Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Melhorar o relacionamento com cliente é a alternativa ideal para quem deseja expandir os negócios e, ao mesmo tempo, diminuir os custos. Os especialistas em marketing são unânimes em afirmar que é muito mais econômico manter clientes fiéis do que trabalhar para atrair novos compradores.

Por esse motivo, é cada vez maior o empenho das organizações em aumentar o engajamento com a marca. Hoje, com ajuda da tecnologia e recursos como o marketing digital, é possível manter um vínculo mais próximo com o cliente e, dessa forma, otimizar os resultados.

Abaixo, listamos 7 maneiras de melhorar seu relacionamento com cliente. Analise cada uma delas com bastante atenção, sempre pensando no que você poderá aplicar com base no seu nicho de negócio e público-alvo!

1. Estudar o comportamento do cliente

A primeira coisa que você deve fazer para melhorar o relacionamento com cliente é conhecê-lo melhor. Como agradar alguém que não conhecemos? Impossível. Procure saber quais são os problemas vivenciados pelo seu público que a sua empresa poderia resolver. Qual a faixa etária média, sexo, renda, localização e quais as expectativas dessas pessoas?

Todas as marcas bem-sucedidas que desenvolvem estratégias inovadoras de marketing trabalham permanentemente na busca dessas informações. Conhecer o perfil do público-alvo é uma necessidade básica e indispensável para atrair e reter o consumidor. Por isso, sempre foque no cliente e tenha em mente que é preciso atualizar essas informações constantemente, porque o comportamento das pessoas muda de uma hora para outra.

2. Ser a empresa amiga do cliente

Ser amigo do cliente não significa, necessariamente, convidá-lo para um almoço ou algo assim. Quer dizer que o relacionamento deve ser o mais natural e espontâneo possível, sem frases prontas ou mecanizadas. Memorizar o nome do cliente e sempre chamá-lo dessa forma é um detalhe que ajuda a construir um vínculo mais próximo.

Na realidade, todo cliente adora se sentir especial. A sua empresa poderá fazer com que ele se sinta assim. Basta desenvolver a empatia, saber ouvi-lo para entender suas necessidades, sempre cumprir rigorosamente com o que foi combinado e nunca deixar um cliente esperando respostas. A ideia é tratar o outro como você gostaria de ser tratado, incondicionalmente.

3. Utilizar os recursos da tecnologia

Quando uma empresa está em evolução, é natural que o número de clientes aumente. Dessa forma, fica difícil administrar todas as informações necessárias para prestar um atendimento personalizado, seja por telefone ou qualquer outro meio de comunicação. A solução mais prática é implantar um sistema de CRM (Customer Relationship Management) que, traduzido para o português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Essa ferramenta ajuda a organizar todas as informações do seu público em um completo e inteligente banco de dados. Por meio dele, é possível criar meios para se relacionar com o cliente, como enviar um e-mail para os aniversariantes do dia, encaminhar uma newsletter com as últimas novidades para um público exclusivo e uma série de outras ações, além de poder acompanhar a performance dos resultados.

4. Ampliar os canais de comunicação

As empresas que ainda não modernizaram os canais de atendimento estão perdendo excelentes oportunidades de negócio. Ampliar os canais de comunicação para que o cliente possa escolher como, quando e onde interagir com a empresa é uma necessidade urgente. Onde tem demanda, deve haver oferta.

Além das formas mais tradicionais de conversação, estude a possibilidade de oferecer outras, como: chat on-line, formulário de contato no site, e-mail, redes sociais, aplicativos mobile, entre outros. Dessa forma, o cliente terá mais conforto e comodidade e poderá fazer contato até mesmo do celular ou tablet.

5. Marcar presença na internet ajuda no relacionamento com cliente

O melhor lugar para uma empresa estar é onde o público está. Por esse motivo, é preciso marcar presença na internet, interagir com o público. Existem inúmeras opções de redes sociais, basta escolher os canais queridinhos do seu público e que, ao mesmo tempo, possam ser úteis para evidenciar as qualidades da marca.

Quem trabalha com objetos de arte e decoração está optando por utilizar o serviço do Pinterest. Blogueiras de moda e beleza adoram o serviço do Instagram. O Facebook é praticamente universal, o mais popular. Todos esses recursos oferecem ótimas possibilidades. O importante é priorizar a qualidade da imagem acima de qualquer coisa, ter uma ortografia correta e abusar da criatividade.

6. Oferecer conteúdo útil para o seu público

Outra forma de melhorar consideravelmente o relacionamento com cliente é por meio da produção de conteúdo na internet. A empresa que dispõe de um blog e faz publicações periódicas de artigos interessantes, voltados para o que o seu público deseja saber, é bem localizada nos buscadores do Google.

Ser encontrado na internet é fundamental para o sucesso de um negócio. É claro que existem técnicas que devem ser colocadas em prática, como é o caso do SEO (Search Engine Optimization ou otimização de sites), que é feito com ajuda das palavras-chave estrategicamente colocadas no interior dos artigos. Os vídeos também são ótimos recursos para disseminação de conteúdo.

7. Focar no sucesso do cliente

Uma tendência que vem sendo utilizada para perpetuar o relacionamento com o consumidor é focar no sucesso do cliente. Essa ação consiste em acompanhar o nível de satisfação do comprador: saber se está utilizando o seu produto ou serviço da maneira certa, se entendeu todas as funcionalidades disponíveis e se está satisfeito com os resultados.

O responsável por essa atividade é o customer success, um profissional da área e profundo conhecedor do negócio. Ele faz essa ponte entre empresa e cliente. Por meio dessa estratégia, é possível aumentar o engajamento e fazer com que o cliente seja muito mais que um seguidor, mas um verdadeiro defensor da marca.

Percebeu como existem diversas maneiras para melhorar o relacionamento com cliente? É verdade que todas essas ações demandam um certo trabalho, por isso é importante se cercar de profissionais competentes e sempre se manter bem informado sobre as melhores soluções que ajudam a fidelizar seu público.

Quer acompanhar mais artigos com dicas incríveis e descobrir outras maneiras de melhorar o relacionamento com cliente? Curta a nossa página no Facebook para receber outros conteúdos em seu feed de notícias!

banner1_negociacao

 

 

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert