Confira o passo a passo de como verificar a autenticidade de produtos usando códigos de barras
A pirataria ainda é um problema recorrente na realidade dos brasileiros. Somente em 2022, o Brasil teve um prejuízo de R$ 345 bilhões por causa da venda de produtos falsificados, de acordo com dados divulgados pelo Anuário da Associação Brasileira de Combate à Falsificação.
Esses números reforçam que a população continua consumindo produtos de origem ilegal com frequência – em alguns casos por opção própria e, em outros, por serem vítimas de um comércio descontrolado. Infelizmente, hoje ainda é comum se deparar com a venda de mercadorias falsificadas na internet, com muitas delas constando como originais em seus anúncios.
O ato de comprar online impede que o consumidor tenha a certeza de que receberá por aquilo que está pagando. É por isso que, em muitos casos, o cliente acaba sendo apenas uma vítima de um problema já consolidado em nosso país.
Conheça o GEPIR
Foi pensando nisso que disponibilizamos a ferramenta GEPIR (sigla em inglês para Serviço de Verificação Global de Autenticidade do Prefixo) para todos. O GEPIR é um recurso global utilizado pela GS1 em mais de 160 países, contemplando todos os lugares do mundo em que a organização se faz presente. Através de um site da web, é possível consultar código de barras emitido em nossos sistemas, independente do seu país de origem.
Com um prático sistema de buscas, tanto empresas quanto consumidores podem pesquisar por um determinado código de barras e verificar se ele está registrado em nosso banco de dados. Em caso positivo, o produto em questão será apresentado, assim como o selo “Verified by GS1”, que atesta que trata-se de um item original que possui toda a qualidade esperada.
Quando o código pesquisado não gera resultados, já é possível ter a certeza de que o produto adquirido não é original, possibilitando aos envolvidos tomarem as medidas necessárias para serem ressarcidos.
Como fazer uma busca no GEPIR?
O GEPIR é uma ferramenta disponível para todos, não se limitando somente a empresas ou parceiros GS1. Para fazer uma busca, primeiro é necessário acessar o site oficial e criar uma conta no sistema da GS1 Brasil, caso ainda não tenha. Com a conta criada, faça login usando os dados cadastrados e a barra de pesquisa será liberada de imediato.
Nessa barra, você deverá digitar o número do EAN/GTIN presente no código de barras – lembrando que esse é um padrão exclusivo da GS1 Brasil, então garantimos que qualquer mercadoria com código de barras terá um número válido. No Brasil, a sequência mais utilizada é a de 13 dígitos, mas existem algumas exceções, a depender da categoria do produto (ou caso seja um item internacional).
Feito isso, basta clicar em pesquisar e conferir as informações disponíveis em nosso banco de dados. Tudo que for apresentado é compartilhado pelas próprias marcas pelo nosso Cadastro Nacional de Produtos, onde são registrados cada dado relevante a respeito das mercadorias que circulam no país.
Isso pode ser feito com qualquer código de barras, então não hesite em pesquisar quantas vezes achar necessário!