10 exemplos de embalagens inovadoras

O comportamento do consumidor tem mudado e, para se adaptar a esse cenário, a indústria de embalagens também está evoluindo e lançando novidades que garantem mais praticidade, segurança e sustentabilidade. Nas prateleiras dos supermercados já é possível perceber essa tendência.

As empresas alimentícias, por exemplo, é uma das principais protagonistas nesta mudança, desenvolvendo e lançando cada vez mais embalagens inovadoras, afinal, os hábitos de consumo de alimentos estão diferentes. Hoje a procura por itens fáceis de preparar e que também sejam mais benéficos à saúde aumentou significativamente. 

Mas, independentemente se é um produto alimentício, doméstico, cosmético ou bebida, a embalagem deve ser fácil de entender e mostrar claramente como os produtos são usados e quais benefícios eles podem promover. Existem algumas que focam mais nas informações, outras possuem mais apelo sensorial e algumas são até mesmo reutilizáveis.

Neste post, você perceberá a importância de investir em embalagens inovadoras e como elas podem mudar a percepção no momento da decisão final de compra. Para isso, separamos alguns exemplos bastante interessantes de marcas que hoje respondem às necessidades dos consumidores de forma criativa, sustentável ou inteligente. Confira!

  1.     Embalagem de Sal e Açucar da Soso Factory

Seguindo uma tendência minimalista, a empresa espanhola Soso Factory criou embalagens que armazenam açúcar e sal de forma criativa e sem a necessidade de utilizar plástico. A marca teve essa ideia a partir do símbolo do Yin Yang, em que os opostos se complementam. O jogo de contrastes de cores (preto e branco) e o forte uso tipográfico das embalagens comprovam que menos é mais e faz com que o consumidor adquira os dois produtos, por entender que eles são inseparáveis. O pote de açúcar foi eleito como um dos 10 produtos mais inovadores do ano em todo o mundo.

  1.     Embalagens de Suco criada por Naoto Fukasawa 

O design japonês, Naoto Fukasawa, criou uma coleção de embalagens de suco esteticamente agradável e inteligente. A finalidade foi justamente representar a fruta da forma mais real possível, modulando sua coloração e sua textura. Além de bonitas, as embalagens também são funcionais. 

  1.     Embalagem da Khortytsa Ice Vodka

Já pensou saber a temperatura da sua bebida antes de bebê-la?

A proposta da Khortytsa Ice Vodka é justamente essa! Na própria embalagem o consumidor consegue visualizar a temperatura da bebida, sabendo exatamente o melhor momento para consumi-la. Para isso, basta colocá-la no freezer e ela ficará azul quando a temperatura chegar a 5 graus Celsius.

  1.     Embalagem da Koa Organic Water

Koa é uma água orgânica, que contém frutas e vegetais frescos para manter sua qualidade natural. Isso significa que possui vitaminas e minerais naturais sem aditivos ou calorias. No entanto, a Koa ainda preserva o gosto de água pura e refrescante. Além da empresa estadunidense ter inventado um método de purificação e obtenção de água que vem de frutas e vegetais orgânicos, a embalagem de 375 ml 100% ainda é biodegradável.

  1.     Embalagem da Heineken Ignite

Esse protótipo da Heineken Ignite, apresentada no Milan Design Week, traz como tendência a tecnologia, pois a embalagem possui iluminação LED e ainda conta com sensores e conexão Wi-Fi que a transformam em um objeto interativo. Pelo alto custo, os produtos devem ser distribuídos em uma versão limitada em festivais patrocinados pela empresa.

  1.     Embalagem do Vinho Rupert

Muitas pessoas ao terminarem de beber um vinho, cuja garrafa é esteticamente interessante, querem transformá-la em um adereço. Pensando nisso, a garrafa do vinho sul-africano Rupert foi projetada para que a etiqueta seja mais fácil de remover. Assim, o consumidor pode transformá-la em um item de decoração, ou seja, ela pode ser rapidamente readaptada como um vaso de flores, recipiente de água ou óleo entre outras finalidades. Esta embalagem é um grande exemplo de como a Economia Circular pode ser aplicada. 

  1.     Embalagem das TV’s Samsungs da Linha Lifestyle

A embalagem das TV’s da linha Lifestyle, que incluem os modelos The Frame, The Serif e The Sero veio com a proposta de prolongar a vida do material que possivelmente seria descartado como lixo. A embalagem é feita de um papel cartão ondulado, duplo e rígido o bastante para se transformar numa casinha para gato, suporte de revistas, prateleira ou em outras opções de “faça você mesmo”. Para ter ideias de como reutilizá-la, basta olhar o manual ou acessar o QR Code com as instruções.

  1.     Embalagens de Cosméticos

A indústria de cosméticos também está inovando e seguindo uma tendência mais ecológica. Hoje já existem várias marcas que optam por reduzir o uso de embalagens, ou seja, existem shampoos, desodorantes, creme dental e até enxaguante bucal que estão sendo fabricados em um formato sólido em tablete. BioAromas Saboaria é um exemplo de empresa que adotou esta tendência. 

  1.     Embalagens da Coleção Green Me da Kiko Milano

Geralmente, embalagens que levam menos cores, como aquelas com aspecto de papel cartão, são mais fáceis de reciclar. Muitas marcas, além de utilizar esse artificio para ser mais sustentável, também estão investindo em logística reversa, como é o caso da empresa italiana Kiko Milano, que tem ponto de coleta de embalagens usadas e ainda lançou mais de dez produtos da sua linha Green Me, com embalagem natural e produzida com materiais de reuso.

  1. Embalagem para Utensílios de Cozinha da Scanwood

Para destacar a linha de acessórios de cozinha, a empresa dinamarquesa Scanwood seguiu uma linha mais ecológica e criou produtos feitos de madeira. Logo na embalagem é possível visualizar isso, porque a haste de cada objeto aparece plantada na grama, com direito a ramificações de raízes.  O design tem o objetivo de destacar o processo sustentável de fabricação e a mensagem anti-desmatamento.

E aí, você já conhecia alguma dessas embalagens? 

Esperamos que elas tenham servido de inspiração e, até mesmo, de influência para escolhas mais divertidas, seguras e sustentáveis. 

Lembrando que a GS1 Brasil, além dos padrões, também pode te auxiliar a reunir todas essas características para que suas embalagens sejam realmente funcionais, sustentáveis, criativas e cumpram a legislação. 

Através da GS1 Brasil + Korde, o curso “Estratégias de Inovação com Embalagens” contextualiza a inovação baseada em uma visão sistêmica sobre o processo de desenvolvimento de embalagens, permitindo identificar oportunidades para inovar em diferentes frentes e gerar sustentabilidade, desenvolvimento e lucratividade.

Saiba mais em nosso site!

Ah, e se quiser se aprofundar mais sobre o assunto, faça o download gratuito do nosso E-book “Guia da Embalagem Ecologicamente Correta”.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.