Saiba utilizar as redes sociais para divulgação de produtos

Em toda a América Latina, o Brasil é o país que usa as redes sociais com mais intensidade e em maior quantidade. Além de mudar a forma como as pessoas se relacionam, tal fato também afeta o relacionamento entre marca e clientes.

Se antes o SAC era a única forma de comunicação com a empresa, hoje as redes sociais são canais cada vez mais explorados, inclusive para quem quer vender. Nesse sentido, uma ótima oportunidade consiste em realizar a divulgação de produtos nessas mídias.

Mas, afinal, como fazer isso? A seguir, descubra como utilizar, do jeito certo, as redes sociais para esse fim!

Por que usar as redes sociais para a divulgação de produtos?

As redes sociais são espaços cada vez mais ocupados pelos brasileiros, criando um ótimo nicho a ser explorado pelas marcas. Mais do que apenas criar perfis institucionais, podem servir para a divulgação de produtos, além de outros benefícios:

Geram uma comunicação interativa e mais pessoal

Uma das grandes diferenças entre divulgar produtos em um anúncio de revista ou de TV e nas redes sociais é que as últimas permitem uma comunicação mais próxima e interativa com os clientes.

Uma vez que os produtos estejam em exposição é possível acompanhar, em tempo real, qual é a percepção dos usuários sobre os itens, do que mais gostaram, se têm alguma dúvida e assim por diante.

Contam com diversas possibilidades

As redes sociais, independentemente de quais sejam, normalmente contam com opções diversas. É possível realizar campanhas e utilizar múltiplos recursos para chegar ao público de interesse.

Você pode fazer publicações estilo vitrine no Facebook e segmentar o público, enquanto no Twitter dá para criar pesquisas sobre os itens, por exemplo. As mídias sociais são versáteis e só exigem criatividade para que ofereçam um resultado diferenciado.

Aumentam o alcance e a visibilidade da marca

Outro ponto a favor das redes sociais é que elas ajudam a aumentar o alcance e a visibilidade da marca. Quando um cliente gosta de um determinado produto e curte ou compartilha a publicação, outro potencial comprador pode passar a conhecer a marca e se interessar por ela.

Isso permite que mais pessoas fiquem conhecendo os produtos, tornando-se potencialmente interessadas. Se esse interesse for gerenciado de forma adequada, ele pode significar um disparo nas vendas.

Funcionam como vantagem competitiva real

Por mais que as redes sociais sejam muito frequentadas pelos clientes, boa parte das marcas ainda não reconheceu essa importância. Com isso, independentemente do seu ramo, é bastante provável que ao menos um concorrente direto do seu negócio não esteja nas redes sociais.

Ao marcar presença lá, é possível absorver o público de empresas que não aproveitam a oportunidade, mostrando as qualidades e benefícios dos seus produtos.

Como usá-las da maneira mais adequada?

Entretanto, as redes sociais precisam ser utilizadas da maneira adequada para que não haja desperdício de tempo, dinheiro ou mesmo de reputação do negócio. Diante disso, separamos algumas dicas valiosas:

Saiba onde seu público está

Pode parecer simples abrir uma conta em cada rede social famosa e administrar todas ao mesmo tempo. Porém, isso custa dinheiro e dificilmente traz resultados positivos, já que é improvável que o seu público esteja em todos os locais na mesma medida.

Em vez disso, é mais importante analisar onde o seu público está. Considere questões como faixa etária, interesses, profissão e localização. A partir disso, fica mais fácil encontrar onde concentrar seus esforços.

Use recursos visuais para divulgação

Em sua maioria, as redes sociais são compostas de imagens — de fato, 63% das redes contam com esse tipo de recurso. Considerando todos os conteúdos visuais, eles correspondem a 66% das redes sociais.

Isso porque imagens e vídeos transmitem melhor a ideia que a marca deseja passar e chamam mais a atenção. Assim, na hora de divulgar seus produtos foque menos em descrições com textos longos e cheios de adjetivos e invista em recursos visuais que mostrem todas essas características.

Considere contar com publicações patrocinadas

Porém, é importante ter em mente que as redes sociais vêm criando dificuldades para que marcas consigam um bom alcance orgânico. Ao limitar a exposição de publicações de marcas para os usuários, os esforços do seu negócio tendem a render menos frutos.

Para evitar o desperdício de recursos, portanto, vale a pena utilizar publicações patrocinadas. Elas são mostradas com destaque em relação às demais e podem servir para que mais pessoas conheçam — e comprem — seus produtos.

Tenha cuidado com a imagem da empresa

Divulgar produtos é importante, mas é ainda mais fundamental não arranhar a imagem da empresa no processo. Não é raro ver marcas que buscam tanto a exposição e o alcance que acabam se envolvendo em polêmicas que causam prejuízos à reputação do negócio.

Sendo assim, é muito importante garantir que o uso das redes sociais esteja alinhado aos valores da empresa. Pense no tom de voz que a comunicação terá, em quais serão os recursos utilizados e como os usuários serão respondidos, ainda que sejam críticas negativas.

Pense em diferentes formas de engajamento

Redes sociais são, sim, ótimos espaços para divulgar produtos, mas se a sua empresa fizer apenas isso, eventualmente o público perde o interesse. Em vez de criar um grande megafone de ofertas ou uma vitrine gigante de produtos, pense em formas de engajar os clientes.

Faça promoções, interaja com os usuários e busque criar um canal de comunicação que não apenas ofereça algo incrível para o cliente, mas que também o ajude em diversos sentidos — como ao oferecer conteúdo relevante.

As redes sociais são ferramentas que podem jogar a favor do seu negócio, inclusive na divulgação de produtos, desde que sejam utilizadas corretamente. Para não desperdiçar recursos, conheça bem o seu público, faça as publicações certas e invista em engajamento e interação — tudo isso sem perder de vista a importância da imagem da empresa. Eventualmente, isso vai significar aumento de vendas e ganho de visibilidade e posicionamento.

E por falar nelas, que tal utilizá-las para melhorar ainda mais os resultados? Para isso, veja também como utilizar as redes sociais como aliada às vendas!

 

Postagens relacionadas
contador
A importância do contador para o crescimento de uma PME
Setor alimentício: conheça 6 segredos para alcançar o sucesso
8 regras de exportação que sua empresa não pode desobedecer
7 métricas de vendas que sua equipe deve acompanhar
Entenda como usar o código de barras para aumentar a produtividade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web