Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Quem nunca foi às compras e levou para casa um produto de marca desconhecida, apenas porque ficou atraído pela embalagem? Provavelmente, isso já aconteceu com você. Algumas empresas conseguem encantar o cliente desde a apresentação, ou seja, nas embalagens de produtos.

\r\n

É como se a mercadoria fosse o seu próprio marketing, tamanha a importância da aparência. Nesse sentido, a beleza é um fator decisivo na hora da compra. As embalagens têm o poder de seduzir o consumidor, porque ela se comunica diretamente com ele. Mas, como conseguir esse nível de engajamento? É o que você saberá agora, a partir das dicas que separamos. Acompanhe!

\r\n

1. Pense na experiência do consumidor

\r\n

O consumidor é a pessoa mais importante no projeto de embalagem, afinal, todo esse trabalho é para atender às suas necessidades e agradá-lo da melhor forma possível. Ao levar um produto para casa, a pessoa vai manuseá-lo e entrar em contato com a marca.

\r\n

Esse momento pode ser mágico se você conseguir transmitir algum tipo de emoção com o seu produto. Existem embalagens que são úteis mesmo depois do consumo. Um pote de iogurte no formato de coelhinho, lançado na véspera da Páscoa, pode se destacar em meio a tantos outros produtos na gôndola de frios. Depois de tomar o iogurte, uma criança certamente vai gostar de brincar com a embalagem.

\r\n

2. Dê mais visibilidade ao produto

\r\n

Se o seu produto tem um design próprio e diferenciado, como a forma de bichos, carinhas desenhadas ou qualquer tipo de ilustração que se diferencie dos concorrentes, é interessante pensar em uma embalagem que seja capaz de evidenciar essas características.

\r\n

Uma ideia é usar plástico transparente em um ponto estratégico da embalagem, de forma que não prejudique a apresentação da marca e as especificidades do produto e, ao mesmo tempo, deixe essas características bem visíveis.

\r\n

3. Utilize embalagens de produtos bem-humoradas

\r\n

O humor é um recurso muito utilizado para causar impacto, porque todo mundo se interessa pelo que é engraçado e isso gera sorrisos e comentários. Fazer alguém sorrir é uma forma de fugir do tradicional e ser mais ousado. E ousadia é um ótimo ingrediente para se destacar da concorrência.

\r\n

A indústria de lâmpadas Philips desenvolveu uma embalagem que ilustra a foto de Einstein e uma lâmpada posicionada acima de sua cabeça, sugerindo que o físico acabou de ter uma ideia. Muito original, não é mesmo? Imagine o quanto esse produto se destaca dos demais nas gôndolas dos supermercados!

\r\n

4. Procure unir beleza à funcionalidade

\r\n

Muitas marcas bem-sucedidas conseguem agradar ao público pelo fato de unir beleza e funcionalidade. Funcional significa praticidade, facilidade em operar ou manejar. Bom mesmo é oferecer funcionalidade com algo a mais. Recentemente, a Brahma lançou uma embalagem que, após aberta, se transforma em um copo.

\r\n

Nesse caso, o fabricante fez uma pesquisa com os consumidores e constatou que beber a cerveja em recipientes com bocas largas era a forma preferida da maioria. A empresa se inspirou em uma cervejaria da África do Sul, que usa o mesmo tipo de embalagem.

\r\n

5. Use rótulos criativos

\r\n

Uma embalagem que possui um design simples pode fazer muito sucesso se caprichar na criatividade do rótulo. A indústria de bebidas Do Bem desenvolveu caixinhas de suco multicoloridas com frases bem informais, como: “fure aqui” e “vai com tudo”. Esse jeito despojado é uma estratégia irreverente para interagir com o público.

\r\n

Outra marca que criou rótulos criativos foi a Crystal, fornecedora de água mineral que lançou a embalagem Crystal Eco. A etiqueta diferenciada informa as novas características da embalagem: 20% menos plástico na fabricação, mais flexibilidade e praticidade para reciclar. As empresas que demonstram zelar pelo meio ambiente são muito bem-vistas pela sociedade atual. Pense nisso!

\r\n

6. Inove nas ilustrações

\r\n

Uma forma de fazer com que a embalagem chame atenção em qualquer prateleira é inovar nas ilustrações. A indústria americana de sucos Fruit Juice Packaging criou uma nova roupagem para vender o seu produto: a aparência e a textura das caixas simulam as frutas disponíveis como sabor.

\r\n

O mais interessante dessa ideia é a simplicidade, pois além de ilustrar a própria fruta, as embalagens contêm poucas informações. O vermelho do morango e o amarelo da banana aliados a detalhes realísticos dessas frutas comunicam com muito estilo o que seria necessário dizer em palavras.

\r\n

7. Crie edições limitadas

\r\n

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? São as decisões que o nosso cérebro toma por influência de alguma coisa que vemos, ouvimos, sentimos. A frase “edição limitada”, por exemplo, é muito utilizada para ativar o gatilho de urgência.

\r\n

Funciona assim: ao saber que um produto vai ficar disponível por tempo reduzido, o desejo em adquiri-lo aumenta. Esse valor é mais perceptível ainda quando as pessoas começam a querer colecionar ou expor como decoração, principalmente no caso de objetos.

\r\n

8. Crie edições especiais

\r\n

Uma estratégia muito eficiente para interagir com o consumidor e aumentar consideravelmente o engajamento com a marca é criar edições especiais. Nesse caso, é preciso mudar o design da embalagem ou o rótulo do produto de um jeito diferente do convencional.

\r\n

Esse é o momento ideal para dar asas à criatividade. O que poderia merecer uma edição especial: o lançamento de um novo sabor, alusão a um evento nacional ou internacional, como Carnaval, Festa Junina e Copa do Mundo? Motivos não faltarão, e tudo vai depender do seu nicho de negócios e público-alvo.

\r\n

Você se lembra de quando a Coca-Cola lançou garrafas com nome de pessoas? Foi uma ação de marketing muito bem elaborada que interagiu com o público. Muita gente procurou a lata que continha o seu nome para guardar de lembrança e ainda postou a foto nas redes sociais. Assim, a marca conseguiu proporcionar uma excelente experiência de compra.

\r\n

Como você viu, as embalagens de produtos oferecem inúmeras possibilidades para encantar o consumidor. Com criatividade e ideias inovadoras, é possível impulsionar qualquer estratégia de marketing com foco nas vendas.

\r\n

Quer saber mais sobre a importância da embalagem para o sucesso do seu negócio? Leia também: Embalagens personalizadas: entenda por que vai muito além do marketing.

\r\n

 

\r\n

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert