Como a GS1 Brasil promove sustentabilidade na cadeia de suprimentos?

A sustentabilidade no meio empresarial já não é mais uma pauta inédita, mas sua relevância apenas reforça a importância de continuarmos falando disso de tempos em tempos. Chegamos em um ponto em que adotar uma operação sustentável e amigável com o meio ambiente já deixou de ser um mero diferencial corporativo e passou a ser uma obrigação. 

Independentemente do mercado em que atua, é de responsabilidade de todas as empresas dinamizar seus processos e garantir que o meio ambiente está sendo preservado e respeitado. Isso não tem foco exclusivo na natureza, mas sim em cada elemento e seres vivos que a compõem. Sustentabilidade é um assunto muito mais amplo do que as pessoas imaginam, como veremos melhor adiante.

Desde 2015, a GS1 Brasil assumiu um compromisso público com o mercado, visando colaborar com nossos parceiros e oferecer diversas ferramentas que lhe serão úteis em termos sustentáveis. A seguir, vamos entender melhor qual o papel da GS1 neste cenário.

O que é uma operação sustentável?

Uma das maiores preocupações dos tempos modernos se direcionam aos impactos que as ações do homem vêm causando ao planeta em que vivemos. Hoje em dia, já estamos vivenciando alguma delas, como o aumento constante da temperatura, a escassez de recursos naturais, a necessidade cada vez mais frequente de controlar o consumo de água e muito mais.

O meio corporativo é um dos principais responsáveis pela aceleração de diversos desses fatores, então a maior responsabilidade acaba ficando com as empresas. A partir disso, foi criado o conceito ESG, sigla em inglês para “Governança Ambiental, Social e Corporativa”. Esta tendência tem como objetivo definir uma série de diretrizes que as corporações devem tomar em suas operações, a fim de garantir a preservação dos três maiores pilares da sustentabilidade.

A própria sigla já define o que compõe a natureza e precisa de mais cuidados: o meio ambiente em que estamos inseridos, as pessoas que vivem naquele espaço e a forma como as empresas exploram os recursos disponibilizados em um determinado território. As empresas que assumem esse compromisso são transparentes com seus parceiros e clientes, garantindo que suas atividades são totalmente responsáveis e conscientes.

Qual o papel da GS1?

Em 2015, a GS1 Brasil lançou o Programa Sustentabilidade em Código, que visa conectar diversas medidas sustentáveis dentro do nosso principal recurso: a automação. Em 2017, reforçamos nosso compromisso com as diretrizes ESG, estabelecendo uma operação totalmente voltada para colaborar com os afiliados e garantir que eles também façam a sua parte através dos nossos padrões.

Um simples código de barras já consegue trazer um bem imenso nesse aspecto, pois com a ajuda do padrão EAN/GTIN, torna-se possível rastrear cada produto individualmente, assim como qualquer matéria-prima utilizada em sua fabricação. Dessa forma, torna-se totalmente possível garantir um controle preciso sobre o uso de recursos naturais, evitando desperdícios e proporcionando uma operação muito mais consciente e econômica.

Da mesma forma, a automação de tarefas proporcionada pelos códigos de barras e demais padrões GS1 colaboram imensamente com a sustentabilidade corporativa. A começar pelo próprio bem-estar dos colaboradores, que conseguem ter mais tempo para focar em atividades importantes e não se preocupam com erros que podem causar prejuízos e desperdícios. Os processos automatizados são seguros e totalmente amigáveis ao meio ambiente.

É assim que, pouco a pouco, a GS1 Brasil continua colaborando com a sustentabilidade dentro da cadeia de suprimentos. Para usufruir deste e de todos os benefícios proporcionados pelos nossos padrões, solicite o seu código de barras e eleve a operação da sua empresa a um novo patamar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.