Conheça a importância da GS1 Brasil para o universo dos códigos de barras

A entidade tem forte e sólida liderança em se tratando de gerenciamento de estoques via código de barras, e também em outras áreas.

A GS1 possui seu nome intimamente ligado ao código de barras – uma criação às vezes pouco lembrada, mas vital para que a economia de nosso tempo funcione e prospere.

Em termos gerais, o código de barras consiste em um sistema de representação de dados de forma visual, o qual seja legível por sistemas capazes de decodificar as informações  (leitores de códigos de barras).

Falando em termos técnicos, um código de barras é representado pela variação das larguras e pelos espaçamentos de linhas paralelas de suas barras.

Tais códigos, também conhecidos como lineares ou unidimensionais, podem ser decodificados (e portanto, lidos) por scanners óticos, os quais normalmente emitem um feixe de laser vermelho que percorre a totalidade das barras.

Os dados captados por tal verificação são compreendidos pelo computador. Este, por sua vez, os converte em letras ou números capazes de serem também lidos (e compreendidos) por seres humanos. Comércio, indústria, serviços, até mesmo a agricultura e a mineração – hoje em dia, não existe campo da atividade econômica que não use códigos de barras.

A GS1 Brasil se orgulha de ter iniciado uma densa transformação digital na economia brasileira com seu código de barras.

Ele é usado por empresas de todos os portes; elas os empregam, os códigos de barras, para comercializar seus produtos em lojas físicas – e, inclusive, de forma surpreendente, também em lojas on-line.

É preciso frisar que a GS1 é uma organização neutra, a qual reúne líderes da indústria, governo, órgãos reguladores, o mundo acadêmico e associações, as quais visam seguir criando soluções que se baseiam em padrões que tenham por objetivo assegurar a confiabilidade dos dados expressos por tais códigos, onde quer que os mesmos sejam usados.

E o uso de códigos de barras é bastante simples e rápido de ser implantado. Não são poucas as companhias brasileiras, ou com forte presença no Brasil, que usam o padrão GS1 de códigos de barras.

Vamos conhecer algumas:

  • Pão de Açúcar
  • Carrefour
  • Walmart
  • Amazon
  • Google
  • Alibaba etc.

Estas companhias (várias delas, percebe-se, multinacionais) se beneficiam dos códigos de barras da GS1.

Tais códigos são, por fim, representações gráficas (imagens expressas em barras claras e escuras) empregadas por modelos computacionais. Tais representações são reconhecidas através de leitura ótica, e através desta mesma leitura informam os números e/ou as letras que constituem um código de barras da GS1.

É importante, aqui, destacar os campos da economia brasileira que estão se beneficiando, mais e mais, dos códigos de barras da GS1.

Atualmente, os principais setores com soluções de rastreabilidade em desenvolvimento pela GS1 Brasil são:

  • Cadeia de medicamentos e produtos para saúde
  • Cadeia da carne bovina
  • Produtos alimentícios
  • Produtos frescos (FLV)
  • ​Matérias-primas e material de embalagem

A impressionante diversidade dos campos econômicos que empregam nossos códigos de barras (e a quantidade deles não para de crescer) demonstra, mais uma vez, que o futuro se expressa nesta tecnologia, a qual deve seguir norteando as aplicações em se tratando de transmissão de informações e rastreabilidade, no Brasil e no mundo.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.