Outbond ou inbound marketing? Qual o ideal para uma PME?

O marketing digital vem ganhando importância à medida que a internet ocupa cada vez mais espaço na vida das pessoas, e é claro que as empresas estão de olho nas oportunidades que a conectividade oferece para ganhar novos consumidores e expandir os seus negócios. Nesse contexto, surge uma questão muito comum para pequenas e médias empresas que estão investindo para ganhar projeção no mercado: outbound marketing ou inbound marketing?

\n\n

Vale a pena entender as diferenças entre essas duas modalidades e qual é o papel de cada uma delas para o crescimento do seu empreendimento. Vamos, portanto, começar com as definições, para depois chegarmos a um veredito. Afinal de contas, entre o outbound e o inbound marketing, qual é o melhor para uma PME? Confira!

\n\n

O que é outbound marketing?

\n\n

Tradicionalmente, as estratégias de comunicação eram tipicamente de mão única, ou seja, eram utilizados canais de comunicação em massa para propagar a sua mensagem ao público consumidor, que tinha poucas (ou nenhuma) maneiras de responder a esses estímulos.

\n\n

O outbound marketing diz respeito a essas técnicas de comunicação cuja mensagem é emitida para fora e não se espera nenhum retorno direto a não ser no aumento de vendas. Podem ser incluídas no outbound as práticas mais tradicionais do marketing, como a publicidade na rádio e TV, veiculação de mídia impressa e digital (outdoors, panfletos e folders, banners e links patrocinados), estratégias ativas de vendas e telemarketing, entre outros.

\n\n

Por isso, o outbound marketing também é conhecido como o “velho marketing”, ou “marketing tradicional”.

\n\n

O que é inbound marketing?

\n\n

Com uma abordagem totalmente diferente do marketing tradicional, o inbound marketing busca atrair o interesse dos consumidores de maneira indireta. Normalmente, ao contrário da comunicação focada nas características e vantagens dos seus produtos ou serviços, busca-se uma posição de autoridade e relevância em determinados assuntos por meio de um posicionamento estratégico.

\n\n

O inbound marketing também é conhecido como “marketing de atração”, e se baseia, entre outras coisas, na produção de conteúdo de qualidade que atraia pessoas interessadas em determinados assuntos. Tudo isso por meio de mecanismos de buscas, redes sociais e outras táticas especializadas em direcionar tráfego de usuários que procuram tópicos relacionados ao negócio da empresa.

\n\n

O consumidor tem no inbound marketing uma ferramenta muito útil que o permite conhecer melhor sobre temas específicos, e encontra neles pontos de comunicação com suas marcas favoritas. Essas marcas têm a oportunidade de promover a retenção de clientes, aumentar seu ticket médio e expandir sua área de atuação.

\n\n

Resumindo, as técnicas do inbound marketing buscam conquistar o interesse genuíno do público em vez de comprá-lo por meio de publicidade intrusiva e insensível a qualquer resposta.

\n\n

Qual o papel do outbound e do inbound marketing para PMEs?

\n\n

Pequenas e médias empresas, assim como as grandes, podem optar pelas duas metodologias de marketing para impulsionar os seus negócios.

\n\n

Também seguindo a tradição das grandes corporações, o outbound marketing é o caminho mais óbvio quando se pensa em divulgação de pequenas e médias empresas. E muitos ainda pensam, equivocadamente, que as táticas de inbound marketing não têm potencial para impulsionar negócios com menores verbas de comunicação e publicidade, mas o que acontece na verdade é exatamente o contrário.

\n\n

É claro que a publicidade tradicional tem o seu valor e dificilmente será substituída integralmente pelas novas práticas do marketing de atração, mas ignorar a força dessas técnicas é também deixar passar excelentes oportunidades de se ganhar espaço no mercado a um custo muito mais atraente, e de maneira bem mais duradoura que as ações de marketing unidirecional focadas apenas no incentivo ao consumo.

\n\n

O marketing para pequenas empresas deve ser muito dinâmico e contemplar as oportunidades trazidas pelo inbound marketing para ampliar o seu potencial diante da concorrência.

\n\n

Conheça algumas possibilidades interessantes para PMEs que o inbound marketing pode oferecer:

\n\n

Como funciona o inbound marketing para PMEs?

\n\n

Empreendedores e empresários têm nas mãos uma força enorme para atrair consumidores e, muitas vezes, nem estão cientes disso. O seu know-how e toda a experiência que possuem acumulada ao longo dos anos é a matéria bruta que, se bem trabalhada e formatada da maneira adequada, é a alma do marketing de atração.

\n\n

Usar o seu conhecimento para criar conteúdo de valor é o primeiro passo para se implementar uma estratégia forte de inbound marketing. Esse conhecimento é o que servirá para posicionar a sua marca como uma autoridade em determinados assuntos, atraindo consumidores ávidos por consumir as informações as quais só especialistas têm acesso, normalmente.

\n\n

Esse material normalmente é utilizado em forma de artigos em blogs, e-books e outros materiais de grande utilidade, como planilhas, apresentações e outros.

\n\n

Marketing de baixo custo

\n\n

Como você notou, a matéria prima do inbound marketing muitas vezes já está dentro da empresa. Transformar isso em conteúdo de qualidade requer um grande investimento em termos de tempo e energia, mas os custos financeiros são muito menores do que ações do marketing tradicional, e os resultados, mais duradouros.

\n\n

Feedback e segmentação aprimorados

\n\n

Uma das grandes vantagens do uso do inbound marketing por pequenas e médias empresas é a possibilidade de se aproximar e entender melhor o seu consumidor, seus hábitos de consumo e suas preferências. Isso permite desenvolver melhor o seu negócio para garantir melhor satisfação e retenção do consumidor em médio e longo prazos.

\n\n

Aprimoramento e atenção constantes

\n\n

Também é necessário considerar que uma estratégia de inbound marketing não se mantém sem um trabalho permanente de manutenção e aprimoramento das estratégias de produção de conteúdo e de atração/ conversão de usuários.

\n\n

O marketing de atração é um trabalho contínuo e crescente, depende de bastante ritmo e regularidade de publicações e também da otimização constante das técnicas utilizadas em cada detalhe de toda a estratégia de inbound.

\n\n

Por que optar pelo inbound?

\n\n

Pequenas e médias empresas precisam impulsionar seus negócios com muita eficiência na aplicação dos orçamentos disponíveis e precisam ver toda ação de maneira altamente estratégica para o seu negócio. Há espaço para usar tanto o outbound quanto o inbound marketing em PMEs, mas o último ganha na comparação pela aproximação que traz com o público consumidor e a sua resposta ao conteúdo oferecido pela marca.

\n\n

Ganhar a atenção do público por meio dos seus interesses e oferecer vantagens em troca do seu engajamento tem benefícios de longo prazo, mas que começam a ser colhidos rapidamente com uma atuação focada em metas bem definidas.

\n\n

Quer se aprofundar mais e ter alguns insights para as suas próprias ações de marketing? Confira 7 estratégias de marketing para se inspirar e sacudir o seu negócio!

Postagens relacionadas
6 estratégias de marketing digital para pequenas e médias empresas
6 tecnologias que podem tirar o seu negócio da crise
8 motivos para começar a exportar seu produto já!
Entenda o que é RADAR e a sua importância para a exportação
7 melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web