Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!

Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!

Você pretende fazer com que a equipe de vendas tenha uma performance de alto nível e aumente o faturamento. Sem dúvida, são aspectos importantes para qualquer empresa se destacar no mercado. Porém, você já pensou em como alcançar esses objetivos? Uma excelente alternativa é investir em um treinamento comercial.

Por mais qualificados que sejam os seus colaboradores, é necessário buscar melhorias constantemente e rever aspectos que podem contribuir para os resultados serem ainda mais expressivos. A acomodação é um dos fatores que mais prejudicam o desempenho das organizações, pois freia a inovação e abre espaço para a concorrência.

Pensando nisso, vamos apresentar 5 dicas para você ter sucesso com o treinamento de equipe. Confira!

1. Saiba do que os funcionários precisam

Imagine que uma empresa opte por dar uma capacitação voltada para os funcionários mais experientes sobre como se comunicar com o cliente. Com certeza, é um aspecto relevante para um bom relacionamento com o público-alvo. Mas será que é necessário ter esse treinamento para um grupo de colaboradores que está há um bom tempo na empresa?

Se você não quer desperdiçar o tempo valioso dos seus empregados e nem jogar dinheiro fora, procure fazer uma pesquisa com os gestores e parte dos funcionários para avaliar as necessidades mais importantes da equipe.

É fundamental que haja essa interação entre os líderes, a equipe e o setor de Recursos Humanos, pois isso propicia não apenas escolher a capacitação ideal, mas também avaliar os tópicos a serem trabalhados e escolher o instrutor.

É muito ruim para qualquer organização quando se investe em um treinamento, mas os instrutores não conseguem passar as informações necessárias para a equipe desenvolver um bom trabalho. Havendo uma parceria entre os empregados, o RH e os gestores, a possibilidade de isso acontecer é bem menor.

Você percebeu que o diálogo é crucial para a capacitação ser bem planejada e alcançar os resultados previstos. Por isso, também vale a pena fazer uma divulgação dos treinamentos a serem oferecidos para os empregados. Assim, eles se sentirão mais valorizados e motivados.

2. Pense nos materiais e nos recursos disponíveis

É muito bom, inegavelmente, ter um programa de capacitação bem formulado e feito em parceria com os Recursos Humanos, os gestores e os funcionários. Porém, já pensou fazer um treinamento com duração de 40 horas e o conteúdo ficar disponível apenas nas anotações feitas pelos colaboradores?

Se pretende que os empregados assimilem bem as informações repassadas, é preciso ter muita atenção ao material que vai ficar à disposição dos colaboradores durante e depois do treinamento.

Assimilar todo o conteúdo de uma capacitação durante poucas horas é muito difícil para a maioria das pessoas. Por isso, é interessante não apenas ter uma apostila com os tópicos mais relevantes, mas também disponibilizar vídeos para os empregados assistirem às aulas do curso.

Caso isso possa ser feito, os participantes terão mais chances de compreender a temática. Também é recomendado possibilitar um contato com o instrutor por e-mail ou por fórum após o treinamento. A medida é importante para tirar dúvidas e promover a troca de conhecimento.

3. Estabeleça ações que melhorem o treinamento comercial

Uma empresa mostra que possui um bom planejamento ao ter um cronograma de capacitações definido e ao disponibilizar recursos (materiais e financeiros) para os funcionários se qualificarem. Contudo, você não pode se esquecer de algo importante para os treinamentos: a divisão das atividades.

Só ficar ouvindo um instrutor durante algumas horas torna o curso bastante monótono, mesmo que as informações apresentadas sejam muito importantes para a melhoria dos serviços.

A saída para evitar essa situação é fazer com que a capacitação trabalhe também com atividades práticas. Essa iniciativa ajuda a assimilar o conteúdo e a compreender como é possível utilizá-lo no dia a dia para obter um desempenho melhor.

Para um treinamento ter os resultados previstos, é interessante que as atividades sejam bem divididas. Ou seja, o tempo de duração para cada parte deve permitir que os participantes aprendam os ensinamentos repassados.

4. Tenha atenção às características da empresa

Será que todo o treinamento de equipe de vendas precisa ser igual? Por mais que as organizações tenham em comum a necessidade de conquistar os clientes, é fundamental pensar nas especificidades do ramo de atuação.

Todo mundo sabe que o consumidor gosta de ser mimado e tratado com bastante educação. Mas convencê-lo de que o seu produto ou serviço é mais interessante que o da concorrência não é uma tarefa fácil.

Então, é preciso buscar treinamentos que estejam focados na estratégia institucional e que priorizem a melhoria dos serviços.

Por exemplo, uma empresa multinacional pretende aumentar o número de clientes estrangeiros. Nesse caso, é recomendado buscar capacitações para que os vendedores tenham uma fluência melhor na língua inglesa; dessa forma, eles terão mais segurança para apresentar os serviços e encantar os consumidores.

Imagine que uma empresa passe a contar com tablets para mostrar novos produtos aos clientes. Para deixar uma boa impressão, o indicado é fazer um minicurso para os vendedores utilizarem o equipamento com facilidade e terem uma apresentação bem convincente.

5. Esteja atento aos casos de sucesso

Por mais que as técnicas e as informações de um treinamento de equipe sejam pertinentes e valiosas, destacar um exemplo de como uma capacitação proporcionou um ganho de performance para uma organização faz a diferença.

Se você constatar que o instrutor pode mostrar casos em que o treinamento apresentou bons resultados para alguma empresa, é sinal de que ele pode contribuir positivamente para a organização estar num patamar superior.

Em geral, as pessoas gostam de seguir bons exemplos. Isso não é diferente como os vendedores. É melhor ainda caso seja viável utilizar um caso de sucesso dentro da própria instituição. Isso vai fazer com que a equipe tenha uma maior identificação com o exemplo destacado, o que contribui bastante para aumentar a motivação e a produtividade.

Investir em treinamento comercial é uma obrigação e uma questão de sobrevivência para as empresas. Afinal, é preciso buscar sempre alternativas para atrair os clientes e torná-los fiéis. Para você seguir bons exemplos do mundo corporativo e entender como funcionam os nossos serviços, entre em contato conosco!

 

 

Postagens relacionadas
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
6 vantagens da otimização de processos em pequenas empresas
Como calcular a renumeração variável?
Como calcular a renumeração variável?
Aprenda a preparar o seu e-commerce para a Black Friday!
Aprenda a preparar o seu e-commerce para a Black Friday!
9 dicas para economizar na despesa das PMEs
12 conselhos que podem melhorar suas técnicas de negociação!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web