Como posso obter o GTIN?

Empresas de todos os tamanhos e segmentos precisam de códigos de barras para vender seus produtos, seja em lojas físicas ou on-line. O seu uso garante muitos benefícios para o varejo, entre eles, redução de filas nos caixas, melhor controle de estoques e uma experiência muito melhor para o cliente. Por isso, é importante entender como obter o GTIN (Número Global de Item Comercial), que é o nome técnico deste código.

Se você tem dúvidas e precisa se aprofundar no assunto para realizar vendas seguras para os seus clientes, continue a leitura deste artigo e confira todas as informações!

O que é o GTIN?

O GTIN é um código que tem como função identificar produtos. Trata-se da parte numérica logo abaixo do código de barras que você vê nas embalagens, sabe?

A identificação de um produto é garantida pelo GTIN, a partir do qual é gerado um código de barras conhecido por EAN, que permite que a empresa classifique exatamente o tipo do produto e as suas variações. Pode ser atribuído a qualquer item que possa ser precificado, pedido ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimentos. Além disso, contempla desde as matérias-primas até produtos acabados.

O GTIN é um padrão criado e administrado pela GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) e é importante para identificar a individualidade de um produto, podendo assumir quatro formatos distintos: 8, 12, 13 ou 14 dígitos. 

Qual é a importância do GTIN para o seu negócio?

Obter um GTIN para os seus produtos é fundamental para tornar as compras mais seguras e organizadas. Sem esse código, os processos internos da empresa ficam muito mais bagunçados, o que atrapalha a visão de negócios e as tomadas de decisões. Além disso, é um requisito para vender produtos em plataformas de venda on-line, como marketplaces.

Entre os principais benefícios do GTIN, estão:

  • Maior precisão nas informações sobre os produtos.
  • Facilidade para encontrar produtos em sites de busca e comparadores de preços on-line.
  • Maior eficiência nas estratégias de marketing, pois permite o controle dos produtos e, assim, quais têm mais saída.

Como obter o GTIN?

Agora que você já entendeu o que é esse código tão importante e que a GS1 é responsável por esse processo, vamos nos aprofundar em como obter o GTIN:

  1. Associe-se à GS1 Brasil

Caso a sua empresa precise obter o código, o primeiro passo é se associar à GS1 Brasil. É um processo simples e totalmente on-line. Para saber mais, acesse o site da associação.

É possível consultar os valores de cadastro na tabela de valores da GS1. Após o envio de documentos e o pagamento da taxa de filiação, seu processo será concluído e você receberá a 

  1. Cadastre o produto no Cadastro Nacional de Produtos

Estará apto para identificar os seus produtos e unidades logísticas (caixas, paletes etc.). Esta identificação é o Número Global de Item Comercial – GTIN. Por meio do Cadastro Nacional de Produtos, ferramenta da GS1 Brasil para gerar os códigos de barras, você pode criar a lista dos códigos dos produtos.

O Cadastro Nacional de Produtos é uma interface que centraliza as informações técnicas dos produtos (fotos, descrição, marca, peso, volume etc.) e por meio da qual você pode gerar os códigos de barras e imprimir etiquetas para as embalagens.

  1. Selecionar o código de barras

Em seguida, você deve escolher o código de barras adequado para cada embalagem levando em consideração o tipo de item comercial (item de consumo, item perecível etc.).

Conheça também o Código 2D

Além do código de barras, o mercado também já conta com outras soluções, como o Código 2D, que é bidimensional e traz revolução e facilidade aos processos de compra. Apesar de algumas variações, o mais conhecido é o QR Code, que você provavelmente usa muito no seu dia a dia em restaurantes e lojas.

Conte com a GS1 Brasil para levar o seu negócio à frente dos seus concorrentes e identifique os seus produtos de forma única no varejo físico ou on-line.

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.