Como a identificação e a codificação de produtos podem reduzir erros nos estoques?
Vivemos em uma época em que tudo gira em torno de dados. Contar com informações precisas em diversos escopos do nosso cotidiano é uma virtude da transformação digital, que foi e continua sendo muito importante nesse processo. No mercado de trabalho, não poderia ser diferente! Saber utilizar todos esses recursos a favor da empresa é indispensável para garantir o sucesso a longo prazo.
Em termos logísticos, o uso de dados é crucial e ajuda os gestores a minimizarem grande parte dos erros operacionais. Se tratando da gestão de estoques, por exemplo, a maioria das falhas decorrem de problemas na apuração dos itens, o que consequentemente resulta em uma sequência de equívocos que foram resultados de algo muito simples. A utilização de dados no meio corporativo existe para evitar que esses inconvenientes aconteçam.
Sem ajuda da tecnologia, é impossível conseguir dar conta de um fluxo tão alto de informações. Felizmente, hoje já contamos com diferentes padrões de identificação e codificação, amplamente utilizados para garantir uma análise de dados cada vez mais segura e assertiva na gestão de estoques.
Automatizando processos
Administrar um estoque é um dos processos mais importantes dentro de uma empresa do comércio e varejo, pois qualquer erro pode resultar em prejuízos para a corporação. Quanto maior a operação, mais complicado se torna controlar tudo que entra ou sai dos galpões, pois a demanda de pedidos costuma ser alta e o fluxo de movimentação não para.
A solução para esse problema é muito simples: utilizar códigos de barras para automatizar esse controle. É inviável para qualquer pessoa apurar tudo que está estocado com exatidão, já que a quantidade de mercadorias costuma ser gigantesca. A todo momento, novos lotes estão saindo e outros chegando, então esse é um processo que precisa de dinamismo e atualizações imediatas.
Um simples código de barras resolve tudo isso com praticidade. Basta escaneá-los para atualizar o sistema automaticamente, adicionando tudo que chegou ou removendo as mercadorias que estão sendo enviadas aos lojistas. Além disso, graças aos seus recursos de rastreabilidade, também se torna possível acompanhar sua trajetória sem dificuldades, pois com um código de barras, cada produto torna-se único e pode ser facilmente rastreado.
Os códigos de barras costumam ser integrados a outros tipos de softwares voltados para ERP (do inglês, sigla para Planejamento de Recursos Empresariais), mas já garantem a solução definitiva voltada para identificação e codificação de produtos.
Escolhendo um padrão de confiança
A GS1 foi pioneira na utilização de padrões com o código de barras ao redor do mundo. Hoje somos referência no assunto e nossas tecnologias ganharam renome global em termos de eficiência logística, sendo compatíveis com os mais diversos sistemas de automação e gestão.
Com nossos códigos de barras, passa a ser possível controlar não só o estoque com precisão, mas toda a cadeia logística dos seus produtos. Nos comprometemos em trabalhar com as tecnologias mais modernas do mercado e estamos sempre estudando novas formas de democratizar o acesso a tais recursos, independentemente do segmento da indústria ou do porte da empresa.
Para garantir maior controle sobre os estoques da sua empresa e eliminar de vez os riscos de cometer erros graves, basta solicitar seu código de barras em nosso site. Ao se tornar um associado, já é possível codificar cada mercadoria e integrá-las ao sistema de gestão utilizado pela corporação, aumentando a produtividade, a eficiência e a segurança de toda a operação corporativa.