Ainda dá tempo de aumentar suas vendas neste Natal! Saiba como

O Natal se estabeleceu como uma das festas mais tradicionais dos brasileiros, que aproveitam a data para reunir os amigos e a família, trocar presentes e realizar amigos-secretos, tanto em casa quanto nas empresas ou outros grupos dos quais fazem parte. 

Além do seu simbolismo religioso e cultural, as festas natalinas também representam uma grande oportunidade para o varejo, já que é possível ter um faturamento muito superior, comparando-se à média dos demais meses, e ainda estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes, afinal, é no fim do ano que os consumidores têm mais poder de compra devido ao 13º salário.

Atualmente, o Natal é considerado a data mais importante para o comércio, ficando atrás apenas da Black Friday e, a boa notícia, é que as perspectivas para este ano são melhores. A ABV (Associação Brasileira do Varejo) revela que a expectativa é que as vendas aumentem até 12% no segundo semestre, em relação aos primeiros meses de 2022.

Já, segundo dados da última Pesquisa Mensal do Comércio, o varejo avançou 2,3% até abril, enquanto nos últimos doze meses o resultado foi de 0,8%. Metade das oito atividades avaliadas na pesquisa registrou crescimento no volume de vendas de abril, em relação a março.

A tendência de consumo está voltada aos seguintes produtos: móveis e eletrodomésticos (2,3%); tecidos, vestuário e calçados (1,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).

6 dicas valiosas para impulsionar suas vendas no Natal

Diante dessa oportunidade que só as festas de fim de ano proporcionam, preparar o seu negócio é o ponto-chave para alavancar as vendas, rentabilizar o seu negócio e fidelizar clientes. Mas, o momento requer inovação e proatividade, por isso, faça um planejamento direcionado às vendas de Natal, priorizando pontos, como: logística, organização, atendimento personalizado e um pós-venda de qualidade. 

Para te ajudar nesse processo estratégico, separamos algumas dicas valiosas que vão expandir as possibilidades do seu negócio para que esse período seja memorável. Descubra na sequência:

  1.     Aposte em marketing digital

Atualmente, o marketing digital é a principal estratégia para impulsionar vendas, especialmente no varejo on-line, por isso, faça campanhas que tenham como tema ofertas para o Natal. Utilize as redes sociais com mais frequência para divulgar os produtos e, se houver possibilidades financeiras, firme parcerias com influenciadores, pois esta é uma boa estratégia para aumentar o engajamento do seu público.

  1.     Invista em tecnologia

Hoje, cada vez mais consumidores procuram empresas que ofereçam facilidades e um atendimento tecnológico. Acessar facilmente avaliações antes da decisão de compra, ter um suporte técnico on-line entre outros processos automatizados são grandes diferenciais para a experiência de compra do cliente.

  1.     Crie promoções e ofertas

Ofertas e promoções nesta época do ano podem atrair e fidelizar novos clientes, afinal, quem não gosta de aproveitar preços mais atrativos? Portanto, promova ações promocionais. Se não puder abaixar o preço dos produtos, crie cupons de desconto, ofereça frete grátis ou outras estratégias que sigam esta linha. Antes de lançar qualquer promoção, certifique-se que o estoque é suficiente para atender à demanda.

  1.     Ofereça segurança

Muitas pessoas deixam de comprar na internet pela questão da segurança e, especialmente em épocas como esta, as incertezas se tornam maiores devido aos inúmeros golpes que acontecem. Para passar mais segurança aos seus clientes, garanta a entrega do produto, assim como transações financeiras protegidas, certificando a autenticidade e a segurança da loja on-line. 

  1.     Prazos de entrega

Quem nunca decidiu comprar um produto em determinada loja pelo prazo de entrega? Essa característica definitivamente é uma das que mais pesam para a tomada de decisão, por isso, estabeleça prazos razoáveis e que podem ser cumpridos. Para ajudar nessa tarefa, os serviços de Fulfillment são uma excelente opção.

  1.     Priorize o pós-venda

Seguiu todas as dicas anteriores? Então é hora de medir os resultados!

É fundamental fazer uma análise anual de todos os resultados e avaliar quais estratégias foram realmente eficientes para impulsionar as vendas natalinas. Essas métricas têm a finalidade de definir ações futuras para que elas sejam ainda mais assertivas e estratégicas. O pós-venda também é a forma mais exitosa de fidelizar clientes. 

Conte com a GS1 Brasil!

Por último, mas não menos importante, falaremos sobre código de barras, cadastramento de produtos e gestão de estoque, que são processos essenciais para elevar as vendas do seu negócio a outro nível em termos de escala e rapidez. 

Você consegue imaginar como é vender pela internet ou até mesmo em uma loja física tendo um estoque que é atualizado manualmente? Inviável, não é?

Ter um estoque automatizado e bem gerenciado otimiza o recebimento, a categorização, a integração e o armazenamento dos produtos, o que simplifica o dia a dia da equipe e o planejamento de estratégias para impulsionar as vendas.

E, é nesse sentido que o código de barras auxilia as empresas, otimizando a gestão como um todo, pois permite aprimorar e acelerar todo o cadastramento e o controle dos produtos comercializados; avaliar os itens que têm mais saída; analisar o tempo das entregas e informações importantes sobre devoluções.

Ao utilizar um código de barras da GS1 Brasil, seu negócio alcança mais agilidade na leitura de dados e, no caso do cadastramento de produtos em marketplaces, o processo também se torna mais fácil, assim como a rastreabilidade. Isso acontece porque nessas plataformas o verificador trabalha para que os produtos sigam as melhores práticas de cadastro e tenha mais alcance entre os consumidores. 

Lembrando que o cadastramento de produtos, quando realizado corretamente, promove diversos benefícios, dentre eles:

  •       Centralização das informações
  •       Redução de perdas
  •       Diminuição de custos
  •       Formalização da atividade
  •       Segurança ao consumidor

E aí, gostou das estratégias que apresentamos neste post? Agora é hora de adaptá-las para a realidade do seu negócio e aumentar os seus resultados neste fim de ano. Conte com a GS1 Brasil!

Leia também: O cadastramento errado de produtos pode impactar no faturamento da sua empresa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.