Além dos códigos de barras: conheça algumas tecnologias avançadas para identificação de produtos

Os códigos de barras da GS1 foram uma verdadeira revolução no setor de comércio e varejo. Desde que foram implementados, há mais de 50 anos, eles continuam sendo decisivos em termos de identificação de produtos e eficiência logística. Contudo, é fato que a tecnologia não parou de evoluir desde então e hoje já existem ferramentas ainda mais avançadas, que conseguem elevar essas funções a um novo patamar.

Isso não significa que os códigos de barras estão obsoletos – pelo contrário! O padrão é tão eficiente que continua sendo a principal tecnologia do gênero até hoje. O surgimento dessas novas ferramentas apenas ajuda a complementar suas funções e garantir resultados ainda mais satisfatórios. 

Conheça algumas das tecnologias avançadas para identificação de produtos que já estão circulando o mercado:

Autenticação por RFID

RFID é uma sigla para Radio-Frequency Identification, que pode ser traduzido para Identificação por Radiofrequência. Essa tecnologia é muito popular dentro do comércio físico, geralmente utilizada por lojas grandes. Através de uma etiqueta específica que emite ondas eletromagnéticas, seja através de uma bateria ou um chip, torna-se possível identificar produtos a uma grande distância.

Graças a isso, os colaboradores da loja conseguem saber quando um produto está sendo furtado, já que as ondas disparam os alarmes da loja. Existem outras utilidades para o RFID, mas essa é a mais popular.

Marcas-d’água e microimpressões

Apesar de não ser uma tecnologia inédita, as microimpressões de marcas-d’água também são uma metodologia altamente eficaz para identificar produtos. Através de uma impressora específica, é possível imprimir padrões e selos em uma escala que geralmente não é perceptível a olho nu, sendo necessário ampliar ou fazer uma determinada ação para enxergar.

Esse é o padrão utilizado nas cédulas de dinheiro para confirmar sua veracidade. Quando colocamos uma nota contra a luz, é possível enxergar a marca-d’água do Real, garantindo que a cédula é verdadeira.

Etiquetas e selos de segurança

Os selos de segurança são uma das medidas mais tradicionais de garantir que um determinado site é confiável na internet. No e-commerce, contar com esses selos é fundamental, pois transmite profissionalismo e dá mais tranquilidade para os consumidores. Eles são concedidos por empresas especializadas em segurança digital.

Isso vale para as etiquetas, onde o padrão é ainda mais antigo. A ideia é a mesma: indicar que o produto é original e de qualidade através de algum selo impresso na etiqueta. 

Tecnologia blockchain

A tecnologia blockchain é amplamente utilizada não apenas no setor varejista, mas em todo o segmento corporativo. Trata-se de um banco de dados interligado que compartilha informações constantemente com outros servidores internos, sempre de forma transparente e imutável. Como nada ali pode ser alterado, os dados compartilhados são altamente confiáveis.

As empresas utilizam essa ferramenta de muitas formas, incluindo na identificação de produtos. É possível monitorar a movimentação de mercadorias entre fornecedores e compradores, além de garantir que os itens comercializados sejam de fato originais. É uma tecnologia que contribui com autenticação, rastreabilidade e diversos fatores da cadeia logística.

Todas essas tecnologias podem ser combinadas com os códigos de barras da GS1 Brasil, que inclusive as auxiliam a desempenhar suas funções com precisão. Se a sua empresa ainda não é uma associada, acesse o nosso site e saiba como solicitar um código de barras

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.