Desde a sua criação, o código de barras transformou a atuação de muitas empresas, facilitando a rotina logística em diferentes pontos. Sendo uma solução que permite a automação de muitas tarefas, é uma forma de carregar informações importantes sobre um determinado produto.

\r\n

Além disso, é uma opção mundialmente consagrada, o que faz com que as transações comerciais ocorram de maneira mais padronizada.

\r\n

No post de hoje, você vai entender por que deve apostar nessa ferramenta, e qual a importância da identificação de seus produtos. Acompanhe!

\r\n

O que é um código de barras?

\r\n

Um código de barras é um conjunto numérico e gráfico que serve para identificar, individualmente, produtos dentro de uma cadeia de suprimentos. Ele gera um código único baseando-se na representação gráfica aliada ao número logo abaixo dele.

\r\n

Essa representação guarda informações completas, como tipo de produto, lote, características e outras informações relevantes. Para que isso seja possível, é utilizado um código binário que é lido pelo equipamento adequado.

\r\n

Para que serve?

\r\n

No geral, é possível dizer que ele funciona exatamente como um documento de identificação: único e sem possibilidade de modificação. Serve para identificar o produto em diversos momentos na cadeia produtiva.

\r\n

Dependendo do tipo escolhido, ele pode servir tanto para registrar a compra em um PDV como para dar mais visibilidade dentro da cadeia de suprimentos.

\r\n

Além disso, também pode ser útil do ponto de vista da exportação, gerando a padronização exigida nesse tipo de transação.

\r\n

Quais são os tipos mais comuns?

\r\n

Atualmente há diferentes tipos de códigos de barras de modo a suprir as mais diferentes necessidades. O EAN-13 é o mais comum deles e é utilizado no ponto de venda. Já para países como Estados Unidos e Canadá, o padrão é o UPC-A.

\r\n

Para produtos menores e alimentícios, o DataBar é considerado o ideal devido ao seu tamanho reduzido. Para fazer a identificação de itens dentro da logística, o mais recomendado é o ITF-14, o qual não pode ser utilizado em PDVs.

\r\n

Com o avanço da tecnologia e chegada dos leitores de celular, o QR Code é uma possibilidade que pode conter até 100 vezes mais informações.

\r\n

Como adquirir?

\r\n

Para adquirir um código de barras é necessário buscar uma empresa certificadora reconhecida no mercado, como é o caso do GS1 Brasil. Esse tipo de cuidado é mais importante do que parece, já que escolher uma empresa inadequada faz com que você perca dinheiro sem ter acesso a códigos que podem ser lidos em qualquer lugar.

\r\n

Se você vai exportar, é ainda mais importante se preocupar com essa aquisição, já que ela vai garantir que o seu produto possa ser lido no mundo todo.

\r\n

Depois de entrar em contato com a certificadora, você deve fornecer as informações da sua empresa e escolher o tipo de código que deseja. Após o pagamento, ele será emitido.

\r\n

Qual tipo de estrutura é necessário para utilizá-lo?

\r\n

Porém, é importante notar que a emissão do código de barras pela empresa competente não é a última tarefa a ser realizada. Seu negócio deve contar com uma estrutura adequada para que você alcance os resultados desejados.

\r\n

É necessário, por exemplo, ter um software de gestão da informação para cada código. É esse tipo de solução que vai garantir a associação de determinadas informações a cada código específico, permitindo a leitura adequada de dados quando for o momento.

\r\n

Também é necessário contar com os leitores de códigos de barra. Eles podem ser móveis, como para a leitura na logística, ou fixos, para o PDV.

\r\n

Quais benefícios ele proporciona?

\r\n

Um dos maiores benefícios do uso de código de barras é o aumento de visibilidade que ele oferece para a gestão de maneira geral. Graças ao uso adequado de cada tipo é possível controlar o produto dentro da cadeia de suprimento e também acompanhar melhor a sua saída do PDV, por exemplo.

\r\n

Isso diminui a chance de haver desvios ou de não ser possível controlar adequadamente outros pontos da gestão, como a gestão fiscal. Com integração, é possível tornar uma série de processos de controle mais automáticos.

\r\n

O código também gera mais confiabilidade de informações, já que não pode ser alterado e nem falsificado, o que contribui para aumentar a segurança e diminuir os retrabalhos ou conferências. Com menos interferência humana, as chances de algo sair errado diminuem.

\r\n

Outro ponto relevante é que ele diminui o tempo necessário para realizar uma série de operações, como um registro de venda, o que garante mais produtividade para o negócio de maneira geral.

\r\n

Por que é importante utilizá-lo?

\r\n

O código de barras gera padronização, eficiência e segurança tanto para o negócio quanto para o cliente. Com menos chances de haver erros, tanto o cliente quanto a empresa ficam protegidos, e toda a transação comercial é mais facilitada.

\r\n

Se você pretende exportar, é ainda mais indispensável utilizar essa solução, já que ela é uma forma de facilitar as transações comerciais por se tratar de uma espécie de linguagem universal entre os negócios. Alguns países, inclusive, só vão aceitar a importação de seus produtos se eles apresentarem o código de barras adequado.

\r\n

A identificação de produtos por meio da ferramenta também é importante porque é possível gerar, de certa maneira, uma vantagem competitiva. Em relação a empresas que não usam a solução, há ganhos em velocidade, visibilidade e transparência na hora das operações.

\r\n

Ao diminuir o tempo necessário para executar as tarefas e ao reduzir os custos causados por erros, o negócio se torna mais competitivo e consegue oferecer um maior valor agregado aos seus produtos.

\r\n

Responsável por carregar informações importantes do produto em questão, o uso do código de barras é fundamental para gerar segurança, visibilidade e também automação. Em um mercado cada vez mais competitivo, a utilização de ferramentas para automação de processos é cada vez mais comum entre as empresas. Nesse sentido, o código de barras é responsável por ajudar a criar processos cada vez mais eficientes e que reduzem os custos para os negócios, tornando-os mais competitivos.

\r\n

Para adquirir o seu código de barras, entre em contato com a GS1 Brasil e escolha o melhor para o seu negócio!

\r\n

02-cta2

\r\n

 
Banner Tudo que você precisa saber sobre Código de BarrasPowered by Rock Convert