Conheça o impacto do código de barras na exportação de produtos brasileiros

Exportar produtos para outros países pode parecer um processo difícil e altamente burocrático, principalmente porque cada nação possui suas próprias regras de mercado e métodos de padronização de produtos. Contudo, a boa notícia é que os códigos de barras GS1 Brasil são universais e reconhecidos em mais de 150 países, então quem escolhe trabalhar com nossas soluções acaba facilitando consideravelmente esse aspecto.

É claro que ainda existem muitas exigências envoltas à exportação de mercadorias e não basta somente utilizar o código de barras. Por mais que seja útil, ele nem sequer está dentre os requisitos para se exportar um produto, por isso acaba sendo uma medida adicional que é adotada pela maioria das empresas, tanto por segurança quanto por praticidade. 

A seguir, falaremos um pouco mais sobre o que está envolvido nesse processo e como o código de barras traz um impacto positivo sobre a exportação de produtos.

Requisitos para exportação

Toda empresa que deseja começar a vender produtos para fora do país precisa estar devidamente registrada nos órgãos competentes, a fim de evitar qualquer tipo de complicação legal. Também é importante investir em uma equipe de gestão direcionada especificamente para isso, pois cada país para qual se deseja exportar as mercadorias trará uma série de desafios burocráticos que exigirão tempo e empenho dos profissionais envolvidos.

É sempre importante estudar minuciosamente o mercado que deseja explorar e analisar se realmente vale a pena exportar produtos para tal destino. Muitas vezes, os impostos cobrados e a concorrência local acabam resultando em lucros mínimos ou até mesmo inexistentes. Estude com cuidado em quais países seria mais viável expandir a marca, sempre seguindo todo o passo a passo de planejamento utilizado no mercado brasileiro.

Como o código de barras pode ajudar?

Como já citado anteriormente, o uso de código de barras não é obrigatório para produtos exportados, mas quando se está lidando diretamente com uma empresa, muitas vezes o próprio cliente exige que todos os itens estejam devidamente cadastrados. Isso não só facilita sua identificação como também permite rastreá-los, como uma garantia de que chegarão corretamente até o destino esperado.

A GS1 possui um sistema global de padronização de produtos, então toda empresa parceira consegue identificar mercadorias com facilidade, independentemente do país de origem. Com nossos códigos, é capaz de verificar a procedência do produto, garantindo que é original e possui a qualidade esperada. Ao pesquisar pelo Global Trade Item Number (GTIN), é possível verificar se a mercadoria possui o selo “Verified by GS1”, uma prova de autenticidade que garantimos aos nossos clientes, o que ajuda a combater fraudes e falsificações.

Em raros casos onde um lote defeituoso acaba sendo comercializado, também é possível rastreá-lo e recolhê-lo graças aos recursos de rastreio do código de barras. Tudo isso é benéfico para todas as partes envolvidas: para quem exporta, pois aumenta sua reputação no mercado internacional; para os varejistas, que compram e repassam apenas mercadorias de qualidade e, por fim, para o consumidor, que estará adquirindo um produto original.

Todos estes fatores agilizam tanto o processo que, no fim, o simples fato do produto contar com um código de barras já é o suficiente para facilitar todas as relações comerciais!

Clique aqui para saber mais sobre os códigos de barras GS1 e todas as suas vantagens

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.