Use a tecnologia como aliada para o crescimento da sua PME

Não há como não enxergar a tecnologia como aliada do homem moderno: ela está presente no cotidiano de quase todo indivíduo, tornando a vida mais ágil, confortável e eficiente. Entretanto, tais benefícios não se limitam à vida pessoal, tendo grande relevância no mundo corporativo.

Em uma análise mais direcionada às pequenas e médias empresas, é possível concluir que o uso da tecnologia representa uma das melhores estratégias a serem utilizadas no processo de crescimento empresarial.

O motivo? A PME que se mantém atualizada e aberta ao uso de ferramentas modernas tem mais chances de se destacar em um mercado tão competitivo e de conquistar os clientes mais críticos e exigentes.

Se você possui uma PME em processo de expansão, não deixe de ler o post de hoje! Preparamos um conteúdo para te mostrar o quanto é importante investir em tecnologia, além de apresentar algumas tendências que têm contribuído para o crescimento de diversas empresas. Acompanhe!

A tecnologia como aliada da PME

Em um mundo globalizado em que as fronteiras se revelam cada vez mais transponíveis, a modernização das empresas passa a ser uma exigência de mercado. Assim, qualquer empreendedor que deseja expandir sua atuação e conquistar novos territórios, deve aderir à tecnologia.

O modo como uma pequena e média empresa integra os avanços tecnológicos ao seu cotidiano é decisivo para o seu processo de crescimento. Sendo assim, saber utilizar as ferramentas adequadas é uma das principais tarefas dos gestores, que devem estar atentos aos constantes avanços no setor.

A boa notícia é que o mercado de tecnologia se expandiu bastante e tem proporcionado ao universo empresarial diversas ferramentas capazes de modernizar os processos, possibilitando o aumento nas vendas, eficiência, segurança e economia.

Tudo isso é essencial para que uma PME consiga expandir seus negócios e competir em boas condições com grandes empresas do mercado. Portanto, um empreendedor de sucesso deve estar informado e disposto a elevar seu negócio para novos horizontes, fazendo uso da tecnologia como aliada.

Tendências tecnológicas para PMEs

O segmento das pequenas e médias empresas tem alcançado resultados expressivos, com taxas animadoras de contratação, responsável por quase 84% dos empregos no país, segundo dados da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Todo esse sucesso está relacionado ao emprego cada vez maior da tecnologia dentro dessas empresas, o que tem contribuído significativamente para os bons resultados do setor. Os negócios que se encaixam a esse novo mercado crescem mais rapidamente e de maneira mais rentável.

Assim sendo, é importante ficar por dentro das tendências tecnológicas aplicadas ao cotidiano empresarial e aproveitar tais recursos para um melhor desenvolvimento. Acompanhe algumas das principais ferramentas que podem ajudar a sua PME a alcançar o sucesso.

Serviços na nuvem

A cloud computing (computação em nuvem) é uma dessas tecnologias que veio para simplificar e tornar os processos no dia a dia muito mais rápidos e seguros. De modo geral, trata-se de um serviço de armazenamento de dados online, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas de acesso à internet.

No cotidiano corporativo, esse serviço pode se tornar um poderoso diferencial competitivo, ao possibilitar economia de tempo, espaço e dinheiro. O sistema reduz consideravelmente os custos com hardwares e licenças, além de trazer um aumento de produtividade, importante na luta por espaço no mercado.

Internet das coisas

Você já ouviu falar em internet das coisas? Trata-se de uma grande inovação na área de tecnologia que tem como proposta conectar diversos aparelhos à internet. Ou seja, itens que utilizamos em nosso cotidiano com frequência, como eletrodomésticos, máquinas industriais e meios de transporte são facilmente interligados à rede mundial de computadores.

O objetivo é o de unir o meio físico ao digital, permitindo a comunicação entre esses universos. Com isso, ganha-se mobilidade, eficiência e praticidade ao lidar com os mais diversos aparelhos.

Impressoras 3D

As impressoras 3D podem se tornar uma tecnologia importante para o desenvolvimento de empresas. Uma possível aplicação seria a possibilidade de se criar protótipos mais rapidamente e com custo mais reduzido, a fim de realizar testes de um produto antes de começar a produzi-lo definitivamente.

Além disso, ela permite a customização de produtos, o que pode ser um grande diferencial competitivo para os produtos da empresa. Assim, seria possível, por exemplo, permitir que o consumidor personalize óculos, joias e calçados, criando modelos exclusivos.

Sistema de código de barras

A utilização de identificação de produtos por código de barras já é uma realidade em grandes empresas e, cada vez mais, ganha espaço em PMEs. Isso porque o sistema facilita o gerenciamento e rastreabilidade das operações.

Além disso, trata-se de uma tecnologia obrigatória para empresas que visam exportar seus produtos e precisam cumprir com os padrões de mercado, como a indicação da origem do produto, contida na numeração do código.

Soluções mobile

A utilização de aplicativos adaptados à plataforma mobile traz diversos benefícios às empresas. A possibilidade de troca de dados e informações de maneira mais ágil contribui para o aumento da produtividade, fazendo com que o trabalho da equipe seja mais eficiente.

Além disso, expande as fronteiras da empresa ao permitir que o funcionário consiga resolver problemas de onde estiver, otimizando tempo e reduzindo gastos com comunicação.

Novos métodos de pagamento

O pagamento digital é uma forte tendência do mercado. As empresas já começam a enxergar o e-commerce como uma maneira inteligente de se adaptar às necessidades do consumidor, utilizando para isso diversos tipos de moedas, como cartão de crédito e o Bitcoin.

Nos próximos anos, poderemos acompanhar de perto a evolução e expansão de novos métodos de pagamento, com o intuito de trazer benefícios e conforto ao consumidor.

Redes sociais

Pesquisas apontam que o brasileiro é líder em tempo gasto em redes sociais. Diante disso, as empresas devem estar atentas às possibilidades de utilizar esse ambiente para atrair consumidores e expandir seus negócios.

Trata-se de uma importante ferramenta para se criar um bom canal de comunicação e melhorar seu relacionamento com o cliente, divulgando a marca e produtos de maneira global, já que esse é o espaço em que os internautas passam a maior parte tempo quando estão online.

Agora que você conheceu melhor essas tendências, tenha a tecnologia como aliada de sua PME e aproveite todos os benefícios que a modernidade pode proporcionar ao mundo empresarial. Busque se destacar dos seus concorrentes, aplicando soluções inteligentes em busca do crescimento de seu negócio.

Quer aprender um pouco mais? Aproveite para descobrir se novas tecnologias ajudam os negócios da redução de custo!

 
Postagens relacionadas
Gestão de estoque: um guia para deixar tudo sob controle
Indicadores de Desempenho para logística: entenda a sua importância
5 passos para um controle de estoque poderoso
Qualidade de dados: o que é e qual a importância para negócios?
Métodos para gestão de estoque: descubra qual o ideal para você!
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web