Conheça 10 tendências em rotulagem que estão em alta

O setor de embalagens por muito tempo esteve focado apenas em criar embalagens para aumentar a durabilidade do produto, permitir um empacotamento mais rápido e, acima de tudo, criar um rótulo visualmente atraente, com o propósito de conquistar o cliente logo na gôndola, afinal, a primeira impressão é a que fica!

Atualmente, essas características seguem sendo importantes, mas hoje há outros fatores que também se tornaram fundamentais para criar uma rotulagem que atenda o consumidor moderno, que por sinal, está muito mais preocupado com sua saúde, pautas ambientais e legislações.

E por falar nesse assunto, a existência de legislações sobre rotulagem é de extrema importância, tanto que hoje a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) possui legislações que contemplam este segmento e que sempre estão sendo atualizadas de acordo com os avanços e tendências do varejo e da indústria.

Diante disso, planejar e criar corretamente os rótulos é um fator chave. Quer entender melhor o porquê? A seguir separamos 10 tendências em rotulagem que explicam o motivo. Confira!  

Veganismo e Vegetarianismo

Provavelmente, você conhece alguém que é vegetariano ou vegano, certo? O interesse por esses estilos de vida cresceu consideravelmente nos últimos anos, pois as pessoas estão mais preocupadas em tornar a sociedade como um todo mais ética e sustentável, defendendo que todos os animais têm direito à vida e que existem outros métodos mais saudáveis de se alimentar e vestir. 

Por ser uma tendência que só tende a evoluir e abraçar cada vez mais pessoas, pequenas, médias e grandes empresas estão fabricando produtos alimentícios vegetarianos ou veganos, porém sinalizá-los nas embalagens ainda não é algo formalizado por nenhuma legislação, mas de qualquer forma, se você fabrica algum item que segue uma dessas modalidades, é interessante colocar no rótulo um símbolo do coelho para cruelty free ou o símbolo de uma plantinha com a palavra vegan.

Clean Label

Há um tempo os produtos que se identificam como clean label, termo em inglês que significa rótulo limpo, aumentaram nas prateleiras dos supermercados. Geralmente, eles levam poucos ingredientes com nomes fáceis de identificar, e hoje atendem uma parcela da população que opta por uma alimentação mais natural.

Assim como para os produtos veganos e vegetarianos, também não  existe uma legislação para o clean label, porém há três pontos importantes que este produto tem que atender para receber este rótulo: deve ser natural ou minimamente processado; não apresentar aditivos como corantes, conservantes, flavorizantes entre outros; apresentar informações claras e de fácil compreensão. Com certeza, o clean label é uma tendência de rotulagem que está bastante em alta!

Alimentos Integrais

Os alimentos integrais são considerados mais saudáveis e, assim como as outras tendências, seu consumo vem crescendo. No entanto, a única regulamentação definida para esse tipo de rotulagem é classificada em quatro opções que descrevem o grau de “integralidade” do alimento.

Mas, o ponto principal é que para ser rotulado como integral, o alimento precisa ter ao menos 50% de matéria-prima integral, o que já ajuda a facilitar a escolha consciente do consumidor. Então, se o produto comercializado por sua empresa atende corretamente esses requisitos, é importante mostrar no rótulo que ele é integral.

Saudabilidade

Saudabilidade é um conceito que está diretamente relacionado com as outras tendências que citamos acima. Basicamente, são rótulos que mostram que o alimento se adequa de uma forma mais saudável aos hábitos alimentares dos consumidores modernos, ou seja, são aqueles rótulos que indicam que o alimento não possui glúten ou lactose, assim como substâncias de origem animal.  

Sustentabilidade

Como comentamos lá na introdução, os consumidores atualmente estão muito mais atentos às pautas ambientais, o que reflete no seu comportamento de consumo. Uma pesquisa mostrou que cerca de 65% das pessoas buscam adotar ações que gerem impactos positivos ao meio ambiente, por isso 32% desses entrevistados declararam que fazem isso ao comprar produtos que demonstrem compromisso com a sustentabilidade.

Desta forma, focar em formatos sustentáveis, inclusive nas mensagens que vão nos rótulos é uma estratégia para atrair os consumidores mais conscientes e engajados. É possível investir também em embalagens e rótulos que sejam mais sustentáveis.

Rótulos Ecológicos

Rótulos ecológicos são aqueles que explicam como funcionam os produtos, especialmente seu ciclo de vida! Alguns produtos comunicam, por exemplo, se aquela embalagem é biodegradável, se ela foi feita a partir de material reciclado ou como ela pode ser reutilizada etc. Essa estratégia demonstra que a empresa tem grande responsabilidade social, além de dizer muito sobre a identidade da marca, suas missões e valores. 

Economia Circular

Você sabia que uma grande parcela dos materiais autoadesivos, como é o caso de alguns rótulos, contribui significativamente para a geração de resíduos depois que sai das fábricas?

Globalmente, mais de 1 milhão de toneladas de material é descartado! Por isso, investir em embalagens e rótulos que possam ser reciclados, reutilizados e renovados se tornou uma tendência, que é mais conhecida como Economia Circular, um conceito de sustentabilidade que substitui o modelo da economia linear (matéria-prima, produção, consumo e descarte) por fluxos produtivos que reduzem o uso dos recursos do nosso planeta.

Aplicar a Economia Circular na Rotulagem é possível, basta ter criatividade!

Higienização

A pandemia causada pela COVID-19 ressaltou algumas características importantes em relação ao consumo, uma delas é a facilidade que cada embalagem oferece para a higienização. Virou um hábito higienizá-las com álcool em gel e até mesmo lavá-las, por isso é importante pensar em um material que possa passar por esse processo, sem prejudicar as informações impressas no rótulo e principalmente o alimento.

Design Orgânico

Como o próprio nome indica, este design é inspirado em recursos naturais e se tornou uma grande tendência no mercado, por ser mais simples e natural. Aqui, a ideia é imitar a natureza; luzes naturais; cores e tons terrosos mais suaves; gradientes nos esquemas de cores e linhas fluidas.

Minimalismo

O minimalismo conquistou principalmente o interesse de consumidores que valorizam a estética sem excessos. A ideia é que os produtos cumpram sua função de forma objetiva, evitando que outros elementos sejam adicionados desnecessariamente. Geralmente, as embalagens minimalistas utilizam paletas de cores suaves, ilustrações, texturas lembrando a madeira, pedra entre outros.  

Estilo retrô

O estilo retrô é uma tendência que está em alta há algum tempo, ou melhor, nunca sai de moda e isso tem um porquê! Costumamos nos atrair por coisas nostálgicas, que remetem a memórias boas. Esse estilo influencia na tipografia e nas paletas de cores das embalagens.

Agora que você já conhece essas tendências, que tal começar a aplicá-las no seu negócio? A GS1 pode te auxiliar a reunir todas essas características para que suas embalagens sejam realmente funcionais, sustentáveis, criativas e cumpram a legislação. 

A GS1 Brasil + Korde desenvolveu o curso “Estratégias de Inovação com Embalagens”, que contextualiza a inovação baseada em uma visão sistêmica sobre o processo de desenvolvimento de embalagens, permitindo identificar oportunidades para inovar em diferentes frentes e gerar sustentabilidade, desenvolvimento e lucratividade.

Saiba mais em nosso site!

Ah, e se quiser se aprofundar mais sobre o assunto, faça o download gratuito do nosso E-book “Guia da Embalagem Ecologicamente Correta”.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.