de combinações numéricas representadas pelas listras nas etiquetas.

O princípio é o mesmo da computação em geral: o código binário. Isso quer dizer que as listras representam uma sequência de zeros e um e o resultado é a descrição do produto de acordo com uma base de dados consultada pelo equipamento de leitura.

O código de barras é dividido em partes iguais, sejam pretas ou brancas. Assim, o computador lê o código e identifica quais colunas têm cor ou não e atribui número 0 e 1 para as variações. Os números 1 são referentes às faixas pretas, e os números 0 às faixas brancas. 

O padrão atribuído à sequência dá sentido a tudo. O número é dividido em quinze sessões divididas da seguinte maneira:

  • Três são os limites laterais e o centro do código.
  • As doze seções restantes, com sete dígitos cada, são separadas em duas partes, uma à esquerda e outra à direita.

O primeiro número à esquerda é sempre ímpar e o último à direita sempre par. Dessa forma, quando o computador lê da esquerda para a direita, por meio dos códigos binários nas barras, é capaz de processá-lo e enviar as informações do produto para a tela.

Conheça também o Código 2D

Além do código de barras, o mercado também já conta com outras soluções, como o Código 2D, que é bidimensional e traz revolução e facilidade aos processos de compra. Apesar de algumas variações, o mais conhecido é o QR Code, você provavelmente usa muito no seu dia a dia.

Provavelmente você não sabia que um código de barras envolvia tantas coisas, não é mesmo? Essa é uma ferramenta imprescindível para qualquer varejista, portanto, se estiver pensando em ter o seu próprio negócio, não deixe de criar os códigos para os seus produtos com a GS1 Brasil!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.