Banner de Exportação para PME'sPowered by Rock Convert

Quer abrir um negócio, expandir sua empresa ou começar um novo projeto? O planejamento adequado é fundamental para garantir o sucesso das novas empreitadas. Seja para qualquer tipo de empresa dos mais variados setores, a execução adequada de novos projetos é necessária para garantir o crescimento dos negócios, fugir das crises e manter-se competitivo.

Projetos de expansão de mercado, criação de novos produtos, transformações na gestão interna, implementação de novas tecnologias, etc. Todos esses são exemplos de novos projetos que precisam ser bem planejados para fazer a empresa prosperar. Mas como garantir que a novidade seja bem implementada? Como fazer um planejamento de sucesso para novos projetos sem correr o risco de prejudicar a empresa?

Aprenda no post de hoje como fazer um planejamento estratégico eficaz para colocar em prática seus novos projetos sem medo. Confira!

Defina metas

Tudo começa com o sonho, que vai ganhando forma e transforma-se em um conjunto de ideias. Mas para realizar os sonhos é preciso trazê-los para realidade, definindo bem um plano estratégico de ações.

O bom planejamento é aquele tem bem claro qual seu objetivo. Por isso, o primeiro passo é traçar metas. Saiba aonde você quer chegar e quem você quer alcançar.

A dica é traçar metas em curto, médio e longo prazo, facilitando o acompanhamento do novo projeto. Por exemplo, se seu objetivo é exportar seu produto, defina que em 10 anos você estará exportando para 20 países, em 5 anos para 10 países e nos próximos 2 anos você já estará exportando para 5 lugares diferentes. 

Faça pesquisas internas e externas

Para montar seu planejamento estratégico busque por informações, dados, números, projeções, históricos e realize pesquisas que ajudem a dimensionar seu contexto.

Para executar um novo projeto, é fundamental conhecer bem seu mercado, a concorrência, seus números internos, a logística dos produtos e serviços, o perfil e capacidade dos funcionários, etc. Informações como essas são imprescindíveis na hora de planejar e executar as novas ações, principalmente o diagnóstico de mercado!

Lembre-se de avaliar não só o momento presente, mas as tendências do mercado e do público consumidor, assim como o histórico de informações que se relacionam com sua atividade. Esteja consciente dos impactos que sua empresa pode sofrer, vindos tanto da concorrência quanto do comportamento do mercado. 

Caso o novo projeto seja transformações internas na empresa, verifique o impacto das mudanças e a abertura dos funcionários para recebê-las. 

Com os dados em mãos, você deve avaliar o tempo e o investimento financeiro necessários para executar o projeto. Assim, você vai conseguir vislumbrar se valerá a pena e se o projeto é realmente viável. 

Conheça seus pontos fortes e fracos

Ser realista no planejamento é fundamental, então avalie bem as características e capacidades do seu negócio.

Identifique em quais áreas seu negócio ainda deixa a desejar e quais problemas isso pode trazer para a realização do projeto. Procure fazer um estudo bem detalhado dessas áreas problemáticas, porque elas podem comprometer a execução do planejamento e você pode ser pego de surpresa.

Conheça também seus pontos fortes. O que sua empresa tem de melhor? Um produto original ou um funcionamento interno de primeira? Saiba quais seus pontos positivos e explore-os o máximo que puder. Continue investindo no melhoramento desses pontos para manter a qualidade. Fique atento também às oportunidades que você terá e saiba aproveitá-las!

Para fazer esse diagnóstico, você pode pesquisar sobre a concorrência e fazer uma comparação, listando todos os pontos fortes e fracos do seu negócio em relação às outras empresas.

Construa ações estratégicas

Com todas as informações de contexto e de impacto levantadas, é hora de traçar as estratégias. Para alcançar meu objetivo, o que devo fazer?

O plano de ações deve conter todas as medidas, estratégias, decisões e realizações previstas para efetivar o novo projeto. No plano deve estar incluído, por exemplo, a contratação de novos profissionais com determinados perfis, o pagamento de novos impostos, as questões burocráticas, a negociação com novos fornecedores, a redefinição do marketing, etc.

Ao definir todas as ações que devem ser executadas, distribua as tarefas que competem às diferentes áreas e profissionais da empresa. 

Acompanhar e revisar o projeto

Para garantir o sucesso do novo projeto você deve acompanhar passo a passo da execução do plano. É fundamental fazer o monitoramento e avaliações periódicas de como andam as ações. Verifique se os objetivos de curto e médio prazo estão sendo alcançados, se as condições internas e externas continuam favoráveis, avalie seu caixa e siga analisando os impactos do projeto.

Uma dica é criar um conselho de gestão e designar pessoas responsáveis para administrar o projeto. Isso ajuda porque quando se começa um novo projeto, ele pode acabar se desorganizando e virando um pesadelo por se somar às outras inúmeras atividades da empresa no dia a dia. Por ser um novo compromisso além dos já existentes, é recomendado que pessoas específicas sejam responsáveis por manter sua organização e desenvolvimento, sem atrapalhar o funcionamento do negócio.

Lembre-se também de que tão importante quanto fazer um plano é ter flexibilidade e sabedoria para saber a hora de mudar e readequar os objetivos e ações conforme a realidade. Por isso, mantenha o plano atualizado!

Com essas 5 lições, você conseguirá fazer um planejamento eficaz para concretizar seus objetivos. Comece traçando as metas, colete dados e faças pesquisas, conheça seu ambiente interno e externo, defina os investimentos de tempo e dinheiro, trace ações e monitore o desenvolvimento do projeto. Seguindo essas etapas, você garante o sucesso do negócio!

Não se esqueça de que a falta de planejamento é um dos grandes males responsáveis pelo fim de novas e tradicionais empresas. Portanto, planejar antes de executar um novo projeto é a chave do sucesso para a empresa que quer superar crises, crescer, estabelecer uma imagem de sucesso a aumentar o fluxo de caixa. Além disso, o planejamento é responsável por deixar seu negócio mais competitivo, original e com os resultados que você sempre quis!

Gostou das lições de planejamento? Já conhecia o passo a passo para implementar novos projetos? Compartilhe com a gente suas experiências no mercado!

Banner para o Guia da Negociação: Como fechar mais negócios e otimizar seu resultadoPowered by Rock Convert