Como definir ações para impulsionar uma estratégia de crescimento?

Você sabe responder à pergunta do título? Muitos empreendedores dirão que não. Mas não há segredos. Tudo que você precisa fazer para a sua estratégia de crescimento é se basear em ações práticas.

A dúvida reside em quais ações utilizar. A ideia é estruturá-las de acordo com dados concretos do mercado. É dessa forma que o seu negócio vai crescer de forma sustentável e sem problemas financeiros.

Neste post, vamos mostrar como você pode definir ações para alavancar suas estratégias de expansão. As dicas são bem práticas, para que você saiba exatamente o que deve implantar no seu negócio. O resultado será o sucesso e o aproveitamento de boas oportunidades.

Então, vamos lá?

Estratégia de crescimento: o que considerar

O Brasil viveu um período de crise nos últimos meses e isso fez com que muitos empreendedores reduzissem investimentos e ficassem mais retraídos. O problema é que essa atitude pode impedir o desenvolvimento do seu negócio.

O ideal, na realidade, é que você arrisque um pouco, mas com consciência. O objetivo é identificar as oportunidades disponíveis e aproveitá-las, deixando a concorrência para trás.

De modo geral, os quatros passos que vão fazer a diferença para a sua empresa são: parcerias, desenvolvimento pessoal, implantação de um pensamento sistêmico e criação de serviços e produtos. Integrando esses fatores você conseguirá se diferenciar da concorrência e ganhar vantagem competitiva.

Agora, o que fazer de forma bem prática para conjugar esses 4 elementos? Confira algumas ideias para você iniciar na sua empresa:

Inclua novos produtos e serviços no seu portfólio

Esse é um dos 4 fatores listados, mas vale a pena reforçá-lo, porque ele tem tudo a ver com a inovação. É importante destacar que ser inovador não significa encontrar sempre ideias diferentes e exclusivas, mas também achar maneiras mais fáceis e melhores de fazer algo que já é realizado.

Por exemplo: se o seu processo produtivo é composto de X etapas, e você precisa de 1h30 para que o produto fique pronto, é possível encontrar uma forma de otimizar uma das etapas e fazer com que tudo termine em um prazo menor, de 1h.

Em relação à inclusão de novos produtos e serviços, você pode adotar algumas estratégias. Duas opções são apostar em ter um atendimento excelente ou melhorar a característica de algum produto.

Por exemplo: se você fabrica bolachas, pode mudar o processo produtivo ou até mesmo comprar matérias-primas de maior qualidade para obter um resultado final superior.

Lembre-se de fazer uma pesquisa com os consumidores para saber o que eles acham do seu produto ou serviço e quais são suas demandas. Essa é a melhor forma de entregar o que os clientes querem, já que é considerada a previsão de demanda do público.

Crie valor para o produto oferecido

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Você já sabe disso. Mas será que está prestando atenção a essa demanda?

Se você tem uma empresa e quer expandir seu negócio, o melhor é agregar valor ao produto ou serviço. Essa é a melhor forma de atrair e fidelizar clientes, porque eles se dispõem a fazer negócios com empresas que se preocupam com esse detalhe.

Para criar valor, você deve oferecer uma experiência única. Essa ideia ultrapassa a oferta de um produto de qualidade. Você também deve garantir um atendimento de alto nível.

Treinar seus vendedores e colaboradores e reforçar a importância desse quesito é fundamental para atingir melhores resultados.

Foque no crescimento financeiro saudável

O equilíbrio das finanças é o elemento indispensável para um crescimento saudável da empresa. Atentar-se ao fluxo de caixa e fazer a projeção de receitas e despesas pode ser o ponto-chave para o seu crescimento.

O primeiro passo é definir quais são todas as despesas e receitas. Analise os dados e ajuste o que for necessário de acordo com os objetivos estratégicos e com o cronograma de recebimentos e pagamentos.

Se você ainda não usa, elabore agora o seu fluxo de caixa e sempre analise seus dados antes de tomar uma decisão de investimento.

Por fim, você deve fazer um planejamento do que deseja fazer e controlar o capital de giro, que é o montante necessário para que a sua empresa mantenha suas operações diárias.

Essas atitudes evitam a inadimplência e mantêm o pagamento das contas em dia. Também controlam os desperdícios e permitem que você trabalhe com o estoque mínimo para não ficar com muito dinheiro investido em mercadorias parado.

Invista nos recursos humanos

Mesmo que você não tenha uma grande empresa, precisa investir na valorização dos colaboradores. O capital humano é hoje o maior ativo que as organizações possuem e é a partir dele que você conseguirá expandir o seu negócio.

Você deve saber identificar o talento dos seus colaboradores e incentivá-lo. Por exemplo: se perceber que um funcionário da produção tem afinidade com o gerenciamento de estoque, por que não mudá-lo de cargo e oferecer um treinamento? Com o tempo você vai perceber que essa é uma relação em que todos ganham.

Outra ideia é investir em políticas diferenciadas de Recursos Humanos. Deixar de lado a ideia de pagar o menor salário possível é uma maneira adequada de conseguir mais produtividade e qualidade. Ofereça benefícios e integre o novo funcionário. Forneça os treinamentos necessários e procure fazer isso com frequência.

Use a tecnologia para expandir o negócio

Você já deve usar os recursos tecnológicos no dia a dia da sua empresa. Mas há possibilidades de investir ainda mais.

A tecnologia pode fazer sua empresa ser mais eficiente e economizar tempo e dinheiro. Isso ocorre porque as atividades mais operacionais podem ser automatizadas, o que permite que sua equipe se preocupe com ações mais estratégicas.

Estar presente nas mídias sociais é outra ação indispensável. Além de isso permitir ter um contato mais próximo com o consumidor final, é uma maneira de a sua marca ser mais conhecida e expandir a sua fatia de mercado.

Mas esteja atento para a necessidade de fazer um trabalho consistente no mundo digital e se dispor a atender seu cliente com cordialidade sempre que necessário.

Gostou das dicas que repassamos para fortalecer sua estratégia de crescimento? Com essas ideias, você vai expandir o seu negócio e ter resultados melhores. Agora que você já leu este post, aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

 

Postagens relacionadas
Como o rastreamento de produtos reduz as reclamações no SAC?
Aprenda a aproveitar o final do ano para alavancar as vendas
Negociação: a importância das pessoas no processo
Drop shipping: o que é e como usar?
Drop shipping: o que é e como usar?
Negócios em expansão: saiba como fazer um estudo de viabilidade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web