Criando seu próprio calendário comercial sem depender de datas comemorativas
Empresas que atuam no setor de comércio e varejo já estão acostumadas a seguir um calendário comercial bem específico. Existem algumas datas comemorativas imperdíveis para alavancar as vendas, como é o caso do Dia das Crianças, Dia das Mães, Natal etc., além de outros eventos que já se tornaram tradição no segmento, como a Black Friday.
Seja no comércio físico ou nos marketplaces, adotar essas ocasiões como parte da estratégia de negócios é uma medida necessária. Contudo, ainda existem alguns períodos pouco rentáveis para as vendas, geralmente concentrados nos meses de férias e viradas de semestre. Aqui cria-se uma necessidade de usar a criatividade, incrementando seu calendário comercial com celebrações exclusivas.
A seguir, entenda melhor como superar esses períodos de baixa procura e atrair clientes mesmo em datas menos convencionais.
Explorando pontos fracos
O primeiro passo para estabelecer um calendário social mais autêntico é identificar quais são os maiores pontos fracos da empresa, em termos de venda. Ainda que existam muitas datas comemorativas para serem exploradas, nem sempre todas elas podem ser rentáveis para uma determinada empresa, levando em consideração o perfil de consumidor com que trabalha.
Lojas que não vendem brinquedos, por exemplo, apresentarão uma procura baixa durante o Dia das Crianças. Por isso, estabelecer quais períodos demandam uma necessidade maior de celebrações ajuda a planejar os próximos passos com mais eficiência.
Criando novas datas comemorativas
Assim como a Black Friday foi criada para suprir uma necessidade geral do setor varejista, qualquer empresa tem a liberdade de explorar a mesma estratégia para seus próprios interesses. Criar uma ou mais datas exclusivas da loja é o caminho para melhorar as vendas durante os períodos mais fracos – e o melhor: por se tratar de uma campanha autêntica, dificilmente poderá ser copiada pela concorrência em sua totalidade.
Um exemplo simples: o aniversário da loja é uma boa oportunidade de criar ofertas e oferecer promoções ao público. Além de reduzir alguns preços, é possível proporcionar cupons exclusivos válidos somente para aquela ocasião, incentivando os clientes a comprarem algo (mesmo que não exista uma intenção de compra prévia). A oportunidade de fechar um “negócio imperdível” é uma poderosa ferramenta de persuasão.
Além disso, esses serão períodos dos quais sua empresa poderá usufruir quase que exclusivamente, já que a concorrência não será a mesma das datas comemorativas. Em celebrações previamente estabelecidas, todas as lojas entram em uma fase de ofertas, tornando tudo muito competitivo. Um calendário próprio ajuda a superar esses obstáculos com mais facilidade.
Reforçando sua base de clientes
Uma vez que um consumidor compra algo na sua loja dentro de uma dessas datas exclusivas, ele certamente voltará a procurá-la futuramente. Estabelecer um calendário único e criativo ajuda a fortalecer a base de clientes a longo prazo, incentivando as pessoas a sempre ficarem atentas às futuras promoções.
Não menos importante, também acaba sendo uma poderosa ferramenta de marketing. Basta uma compra para incluir um consumidor na mira de todos os seus canais de comunicação, incluindo e-mail marketing, mensagens por WhatsApp e muito mais. Caso o indivíduo se sinta satisfeito com a compra, ele certamente voltará a comprar – mesmo fora de períodos promocionais!
Apostar nesse tipo de estratégia certamente é muito benéfico para as empresas que buscam formas de se destacar nos marketplaces