Saiba como um produtor local pode se destacar no mercado

O produtor local tem muitas responsabilidades e uma delas é garantir a sobrevivência do seu negócio no mercado. Além do mais, gerenciar bem o portfólio de produtos é fundamental para ampliar o leque de ofertas e expandir as vendas.

Entretanto, ser dono do próprio empreendimento exige que você tenha uma visão abrangente da administração moderna. É preciso colocar em prática as estratégias mais adequadas para garantir um produto com diferencial competitivo.

Muitas empresas fecham antes mesmo de completar dois anos de funcionamento. Essa é uma triste realidade, mas não podemos culpar a crise financeira. É natural que surjam dificuldades, mas dentro desse labirinto de obstáculos existe um caminho para o sucesso.

Pensando nisso, selecionamos as melhores dicas para ajudar você a percorrer esse trajeto rumo aos objetivos. Acompanhe com atenção!

Promova melhorias constantes na gestão do negócio

A busca por melhorias na gestão não deve se limitar à fase inicial de um negócio. Precisa ser uma ação constante durante toda a história de vida da organização. Mesmo que você seja um excelente especialista, novos métodos estão evoluindo a cada dia.

Por isso, mantenha-se atualizado com as recentes tecnologias e soluções inovadoras para alcançar seus objetivos. Também é importante valorizar os recursos humanos, pois eles são os construtores do seu sonho.

Promova cursos, treinamentos e palestras motivacionais para a sua equipe. Dessa forma, é possível assegurar que ela fique mais engajada e preparada para exercer as funções do trabalho e prestar um excelente atendimento.

Precifique corretamente o seu produto

O preço é um grande influenciador de resultados. Por isso, o ideal é calcular todos os custos operacionais, a margem de lucro e ainda fazer um estudo de mercado para saber se existe um produto similar ao seu e quanto estão cobrando por ele.

Sim, mesmo que você considere que o seu produto é original, não custa nada fazer um mapeamento para identificar outros semelhantes. É preciso fazer uma comparação para avaliar o diferencial que o seu tem sobre a concorrência. Isso é extremamente importante para a formação do preço.

Outro detalhe que precisa ser observado é a supervalorização. Muitos empreendedores cometem o erro de cobrar caro por um produto que não agrega valor extra. Em consequência disso, o produto é ignorado e as vendas são insatisfatórias.

Ofereça valor no processo de negociação como produtor local

Se você pretende desenvolver um produto com preço mais alto, é importante oferecer um valor diferenciado como vantagem. Por exemplo, um biscoito produzido com uma fruta típica de outro país justificaria um preço maior.

Nesse caso, você está oferecendo ao consumidor a experiência de saborear algo que é considerado incomum — ou até exótico. É claro que, para você conseguir fazer com que ele perceba esse valor e pague o preço cobrado, é preciso criar as condições necessárias.

Ou seja, aqui entram estratégias de comunicação visual, design, embalagem e marketing. A aparência do produto aliada às ações de marketing vai fazer com que ele seja bem-conceituado no mercado — independentemente do preço.

Organize o departamento financeiro

Faça uma análise profunda do seu modelo de negócios, pois é preciso encontrar alternativas para torná-lo mais eficiente. Adote uma gestão financeira alinhada com o departamento jurídico. Assim, é possível garantir um bom relacionamento com órgãos reguladores como prefeitura e receita federal.

Esse cuidado serve para encontrar opções capazes de reduzir o pagamento de impostos ou até mesmo a isenção de alguns. Diante da competitividade, alguns detalhes significam uma vantagem no preço do produto e na margem de lucro.

Utilize códigos de barras para fazer um controle de estoque eficiente

O bom gerenciamento do estoque é um dos pilares que sustentam o sucesso de um negócio. E isso não é nenhum exagero: ter mercadoria de sobra na prateleira é um desperdício. Ao mesmo tempo, deixar um produto faltar é o mesmo que perder dinheiro.

Além disso, antes de fazer o pedido de toda matéria-prima necessária para a sua produção, é preciso consultar os relatórios que apontam a quantidade do estoque. Se ele estiver errado, é sinal que você não vai fazer um bom investimento dos recursos disponíveis.

Por esses motivos, o ideal é buscar soluções práticas para você não ter dor de cabeça. Uma alternativa muito utilizada é o controle do estoque por meio dos códigos de barras.

A identificação numérica de cada objeto permite uma localização muito rápida e eficiente de entradas e saídas, assim como a gestão do próprio inventário de forma precisa, sem chance de erros.

Invista em marketing digital para aumentar o engajamento

Você quer que o seu negócio seja visto de forma profissional? Coloque a sua empresa em evidência na internet. Construa um relacionamento mais duradouro com o seu público por meio de um blog com artigos de interesse dele.

Ofereça dicas úteis, como receitas de culinária fáceis de preparar em casa, por exemplo. O importante é ajudar as pessoas naquele problema que faz um gancho com o seu negócio. Assim, a sua empresa vai ser lembrada com mais facilidade.

Também é importante ampliar os canais de comunicação, pois hoje o consumidor quer interagir com a empresa da forma mais confortável para ele. Além do tradicional telefone e e-mail, disponibilize chat online, formulário de contato, número de Whatsapp e perfis nas redes sociais.

Monitore o desempenho das ações

Para todas as ações de melhoria, inclusive campanhas de marketing, é preciso ficar de olho nos indicadores de desempenho. Eles podem ser de diferentes tipos, como: o fluxo de caixa da sua empresa, a quantidade de acessos do seu blog, o número de conversões em vendas no mês, entre outros.

Fazer esse monitoramento é ideal para você ter uma visão mais abrangente das ações que estão em andamento e permite fazer as mudanças necessárias para que os resultados não fujam do foco. Além disso, é um recurso e tanto para a sua tomada de decisões para estratégias futuras.

Como você viu, é possível encarar os desafios como produtor local e criar condições para se destacar no mercado. Leve em consideração que o sucesso do seu negócio depende do seu espírito de líder empreendedor.

E então, você aplica algumas dessas dicas no seu negócio? Com qual delas você mais se identificou? Deixe um comentário!

 

Postagens relacionadas
Saiba como aumentar o ROI de sua empresa com 6 estratégias
Entenda a importância do planejamento tributário para sua empresa
7 dicas de negociação para fechar mais negócios
8 dicas matadoras de marketing digital para fortalecer seu negócio
As 6 tendências de inteligência de mercado para sua empresa adotar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web