Entenda a importância e a função do código de barras para a empresa

Criado há algumas décadas, o código de barras hoje faz parte da realidade de empresas de diversos tamanhos e segmentos, indo da indústria ao varejo.

Mais do que identificar um item, uma importante função dessa ferramenta é armazenar informações muito importantes a respeito de um determinado produto, garantindo que seja possível fazer o registro desses dados.

A grande adesão ao código, inclusive, facilita diversos processos considerados importantes para o negócio, como o controle de estoque ou de vendas. Porém, esse não é o único benefício que o recurso oferece. Veja, no post de hoje, qual é a importância e a função do código de barras para a sua empresa!

Agilidade e automação de tarefas

Ao associar o código de barras a recursos como o leitor eletrônico e o software de gerenciamento é possível alcançar mais agilidade e automação nas tarefas.

No ponto de vendas, por exemplo, a leitura de códigos de barras garante o envio automático de informações a respeito de quais itens foram vendidos. Internamente, esse recurso também é bastante útil, já que é possível utilizar códigos de barras dentro da movimentação logística.

De uma forma geral, isso diminui o tempo necessário para fazer o registro de uma atividade, seja ela uma movimentação interna ou uma venda, gerando mais eficiência e mais produtividade.

Ao permitir que se faça mais coisas em menos tempo, o código de barras se mostra especialmente importante para garantir que os negócios não sejam deixados para trás.

Diminuição de erros em processos

O uso do código de barras também é importante para diminuir o número dos erros nos processos, especialmente aqueles causados pela interferência humana. Em supermercados, por exemplo, antes da chegada desse código era necessário fazer um registro manual de todos os itens vendidos e suas respectivas quantidades.

Embora pareça uma tarefa simples, a verdade é que dentro de um fluxo mais intenso de trabalho e com milhares de produtos devendo ser anotados diariamente, as chances de erro sempre foram muito elevadas.

Com o código de barras, por outro lado, isso não acontece. Com as informações inseridas corretamente no código, ao ser escaneado ele fornecerá os dados de maneira precisa e eficiente.

No caso de um estoque, por exemplo, isso diminui as chances de que um item saia desse setor e não seja registrado manualmente, o que levaria a erros de inventário.

Redução dos custos

Os custos dos negócios esbarram em duas questões: na perda de tempo e nos erros operacionais.

Quando há um erro, é necessário fazer retrabalhos e, em algumas situações, eles geram até mesmo outros prejuízos financeiros. A perda de tempo, por sua vez, leva à perda de produtividade, diminuindo a capacidade de faturamento do negócio de uma forma geral.

Felizmente, o código de barras surge para ajudar a sanar exatamente esses dois problemas. Sendo assim, o seu uso é capaz de gerar importante redução de custos, especialmente quando são observados o médio e o longo prazo.

Aumento da rastreabilidade e da visibilidade

Outra questão que merece atenção é que o código de barras ajuda a gestão do negócio a visualizar mais facilmente onde um determinado item está dentro da cadeia de suprimentos. Com o uso desse código é possível acompanhar quando o produto entra ou sai do estoque ou quando ele é vendido no PDV.

Isso faz com que haja um acréscimo quanto à rastreabilidade do item, sendo possível saber com mais precisão onde ele está em determinado momento. Como um todo, isso aumenta a visibilidade em relação à cadeia.

Esse ponto é especialmente importante para saber se um produto está sendo entregue como deveria ou então para não perdê-lo em um estoque incorreto dentro do próprio negócio. Com menos tempo sendo usado para procurar onde a mercadoria efetivamente está, há mais um ganho em eficiência e produtividade.

Incremento da segurança na coleta de informações

Em uma análise mais geral, o código de barras para a empresa consegue garantir um importante incremento de segurança, especialmente em relação à coleta de informações. Como um código pode ser alterado, há garantias de que ele carregará as informações adequadas do produto de maneira inviolável.

Além disso, as informações associadas ficam armazenadas em um software seguro e de qualidade. Uma vez que seja escaneado, o código vai transmitir, sem interferências, as informações exatas sobre aquele determinado item.

Isso faz com que todo o processo de coleta de informações seja mais confiável, especialmente quando se considera que não há dependência da atuação humana em relação a essa aquisição.

Melhora na tomada de decisão a respeito da gestão

O fato é que você consegue tomar decisões de maneira mais acertada quando o código de barras é utilizado. Em primeiro lugar, a confiabilidade de aquisição de informações e a velocidade com que isso acontece fazem com que essa tomada de decisão aconteça de maneira muito mais rápida. Essa característica, portanto, faz com que o processo seja muito mais dinâmico e adequado.

O ganho de visibilidade e de rastreabilidade também colabora para a tomada de decisão. Por meio do acompanhamento de entrada e saída de itens em estoque, por exemplo, a gestão pode decidir fazer compras para evitar o desabastecimento.

Da mesma forma, por meio da avaliação do uso de código de barras no PDV você pode identificar quais são os itens com maior saída e, a partir disso, tomar uma série de decisões para favorecer o negócio, inclusive do ponto de vista da satisfação de quem compra.

E então, entendeu qual a função do código de barras? O indicador tem relevância estratégica — ele não apenas aumenta a produtividade e a eficiência, como também diminui erros e custos e aumenta a segurança e confiabilidade de informações. Assim, é indispensável que você use esse recurso se o seu objetivo é conquistar resultados melhores.

Além de tudo isso, o código de barras ainda é importante para garantir a originalidade de itens. Ficou interessado? Para saber mais sobre o assunto, leia sobre o uso do código de barras no combate à falsificação de produtos e fique por dentro das nossas dicas!

 

Postagens relacionadas
A implantação do QR Code nas embalagens de produtos
Código de barras online: o que é e como funciona?
A embalagem de produto muito além da função de transporte
Entenda como funciona o código de barras
Entenda como usar o código de barras para aumentar a produtividade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web