Como os padrões GS1 podem ser integrados com soluções digitais?

O tempo já nos provou que, quanto mais as soluções tecnológicas conversarem entre si, maiores serão as vantagens em utilizá-las. Apesar de cada campo da tecnologia ser direcionado para um assunto ou objetivo diferente, todos eles estão interligados e se comunicando o tempo inteiro, buscando alcançar resultados ainda melhores atuando em conjunto. 

O principal papel da GS1 Brasil aqui e no mundo é garantir que essas tecnologias estejam sendo devidamente aplicadas dentro do setor varejista e de quaisquer assuntos logísticos, de forma generalizada. Nossos padrões são ferramentas atemporais que se moldam perfeitamente aos novos recursos da modernidade, garantindo diversas opções de integração para todas as empresas que desejarem explorá-las.

Neste artigo, vamos entender melhor como os padrões GS1 podem ser integrados com as principais soluções digitais do momento. Confira:

Inteligência artificial

Podemos dizer que as inteligências artificiais assumiram um papel de protagonismo dentro do setor tecnológico nos últimos anos, com grande parte dos avanços girando em torno de sua proposta. Quando falamos em IAs, nos referimos a computadores e sistemas capazes de replicar o raciocínio humano em determinados assuntos, podendo ser de grande serventia no dia a dia.

Toda IA funciona à base de uma grande quantidade de dados, muitas vezes sendo as responsáveis por organizá-los de uma forma mais prática e utilizá-los em prol da logística interna. Grande parte dos padrões GS1 seguem a mesma lógica, fornecendo dados valiosos relacionados a identificação de produtos, rastreabilidade e informações voltadas para a cadeia de suprimentos.

Nesse cenário, os padrões da GS1 conseguem fornecer dados valiosos para que as IAs presentes em sistemas internos possam facilitar o trabalho dos gestores. 

Internet das Coisas (IoT)

O conceito de Internet das Coisas busca descrever a capacidade das tecnologias inteligentes de se integrarem entre si e realizar tarefas de forma autônoma, podendo ser aplicadas de diversas formas nas nossas vidas. Através da internet, dispositivos e sistemas trocam um grande fluxo de dados em tempo real, assumindo funções básicas que não demandam tanta atenção humana.

Muitas das tecnologias inteligentes envolvem o uso de inteligências artificiais, que por sua vez já provaram fazer bom uso dos padrões GS1 em termos logísticos. A automação de processos pode ajudar a controlar melhor os estoques, atualizar sistemas automaticamente e muito mais – tudo através de um simples código de barras!

Realidade aumentada

A realidade aumentada ainda é uma tecnologia bastante experimental, mas que aos poucos vem proporcionando novas experiências. Através do smartphone ou até mesmo de óculos tecnológicos, as pessoas conseguem enxergar elementos digitais que não estão presentes no mundo físico, mas que de alguma forma conseguem interagir com o que se encontra fora das telas.

Aqui podemos citar os códigos 2D, que através dos QR Codes, conseguem direcionar as pessoas para qualquer tipo de conteúdo divulgado pelas empresas. A realidade aumentada possibilita expandir ainda mais essas experiências e criar um vínculo mais imersivo entre o consumidor e a marca, algo que tende a crescer cada vez mais no futuro.

Rastreabilidade

Os padrões da GS1 Brasil são referência em termos de rastreabilidade, pois é graças aos nossos códigos de barras que hoje é possível rastrear produtos em qualquer etapa da cadeia de suprimentos. Ao escanear um código tradicional ou até mesmo um QR Code, tanto as empresas quanto o consumidor conseguem ter acesso a dados importantes e atualizados em tempo real – tudo isso na palma da sua mão! 

Graças a recursos como esses, a GS1 Brasil permanece expandindo seus serviços e está sempre em busca de novas formas de ajudar seus parceiros nesse mercado em constante mudança. Ainda não é um filiado? Acesse nosso site e saiba como solicitar o seu código de barras!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.