Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

O mundo está mais moderno do que nunca e, mesmo em momentos de crise, novas tecnologias não param se surgir facilitando ainda mais a nossa vida. Dessa forma, aqueles que desejam evoluir em seu negócio próprio, não podem ficar de fora dessas novidades, principalmente quem possui um pequeno negócio e está em busca de soluções para alavancá-lo no mercado.

Se esse é seu caso, saiba que se você não se adaptar as várias mudanças que vêm ocorrendo no comportamento do consumidor, que está cada vez mais antenado nas novidades tecnológicas, sua empresa poderá continuar acompanhando a crise e acabar morrendo. Então, o melhor nesse momento é procurar por soluções efetivas que irão ajudá-lo a crescer e se sobressair sobre os concorrentes.

A tecnologia pode ser sua aliada nessa batalha! Gostaria de saber como? Então nos acompanhe nessa leitura que poderá fazer toda a diferença para tirar seu negócio da crise de uma vez por todas.

1 – Utilize estratégias mobile em seu pequeno negócio

O foco principal da estratégia mobile deve ser as vendas. O Google sempre dá preferência a sites responsivos, que se adequam principalmente a esse tipo de tela, pois melhora consideravelmente a usabilidade do cliente.

Assim, também é importante criar um site para seu negócio que seja responsivo e atenda a demanda de clientes através dos dispositivos móveis.

Em sua empresa, fazer uso de dispositivos móveis para manter a comunicação com sua equipe e clientes é uma boa forma de começar a mudança. Criar essa linha direta de interação irá aumentar sua produtividade consideravelmente.

Um aplicativo para conectar seu pequeno negócio com seus clientes, onde eles podem fazer pedidos, buscar informações ou contato, pode parecer desnecessário, mas é bastante eficiente mesmo para uma pequena empresa.

2 – Redes sociais são as melhores ferramentas para conhecer seus clientes

Ter presença online é essencial para seu negócio. Seus clientes, sejam eles empresas ou clientes finais, querem conhecer sua marca. Eles procuram nas redes sociais para ver se você está lá e buscar interação.

Mas não basta apenas estar online e não interagir, você deve usar essa poderosa ferramenta para conhecer seus clientes, saber seus hábitos, quais seus interesses, de onde são, frequência de compra, entre outras informações relevantes para você e também para ele que procura fazer negócio com sua empresa.

Faça das redes sociais sua fonte de informação sobre os clientes, monitore-os para saber se eles falam sobre sua empresa. Crie também um canal de comunicação, responda perguntas, busque as necessidades deles e mostre como seu produto ou serviço irá atender suas necessidades.

Ao recolher essas informações, elas devem ser passadas para seu setor de vendas para que eles entrem em ação e estejam mais preparados para abordar os clientes e fechar negócios.

3 – Adquira o uso do código de barras no seu pequeno negócio

Os códigos de barras representam uma identificação que é atribuída a produtos, documentos, cargas, unidades logísticas entre outros. Essa identificação facilita a coleta de dados que são feitos através de leitores e coletores de código de barras.

Muitos não sabem, mas utilizar códigos de barra nos seus produtos facilita demais diversos aspectos, trazendo mais segurança, controle, eficiência e maior otimização para todo o processo de logística.

Sua empresa poderá gerar relatórios mais precisos e confiáveis, pois o sistema de código de barras é mais seguro que outros. Essa tecnologia é bastante usada hoje em dia, inclusive por pequenas empresas para mostrar mais seriedade para seus clientes e conquistar mais espaço no mercado.

4 – Faça anúncios com vídeos na internet

Se sua empresa se restringe a entregar panfletos, ou fazer banners e faixas próximos ao local onde ela fica, você precisa rever seus conceitos. Os vídeos estão ganhando cada vez mais força em termos de propagandas. Como já falamos, sua presença online é essencial e, postar vídeos nas redes chama bastante a atenção do público.

Mostrar informações sobre seu produto ou serviço, curiosidades sobre seu mercado por meio de vídeos irá trazer mais clientes para seu negócio, pois o vídeo é uma das estratégias de marketing usada pelos pequenos negócios para gerar mais conversões e fidelizar clientes. 

Essa tecnologia oferece ao seu público-alvo conteúdos mais dinâmico e que atraem mais a atenção para o que você está vendendo, pois os recursos audiovisuais são excelentes como estratégia de venda.

5 – E-commerce: não fique só no ambiente físico, venha para o online!

O E-commerce no Brasil em 2015 cresceu 81%, de acordo com o Mercado Livre e o Ibope Conecta. Na era da modernidade, as lojas online são as melhores formas para o cliente fazer suas compras com mais comodidade. O custo para fazer uma loja online para um pequeno negócio é mínimo, comparado ao retorno que essa loja trará. Ter um e-commerce aumenta sua área de abrangência em nível nacional e com certeza ajudará a expandir seu negócio offline ainda mais.

6 – Utilize aplicativos para todas as áreas do seu pequeno negócio

Ter a solução dos seus problemas na palma da mão é o sonho de muitos. Mas esse sonho pode se tornar uma realidade proporcionada pelos aplicativos, que já são bastante usados por pequenos empresários para facilitar o gerenciamento de todos os setores de sua empresa.

Aplicativos de bancos ou ZeroPaper ajudam a gerenciar a parte financeira, Dropbox ou Google Drive para armazenar dados em nuvens e não ocupar espaço em computadores ou celulares e podem ser editados de forma online por uma pessoa apenas ou coletivamente.

O GoToMeeting e Skype podem ser usados para fazer reuniões por vídeo conferencia de qualquer lugar, sem precisar se deslocar para longe e até mesmo para fechar negócios com clientes em outras cidades ou estados.

Há uma serie de aplicativos para ajudar os pequenos empresários, desde a compra da matéria prima até o recebimento do pagamento do cliente. Faça uma boa busca por esses aplicativos e você se surpreenderá como sua vida poderá ficar mais fácil e ajudar a tirar sua empresa de uma situação financeira ruim.

Seu pequeno negócio deve se modernizar o mais rápido possível

A tecnologia não é sua inimiga, pelo contrário, é sua maior aliada para livrá-lo de problemas e fazer com que sua empresa cresça e se destaque. Modernizando sua empresa você tem acesso rápido a dados, a funcionários, a clientes e ainda ajudará a verificar onde estão os erros cometidos. O uso da tecnologia também pode auxiliá-lo com estratégias para erradicar ou minimizar ao máximo vários erros de gestão e ajudá-lo sair da crise.

Em tempos difíceis como esses, muitas empresas cortam gastos e ficam recuadas. Mas você deve tomar a dianteira e ao invés de cortar gastos, otimize-os, buscando novas tecnologias para auxiliá-lo.

Inove sempre! Pois a inovação sempre traz bons frutos. Busque informações, procure cases de sucessos de pequenos negócios que cresceram com novas tecnologias. Faça da modernização uma arma para afastar a crise, alavancar seu negócio e vencer os desafios.

Gostou desse artigo? Quer saber mais? Então curta a nossa página no Facebook.  Esperamos você por lá!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert