Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Realizar operações de serviços contando apenas com técnicas e procedimentos tradicionais já não é suficiente. É necessário buscar continuamente novas estratégias de produção e gerenciamento dos processos para assegurar o crescimento da empresa e garantir uma boa posição no mercado.

Por conta disso, torna-se fundamental investir em desenvolvimento administrativo e tecnológico dentro da empresa. Além do mais, vale ressaltar um outro recurso que caminha junto a essa temática: a metodologia ágil.

Essa ferramenta contribui significativamente para a boa performance dos processos. No entanto, muitos gestores ainda não têm conhecimentos sobre o assunto.

Para ajudar nessa questão, preparamos este artigo com as principais informações acerca da certificação em métodos ágeis. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é uma certificação em métodos ágeis?

Em um primeiro momento, é importante compreender no que consiste a metodologia ágil. Esse processo está ligado a uma forma de pensar sobre o planejamento de um projeto, tendo como foco a resolução de problemas e a entrega de valor. Os princípios do método, conhecido como Agile, são pensados de forma a impactar a capacidade de produção das empresas em um cenário real.

Dessa forma, a metodologia ágil tem por função maximizar o rendimento das equipes e os resultados alcançados, possibilitando uma entrega mais ágil e de melhor qualidade para o cliente. Com o crescente sucesso dessa estratégia no mercado, tornou-se um grande investimento aumentar os conceitos e valores sobre metodologias ágeis. Por isso, atualmente já é possível encontrar várias certificações voltadas ao universo Ágil e Scrum.

Com uma certificação desse tipo, o profissional passa uma imagem de que está preocupado com o seu desenvolvimento, além de demonstrar que ele domina a área de aprimoramento de processos. Para a empresa, isso é extremamente positivo, já que ao dispor de colaboradores qualificados em áreas de métodos ágeis será possível elevar o patamar de produção do negócio.

Quais são as certificações mais reconhecidas no universo Ágil e Scrum?

Agora que você sabe o que é a metodologia ágil e qual a sua importância para o desenvolvimento da empresa, é fundamental investir no aprimoramento desse conceito. Obter certificações dentro do contexto Ágil e Scrum é uma excelente forma de qualificar os profissionais para que eles sejam mais produtivos nas áreas de planejamento e gestão do negócio.

Para que você tenha uma noção mais precisa sobre o assunto, veja a seguir algumas das principais certificações disponíveis no mercado!

Professional Scrum Master (PSM I) do Scrum.org

A Scrum.org foi lançada por Ken Schwaber, que é um dos “criadores” do Scrum. Essa empresa possibilita sete certificações, sendo que as mais conhecidas são as PSMs (Professional Scrum Master), que são divididas em PSM I, PSM II e PSM III. No caso da certificação PSM I, podemos pontuar que é um das mais populares entre os profissionais de empresas que investem nas estratégias Scrum e Agile, tendo um ótimo custo-benefício.

Um dos seus diferenciais é que a certificação não exige a efetivação de um curso presencial oficial. Além do mais, o valor para fazer o exame é de US$ 150,00, e não há necessidade de renovação. No entanto, a prova é para essa certificação é considerada relativamente mais difícil se comparada com a da CSM, que apresentaremos no próximo tópico.

Por isso, quem tem interesse em obter a certificação PSM I deve ter conhecimentos bem consolidados sobre práticas da metodologia Scrum para alcançar um resultado positivo. O exame é online, com uma duração de 60 minutos e com 80 questões de múltipla escolha. Para ter a aprovação, a nota mínima corresponde a 85% de acertos.

Certified Scrum Master (CSM) da Scrum Alliance

A Scrum Alliance é uma empresa criada pelos idealizadores do Scrum. Ela disponibiliza 10 tipos de certificações. Dentre as opções, a que apresenta a maior demanda é a Certified Scrum Master (CSM). Para obter essa certificação, você deve realizar um curso presencial que tem uma duração de dois dias.

A qualificação pode ser cumprida em qualquer um dos centros autorizados da Scrum Alliance. Ao término do treinamento, você estará devidamente preparado para fazer a prova. Em se tratando do exame, ele disponibiliza a versão em português e, embora exija o treinamento presencial, é realizado online.

Agile Scrum Foundation (ASF) do EXIN

A empresa EXIN é a instituição que disponibiliza a certificação Agile Scrum Foundation (ASF). Ela valida os conhecimentos relacionados à metodologia ágil e às práticas Scrum. Dessa forma, a prova avalia as habilidades dos candidatos com relação aos principais temas desse universo e suas aplicações.

Além do mais, é válido pontuar que a certificação ASF é indicada para aqueles candidatos que trabalham nas áreas de gerenciamento de projetos, idealização de softwares, gestão de serviços de TI e administração de negócios. No que se refere à prova, ela é composta de 40 questões de múltipla escolha e pode ser realizada online ou em folha impressa. Para obter um resultado positivo, o candidato deve acertar um total de 65%, o que corresponde a 26 de 40 questões.

Scrum Foundation Certified (SFC) da ScrumStudy

A ScrumStudy é uma das mais novas empresas nesse mercado de certificação, o que não a impede de já se destacar com os seus serviços voltados para a área. Ela oferece um total de 10 certificações, sendo que uma delas é a Scrum Foundation Certified (SFC).

Essa certificação tem a vantagem de ser gratuita. Dessa forma, para participar basta se inscrever e realizar a prova e, ao ter o resultado positivo, o candidato recebe uma certificação Scrum. Vale ressaltar que a certificação é válida para os indivíduos que têm interesse de conhecer mais sobre os métodos ágeis, bem como o framework.

Portanto, essas foram as principais informações acerca da importância da certificação em métodos ágeis para o desenvolvimento do seu negócio. É possível perceber que esse recurso garante que os profissionais agreguem mais valor ao seu trabalho e possam produzir serviços com mais qualidade e desempenho.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar por dentro desse tema!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert