A virada do meio corporativo em um mundo pós-pandemia

Em 2020, a pandemia da Covid-19 pegou o mundo de surpresa e se espalhou em um ritmo tão rápido que mal houve tempo para reação. Tudo isso se misturou com outros contextos que fizeram dos últimos três anos um período bastante desafiador para todos, em que foi necessário se adaptar a uma realidade completamente diferente do que estávamos acostumados. 

Isolamento social, trabalho remoto e a crise econômica foram algumas das maiores dificuldades enfrentadas pelo meio corporativo, mas hoje já podemos afirmar que o aprendizado obtido diante dessas adversidades foi indispensável para o futuro que estamos construindo. 

Com o protagonismo gigantesco que a tecnologia assumiu em nossas vidas de 2020 para cá, pautas como o ESG, a nova economia e as cidades inteligentes ganharam ainda mais força e hoje estão sendo combinadas em prol de um único objetivo: melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Agora que a Covid-19 já foi controlada na maior parte do mundo e estamos vivendo em um contexto pós-pandemia, podemos analisar como o meio corporativo deu a volta por cima e conseguiu tirar tanto aprendizado das dificuldades que enfrentou nos últimos anos.

Um mundo mais conectado

As três tendências citadas anteriormente não são meros conceitos visados para o futuro, pois já estão sendo aplicadas e, pouco a pouco, transformando o nosso presente. Os últimos anos serviram para ensinar ao mundo corporativo que as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscando por experiências mais customizáveis e individualizadas. Diante desse cenário, a tecnologia desempenha um papel crucial.

Começando pela nova economia, temos aqui um conceito que define essa nova necessidade do consumidor, algo que já vem sendo observado desde o final dos anos 1990. A novidade está no fato de ser um modelo de negócios focado em serviços e não no produto em si, então o objetivo é conquistar o cliente oferecendo soluções individualizadas para suas principais necessidades e desejos. Tudo isso só é possível através da grande coleta de dados que é realizada na rede hoje em dia, permitindo que as empresas conheçam melhor o perfil dos seus consumidores.

As cidades inteligentes também dependem totalmente dos avanços tecnológicos, só que apostando em outro recurso que também está em alta: a automação de processos. O objetivo é equipar a infraestrutura urbana com dispositivos que consigam se comunicar entre si e realizar diferentes tarefas por conta própria, otimizando o dia a dia da população. 

Já o ESG é um conceito adotado pelo meio corporativo para definir medidas de atuação mais sustentáveis. O objetivo é preservar o meio ambiente e garantir mais qualidade de vida para a sociedade, além de respeitar diversas questões éticas voltadas para o ambiente profissional. Podemos dizer que esses três conceitos já estão se tornando “pilares” do mundo pós-covid.

O papel da GS1 Brasil

A GS1 Brasil também faz sua parte ao colaborar com todas essas tendências, oferecendo soluções, ferramentas e recursos para que cada vez mais empresas possam aderir e se preparar para o futuro. 

Soluções como o Código 2D se encaixam como exemplos perfeitos de aplicação da nova economia, pois possibilitam às marcas personalizar a experiência do usuário e fortalecer sua reputação no mercado. Com um simples código já é possível oferecer uma grande diversidade de informações e outros tipos de conteúdo, transformando uma embalagem em uma fonte quase inesgotável de dados.

A automação das cidades inteligentes também estão presentes aqui, porém voltadas para todas as etapas que podem ser feitas de forma automática dentro das soluções que oferecemos. As empresas passam a ter muito mais segurança e precisão no controle dos seus estoques e circulação de mercadorias, tudo isso sem a preocupação de fazer manualmente, podendo se dedicar exclusivamente ao que for mais importante.

Por fim, através do nosso Programa Sustentabilidade em Código, garantimos que 14 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU sejam respeitados pelas empresas parceiras, por meio de todas as soluções e padrões que disponibilizamos. 

Ao adotar os ODS como diretrizes, fica muito mais fácil respeitar o ESG no ambiente corporativo e um dos objetivos da GS1 Brasil é garantir que todos os nossos filiados sejam referência no assunto!

É assim que a GS1 atua globalmente: oferecendo todo o suporte necessário para que as empresas consigam fazer do mundo um lugar melhor em todos os sentidos. Para saber mais sobre nossas áreas de atuação, acesse nosso site e tire suas dúvidas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.