Como os padrões GS1 estão impulsionando a transformação digital e a inovação?

O mundo corporativo vem enfrentando uma grande pressão em volta ao acompanhamento da tecnologia. Em poucos anos, testemunhamos uma verdadeira revolução digital, que rapidamente introduziu novos avanços tecnológicos no mercado. Estes vieram a se tornar peças-chaves de qualquer operação empresarial e, a partir disso, as empresas passaram a ser “forçadas” a se adaptar a tais ferramentas.

Por mais difícil que possa ser um período de mudanças, a tecnologia certamente trouxe novidades muito positivas. Diversos fatores relacionados à gestão e a estratégias de marketing foram consideravelmente facilitados com a ajuda dos mais diversos recursos tecnológicos – e isso é apenas o começo! A tendência é que a tecnologia continue nos oferecendo cada vez mais, graças ao seu progresso ininterrupto.

Os padrões da GS1 Brasil são apenas alguns exemplos de como essas inovações vêm transformando o mercado de uma forma positiva. Vamos entender como?

Acompanhando as novas tecnologias

Há 50 anos, os códigos de barras da GS1 já foram uma revolução ao seu próprio modo, estabelecendo um padrão que continua perdurando por décadas. Essa tecnologia apenas foi aprimorada com o passar dos anos e, hoje, já oferece um leque de funções muito mais amplo do que conseguia em seu estado original.

Os códigos de barras são utilizados nas mais diversas indústrias, mas podemos enfatizar sua importância na transformação digital dentro do comércio e varejo, onde foram mais cruciais. Hoje, esse padrão tem um papel decisivo na automação de processos, uma tendência que vem se popularizando drasticamente nos últimos anos.

A automação de processos é um recurso das chamadas tecnologias inteligentes, que visam dar autonomia para que programas e sistemas realizem tarefas simples, que não demandam tanta atenção humana. A partir disso, outras ferramentas foram sendo adaptadas para conseguir atingir esse propósito, dentre elas os códigos de barras, que não são apenas uma grande fonte de informações sobre um determinado produto, como também desempenham um grande papel nos sistemas internos do fabricante e dos comerciantes.

A partir dos códigos de barras, também foi possível desenvolver novas tecnologias que fossem igualmente eficazes e ainda expandissem suas funções, como é o caso dos códigos 2D. Hoje, é muito comum encontrarmos QR Codes estampados em diversos lugares, sempre disponibilizando informações e conteúdo variado. Os QR Codes são um exemplo de código bidimensional, uma evolução dos modelos tradicionais criados pela GS1.

Popularizando o digital

Trabalhar com novas tecnologias é um processo desafiador e, na maioria dos casos, nem sempre pode parecer viável investir em ferramentas inovadoras. Empresas de pequeno porte, que ainda estão dando seus primeiros passos no mercado, podem encarar esses avanços como algo “fora da sua realidade”, o que certamente prejudica o crescimento do seu negócio.

Um dos papéis da GS1 Brasil é popularizar o acesso a esses recursos, disponibilizando nossos padrões altamente avançados por valores compatíveis ao porte da empresa. Dessa forma, até os pequenos empreendedores podem usufruir dos nossos códigos de barras, códigos 2D e todas as suas possibilidades dentro de outras tecnologias. 

É através dessa mentalidade que fazemos nossa parte em colaborar com um mercado cada vez mais conectado, digital e inovador. Acesse o nosso site e saiba mais sobre como se tornar um filiado da GS1 Brasil!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.