A importância de um código de barras válido para a autenticidade do seu produto

A abundância de produtos no comércio moderno torna cada vez mais difícil para o consumidor identificar possíveis falsificações. A popularização do e-commerce apenas dificultou ainda mais esse processo, já que grande parte das mercadorias são adquiridas “às cegas”, sem aquele contato direto que só é possível através das lojas físicas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP, aproximadamente 63% dos consumidores brasileiros já receberam algum produto falsificado ao fazer uma compra online. Desse número, 33% alegam que isso já aconteceu mais de uma vez. Isso mostra como o consumidor está vulnerável e reforça o papel dos códigos de barras neste cenário.

Por isso, é importante frisar que todo empreendedor do comércio e varejo se atente em trabalhar apenas com códigos de barras válidos. Somente assim é possível garantir que seus produtos são autênticos e originais de fábrica; entenda melhor a seguir.

Função do código de barras

Há mais de 50 anos, os códigos de barras da GS1 funcionam como um sistema absoluto de identificação de produtos mundo afora. No Brasil, utilizamos o padrão EAN/GTIN de 13 dígitos para proporcionar uma identidade única para cada mercadoria, trazendo informações cruciais dentro do código estampado em todas as embalagens.

Quando um consumidor ou até mesmo um revendedor tem dúvidas a respeito da veracidade de um produto, ele pode conferir sua autenticidade através do código de barras. O processo é muito simples, bastando acessar a ferramenta GEPIR para pesquisar pela mercadoria através do seu EAN/GTIN.

Quando o número consta corretamente no nosso banco de dados, o interessado receberá todas as informações mais relevantes a respeito do item. O selo Verified by GS1 também será apresentado, atestando que aquele código de barras é autêntico e pertence a um produto cadastrado em nossos sistemas. 

Por que trabalhar somente com códigos válidos?

É fato que muitos comerciantes podem utilizar códigos de barras de outras origens ou emitidos há bastante tempo. Em alguns casos, eles param de funcionar por inúmeros motivos, mas os produtos continuam circulando no mercado. O problema é que, em algum momento, alguém pode tentar pesquisá-lo no GEPIR, resultando em uma pesquisa inválida. 

Dessa forma, os consumidores podem pensar que o seu produto é uma falsificação, correndo o risco de causar devoluções e prejuízos. Se atentar em trabalhar somente com códigos válidos é a melhor maneira de garantir que esse tipo de inconveniente nunca vai acontecer – e para isso, torna-se necessário utilizar os códigos de barras da GS1 Brasil.

A partir do momento que uma empresa se torna filiada, já é possível cadastrar todos os seus produtos no Cadastro Nacional de Produtos. Esse banco de dados reúne as informações mais relevantes da mercadoria e também gera o código de barras com EAN/GTIN; uma vez que for emitido, aquele código já está válido e pronto para autenticar o item em questão a qualquer momento.

Para mais informações sobre como se tornar um associado, acesse nosso site e confira o passo a passo de como solicitar seu código de barras.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.