Como a popularização dos Códigos 2D está rompendo a nova fronteira da identificação e rastreamento?

Hoje em dia, podemos encontrar os famosos QR Codes em toda parte. Seja na embalagem de um produto ou em um boleto de pagamento, essa ferramenta vem sendo amplamente utilizada mundo afora para diversos fins, se destacando devido à sua versatilidade e capacidade estendida para armazenamento de dados. Com um único QR Code, podemos ter acesso a uma grande quantidade de informações sobre um determinado assunto.

Assim como o código de barras foi revolucionário em sua época, os códigos 2D vêm carregando seu legado com a mesma relevância. Apesar de não substituir o padrão original, eles conseguem aprimorar todos os recursos oferecidos e elevar sua usabilidade a um novo patamar, dando um passo além em termos de identificação de produtos e rastreabilidade. 

No meio logístico, esses dois fatores são de extrema importância, sendo fundamentais para uma boa gestão dos negócios. A seguir, entenda melhor como os códigos 2D estão conseguindo romper essas barreiras.

Mais informação e acessibilidade

Os códigos de barras são uma ferramenta altamente eficaz em termos de controle e acompanhamento de mercadorias, mas ainda há algumas limitações. Um código tradicional possui uma sequência linear de linhas e espaços, disponibilizando informações exclusivamente na horizontal. Além disso, o padrão só pode ser decifrado através de equipamentos específicos que contem com um scanner a laser, o que também limita sua acessibilidade.

Os códigos 2D foram uma alternativa criada para solucionar esses problemas. Apesar de serem menores que um código de barras, eles oferecem uma capacidade de armazenamento muito maior, dispondo os dados em uma grade composta por espaços claros e escuros. Diferente de seu antecessor, eles não são unidirecionais, fornecendo informações tanto em sentido horizontal quanto no vertical. 

Não menos importante, os códigos 2D também tornaram o acesso a tais informações mais acessível – tanto por parte das empresas quanto para o consumidor. O padrão pode ser escaneado por qualquer dispositivo com leitor de imagens – ou seja, um smartphone com câmera já é o suficiente para transmitir seus dados. Esse foi um dos principais fatores que contribuíram com a sua popularização.

Um novo patamar logístico

As empresas que atuam no segmento de comércio e varejo, seja fabricando ou vendendo diretamente para o público, precisam ter total controle de cada mercadoria comercializada. Isso requer uma forma realmente eficaz de acompanhar os produtos dentro de sua respectiva cadeia de suprimentos, algo que já era muito bem atendido pelos códigos de barras.

Contudo, os códigos 2D trouxeram o diferencial de poder transmitir praticamente qualquer tipo de conteúdo. Os códigos de barras sempre se limitaram a trazer dados em texto e materiais mais básicos, enquanto sua versão evoluída pode incluir imagens, vídeos, links para websites e praticamente qualquer elemento desejado. Em termos de identificação e rastreabilidade, esse recurso é insuperável, pois consegue fornecer tudo que os gestores precisam para melhorar ainda mais os processos logísticos.

Alguns exemplos práticos: na hora de rastrear um produto, é possível ser redirecionado para um link que apresenta sua localização em tempo real ou de forma mais completa, com representação em mapa via satélite. Já em termos de identificação de produtos, o QR Code é capaz de transmitir todas as informações registradas no Cadastro Nacional de Produtos da GS1, oferecendo um panorama completo sobre a mercadoria. 

O conteúdo disposto nesses códigos sempre fica a critério das próprias empresas, então as possibilidades são praticamente infinitas. Graças a isso, os códigos 2D seguem rompendo as novas fronteiras digitais continuamente através de uma solução prática e altamente eficaz!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.