Entenda como a GS1 Brasil transforma devoluções de compras em oportunidades de excelência

Para um vendedor, a devolução de um produto pode soar como algo totalmente negativo e até mesmo frustrante. No e-commerce, essa ocorrência pode ser ainda pior, devido a todos os processos logísticos e gastos relacionados a empacotamento, envio e transporte. Contudo, é necessário pensar um pouco fora da caixa e transformar essas adversidades em vantagens para o seu negócio.

De acordo com um levantamento da e-Bit, aproximadamente 7% de todas as compras on-line realizadas em um período de 12 meses são trocadas ou devolvidas, o que representa cerca de 3,5 milhões de pedidos. Isso exige uma logística reversa muito eficiente, pois ainda que seja algo negativo, existe um fator ainda mais importante que está em jogo: a satisfação do cliente.

A seguir, entenda como as devoluções podem ajudar a tomar decisões mais assertivas dentro de um negócio e qual o papel da GS1 Brasil em transformar tudo isso em oportunidades de excelência.

Por que tirar vantagem das devoluções?

A devolução de um produto nem sempre parte de motivações totalmente negativas. É comum associarmos o ato a produtos defeituosos ou de má qualidade, o que nem sempre representa a realidade. As pessoas que compram pela internet também estão sujeitas a se arrependerem de suas compras, pois estão sujeitas a criarem expectativas que não correspondem ao produto. 

Por esse motivo, da mesma forma que um cliente confiou o suficiente na loja para realizar uma compra ali, ele também espera que a empresa aja com eficiência e resolva seu problema sem demora. É aqui que entram as oportunidades, pois, ainda que seja uma devolução, não deixa de ser um serviço prestado. O nível de preparo de um lojista para lidar com esse tipo de situação pode definir se aquele consumidor voltará ou não a fazer negócios na sua loja.

Além de providenciar um código de devolução que garante a postagem do produto sem custos para o cliente, o lojista também deve se aproveitar de outros meios para garantir total satisfação na transação. Se o consumidor não ficou satisfeito com o produto, é possível incentivá-lo a comprar outro que seja mais do seu agrado, seja através de mensagens automáticas, e-mail marketing e mais.

Coletar feedbacks, oferecer cupons de desconto e atualizar o tipo de anúncio enviado para aquele indivíduo são alguns exemplos de como garantir transações mais satisfatórias para ambos os lados no futuro.

Como a GS1 Brasil colabora com a logística reversa?

Da mesma forma que os códigos de barras da GS1 Brasil colaboram com a rastreabilidade na entrega de produtos, eles também são igualmente eficazes em termos de logística reversa. O processo ainda é exatamente o mesmo, com a única diferença de que o destinatário será o próprio vendedor, ao invés do consumidor.

Indo além da rastreabilidade, a GS1 Brasil também garante que produtos defeituosos sejam facilmente eliminados de circulação através da identificação única de cada código de barras. Com um EAN/GTIN específico, torna-se possível identificar quais produtos foram devolvidos por motivos de defeito ou mau funcionamento, garantindo que eles não voltem a ser vendidos e, por consequência, evitando que outros clientes fiquem insatisfeitos. 

É através desses recursos que as devoluções deixam de ser uma desvantagem e se tornam oportunidades no crescimento de um negócio focado em comércio e varejo. Ainda não solicitou seu código de barras GS1? Acesse o nosso site e saiba como se tornar um afiliado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.